Segundo dados do Ministério da saúde, a obesidade cresceu quase 60% no país em 10 anos. Este dado demonstra que grande parte dos brasileiros não possui hábitos alimentares saudáveis. Sendo assim, é possível afirmar que a rotina moderna dos brasileiros é a má influência midiática são os causadores desse problema.
Em primeiro plano é necessário destacar que a rotina moderna das pessoas interfere fortemente na sua alimentação. Hipócrates disse: “deixe sua comida seu remédio e seu remédio ser sua comida”. No entanto, a alimentação dos brasileiros vai contra esse pensamento, pois devido a uma rotina movimentada muitos não têm tempo para praticar atividade física ou para preparar uma refeição saudável e acabam optando por alimentos industrializados e comidas de fast food.
Ademais, é imprescindível afirmar que a mídia exerce uma má influência nesse problema. O sociólogo Pierre Bourdieu afirmou que aquilo que foi criado para ser argumentos de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Todavia, no contexto em questão a mídia não exerce corretamente o seu papel, já que ao invés de mostrar os malefícios de certos alimentos exibe propagandas de alimentos calóricos e que fazem mal à saúde, influenciando na consolidação da problemática.
Dado o exposto é fundamental que haja mudanças para solucionar esse obstáculo. Para isso énecessário que empresas de alimentos industrializados divulguem a informação nutricional de forma mais clara e objetiva para que a população possa entender. Também é fundamental que os canais de mídia abram mais espaço para publicidade de alimentos saudáveis a fim de que as pessoas possam ser influenciadas positivamente.
redmaIniciante
A má alimentação do brasileiro
Compartilhar
euteajudotumeajudas
Correção de: A má alimentação do brasileiro
Segundo dados do Ministério da saúde, a obesidade cresceu quase 60% no país (qual país?) em 10 anos. Este dado demonstra que grande parte dos brasileiros não possui hábitos alimentares saudáveis. Sendo assim, é possível afirmar que a rotina moderna dos brasileiros é a má influência midiática são os causadores desse problema.
Em primeiro plano , (deve ter vírgula após esse conectivo) é necessário destacar que a rotina moderna das pessoas interfere fortemente na sua alimentação. Hipócrates disse: “deixe sua comida seu remédio e seu remédio ser sua comida”. (Período curto – você poderia ter posto uma vírgula e começar outra oração, que foi o seu outro período “no entanto…” e isso o deixaria bem explicado.) No entanto, a alimentação dos brasileiros vai contra esse pensamento, pois devido a uma rotina movimentada muitos não têm tempo para praticar atividade física ou para preparar uma refeição saudável e acabam optando por alimentos industrializados e comidas de fast food (Por ser uma palavra inglesa deve colocar aspas e explicar seu significado.).
Ademais, é imprescindível afirmar que a mídia exerce uma má influência nesse problema. O sociólogo Pierre Bourdieu afirmou que aquilo que foi criado para ser argumentos de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Todavia, no contexto em questão , (deve ter outra vírgula) a mídia não exerce corretamente o seu papel, já que ao invés de mostrar os malefícios de certos alimentos exibe propagandas de alimentos calóricos e que fazem mal à saúde, influenciando na consolidação da problemática (problemática é um conjunto de problemas, como o tema é apenas um problema, portanto a palavra não foi bem colocada. Você pode substituí-la por “problema” mesmo.)
Dado o exposto , (deve ter vírgula) é fundamental que haja mudanças para solucionar esse obstáculo. Para isso é necessário que empresas de alimentos industrializados divulguem a informação nutricional de forma mais clara e objetiva para que a população possa entender (entender o quê?). Também é fundamental que os canais de mídia abram mais espaço para publicidade de alimentos saudáveis a fim de que as pessoas possam ser influenciadas positivamente.
Resumos de cada parágrafo
Introdução – parágrafo bom, só precisa desenvolver melhor.
Desenvolvimento 1 – Tese desse parágrafo: a rotina moderna dos brasileiros. Sua argumentação não está tão bem desenvolvida (não significa que ficou ruim) deixando muito a desejar, visto que sua tese é boa e sua escrita também, parabéns. Mas você precisaria desenvolver mais seu ponto de vista para convencer o corretor que esse é, também, um dos fatores que causam o problema.
Desenvolvimento 2 – Tese desse parágrafo: má influência midiática. Seu desenvolvimento foi melhor que o anterior, porém ainda falta desenvolvimento de texto, o que é normal e melhora com leitura e escrita.
Conclusão – A conclusão deve ter 5 elementos: agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade. Na sua proposta foi mostrado apenas 2 elementos: agente e ação.
C1- 120
C2 – 160
C3 – 120
C4 – 120
C5 – 80
NOTA: 600
OBS: desculpe se pareci muito rude corrigindo o texto, mas eu quis muito te ajudar e você escreve bem. O que vai aumentar sua nota é apenas estudar o tipo de texto dissertativo-argumentativo, que é o que o ENEM pede, e um pouquinho mais de gramática. No mais, acredito no seu potencial!! Beijosss.
Camilayyy
C1- 150 (Dei essa nota, por conta de alguns erros ortográficos e coesão)
C2- 200
C3- 160( Vou dar essa nota, porque não é recomendável usar em primeira análise.
C4- 160 ( Faltou o uso de mais conectivos)
C5- 120( Muito vaga sua proposta de intervenção, lembre de citar agente, meio, detalhamento e finalidade.
Lembre-se, eu não sou nenhuma especialista, só estou dando meu ponto de vista, mas mesmo com alguns erros seu texto está muito bom, continue assim…
Reisa
C1 Apresenta erros gramaticais evidentes, como o mal uso da vírgula,a carência de acentuação.(160)
C2 Repertório sociocultural mal usado.(160)
C3 Argumentação inconsistente e pouco persuasiva.(160)
C4 Apresenta diversidade de convectivos.(180)
C5 Pouco detalhamento sobre a proposta de intervenção.(140)
Maison
Há erros de gramática, como o uso indevido da vírgula e concordância de algumas frases.
Senti que faltou contextualizar o tema em questão junto aos repertórios de uma forma mais concreta. Na proposta de intervenção faltou o modo e o detalhamento, o que acaba reduzindo pontos na competência 5.
Percebi também, que há repetições de palavras, e recomendo escrever sinônimos da mesma para garantir a pontuação máxima da competência 4.
Mas no geral eu não percebi tantos desvios textuais no que diz respeito às 5 competência.
Nota
C1 160
C2 180
C3 160
C4 140
C5 160
Volder
Competência 1: 120
Mal uso da vírgula, falhas de sintaxe e uso excessivo de algumas palavras.
Competência 2: 160
Argumentou no início da introdução.
Competência 3: 140
Desenvolvimento insuficiente dos argumentos em questão.
Competência 4: 120
Coesão afetada pelos erros de vírgula e pelos períodos muito longos.
Competência 5: 120
Faltou como a proposta vai ser implementada e um detalhamentos maior.
Total: 660