O mundo pós-Guerra Fria passou por intensas transformações, diretamente ligadas à expansão da globalização. Dentre essas mudanças, o aumento da longevidade se destaca. Todavia, o Brasil não acompanhou tais avanços na mesma proporção, pois o descaso governamental com o envelhecimento saudável e o preconceito praticado por parte dos mais jovens ainda vigoram na sociedade brasileira.
Nesse contexto, nota-se que o brasileiro tem envelhecido,muitas vezes, em condições insalubres. Acerca disso, segundo a Organização Mundial da Saúde ( OMS), em 2025, o Brasil será o sexto país em número de idosos,essa parcela da população apresenta maiores índices de hospitalização e morbimortalidade. Entretanto, muitos hospitais e asilos não têm estrutura suficiente para abrigar todos os anciões, uma vez que recebem poucos investimentos e faltam profissionais especializados, como geriatras e cuidadores,gerando desenvolvimento de doenças e abandono.
Ademais, a população mais jovem enxerga os idosos como pessoas que perderam a capacidade de realizar tarefas simples do cotidiano e insistem em desrespeitar seus direitos .Nesse viés, diferente do Brasil, países orientais primam pelos mais velhos,no Japão, por exemplo, os idosos são tratados com respeito e atenção, e valorizados pela vasta experiência acumulada ao longo da vida. Em consequência dos brasileiros praticarem o contrário do que ocorre em outros países, o número de idosos com doenças como depressão e ansiedade tendem a aumentar,haja vista que acabam se sentindo como um fardo a ser carregado.
A fim de garantir,portanto,que a longevidade do brasileiro ocorra de maneira digna, o Ministério da Saúde deve ampliar as alas hospitalares dedicadas ao mais velhos, por meio da contratação de profissionais especializados em geriatria, como médicos e cuidadores, para que a vida do idoso seja digna e para que tenham seus direitos atendidos. Além disso, as escolas, principais instituições formadoras dos indivíduos, tem que apresentar aos mais jovens a importância dos mais velhos na sociedade,por intermédio de palestras e saraus, os quais ampliem a visão positiva quando aos anciãos, para que haja mais harmonia e menos preconceitos entre as gerações.
bicodeviuva
👉 Tua introdução ficou muito boa . Não tem o que corrigir.
👉 Nesse trecho ”[..] o Brasil será o sexto país em número de idosos,essa parcela da população apresenta maiores índices de hospitalização e morbimortalidade.[..]”
A construção do período ficou confusa, perdeu a progressão. Repare ali no ”idoso,essa”. É esse ponto que está confuso e deixa seu D1 confuso.
👉 D2 ficou muito bom e bem estruturado. Entretanto, um comentário já feito lhe penalizou pela falta de dados estatísticos. Seria legal, realmente, mostrar algum coisa, não necessariamente dados estatístico (pois acho que não exite um dado que mostre isso), que embase esse afirmação feita no primeiro período do D2. Mas a alusão que fez aos países orientais é muito boa !
👉 Por fim, ótima intervenção. Muito bem estruturado e detalhado.
Vinnicius
Na minha opinião, você merece o seguinte somatório de pontos:
->COMP.1: 160 PONTOS.
No último parágrafo encontra-se um erro: “hospitalares dedicadas ao mais velhos”( ao deve estar escrito da seguinte forma: aos).
Além disso, as escolas, principais instituições formadoras dos indivíduos, tem( a palavra “tem” deve concordar com a palavra escolas, logo, deve estar escrito da seguinte forma: têm).
No primeiro parágrafo:
A palavra “morbimortalidade” está escrita de maneira errada.
-COMP.2: 200 PONTOS.
Entendeu a proposta do tema. Isto se percebe tanto na introdução quanto na conclusão e apresenta os dados da OMS mostrando-se ser atualizada no que concerne aos acontecimentos.
-COMP.3: 120 PONTOS.
No desenvolvimento você apenas afirma e generaliza que todos os jovens são preconceituosos com os mais velhos sem mostrar um dado específico que comprove sua tese. Ademais, você compara o Brasil com a China, no entanto não diz o que ela faz para sua população ter mais respeito com os idosos. E por fim, reafirma o surgimento de doenças nos mais velhos devido aos desrespeito sofrido sem mostrar algo que comprove.
COMP.4: 160 PONTOS
COMP.5: 160 PONTOS.
mariana neres
qual elemento faltou na competencia 5 pra que eu perdesse 40 pontos?
e a questão da alusão ao países orientais é que comparação também é considerado repertorio sociocultural/conhecimento de mundo,por isso eu usei
e na competencia 4, qual parte do texto eu errei em relação à coesão ou aos operadores argumentativos?