Lixo, nosso novo vilão

  • 0

Desde muitos anos, o Brasil vem sendo um dos principais países que mais consomem lixo sem conscientização. De maneira análoga a isso deve-se reduzir a produção e o descarte ilegal de lixo no país. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a poluição ambiental, e a proliferação de insetos vetores de doença.

Em primeiro plano, podemos destacar a poluição ambiental. Desse modo, o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano porém, só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta (58%). Dessa forma o descarte inadequado do lixo possibilita a poluição do meio ambiente.

Além disso, é notório o aumento excessivo de insetos portadores de doenças. Consoante a isso, o pensador Hobbes dizia que “O homem é o lobo do homem”. Sendo assim, o maior inimigo do homem acaba sendo ele próprio, pois a partir do momento no qual o ser humano permite a proliferação de insetos causadores de doenças, o mesmo está se autossabotando.

Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham a reduzir a produção ilegal de lixo. Por conseguinte, cabe ao Poder Público impor programas de coleta seletiva o quanto antes, a fim de que lixos possam ser reutilizados. Somente assim, reduz a produção e o descarte ilegal do lixo.

Compartilhar

4 Correções

  1. seu texto está bom, no entanto, gostaria de apontar algumas melhora que poderiam ser feitas.
    Na introdução seria bem legal colocar no começo um CONTEXTO, como um acontecimento histórico, filme série ou livro, isso enriquece bastante o texto.
    Ainda na introdução vc colocou a tese de uma forma muito boa.
    Se vc for seguir o modelo ENEM seria interessante escrever um pouco mais, aproveite que o limite de linhas é 30 para escrever bastante:)
    O desenvolvimento ficou bem completo, mas ressalto novamente que vc poderia ter escrito mais.

    • 0
  2. Oii, boa tarde
    sou iniciante mas gostaria de ajudar-lhe.

    Bom, eu colocaria “o Brasil produz em média 387 quilos de resíduos por habitante por ano porém, só destina corretamente pouco mais da metade do que coleta (58%)” no primeiro parágrafo para marcar bem essa informação, tendo em vista que foi algo essencial para entendimento do tema.

    Em conjunto com essa informação, é interessante colocar de onde esses dados foram tirados, caso for um estudo renomado, isso dará mais credibilidade ao texto, ficaria mais profissional.

    Também acho interessante explicar mais sobre esses dados no seu Desenvolvimento 1, e não só colocar a informação.

    Adorei a sua citação de Hobbes no D2, mas acredito que você poderia estender mais ele, expondo e ilustrando a ideia citada.

    A conclusão está boa, mas você pode explicar mais sobre sua proposta de intervenção.

    Amei seu texto, notei que você tem um bom repertório e domina a norma culta da língua. Seu texto, inclusive, está extremamente coerente e coeso, isso é ótimo!

    Continue praticando, o 1000 vem!!
    Bons estudos, você é capaz e vai conseguir! ;)

    • 0
  3. Oooiee, estou aqui para te ajudar, mas não sou nenhuma profissional, é só meu ponto de vista de leitora ;D
    1º – achei bem interessante seu título e bem atrativo.
    2º – não sei se você sabe, mas o modelo de redação do Enem é 30 linhas, e a sua tem mais ou menos 18, talvez seria mais interessante você se estender mais em uma das situações apresentadas na sua redação.
    3º – na introdução, eu colocaria dados, por exemplo do IBGE, e não finalizaria o parágrafo da forma como você finalizou, eu não colocaria “tópicos”, porque o texto fica muito “chapado” (a gente já sabe o que esperar nos próximos parágrafos).
    4º – No D1, eu colocaria esses dados na introdução, e mudaria esse ponto de vista, você não explicou nada, você apenas jogou o dado e só. Você não tem um D1 de redação.
    5º – no D2, eu estenderia mais esse assunto, explicando mais de como o homem afeta ele próprio.
    6º – explicar melhor as medidas que devem ser tomadas significa uma boa conclusão. Precisa explicar por quem deve ser feita, por que, como, etc.
    *Lembrando que é treinando e errando que se aprende, pegue essas dicas que eu te dei, e tente segui-las na sua próxima redação
    Espero que entenda ;)

    • 0
  4. Oii, não sou uma profissional e nada disso de correção. Porém, tive lendo a sua redação e eu gostei bastante dela.

    Pelo o que eu entendo e faço da estrutura dissertativa, você seguiu todos os passos. A introdução ficou perfeita, só acho que você poderia desenvolver melhor o desenvolvimento e citar mais exemplos.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.