No livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, todas as manhãs, o personagem que dá nome à obra livra-se das mudas dos baobás, para que não cresçam e tornem-se um empecilho em seu pequeno planeta. Já fora da ficção, a sociedade brasileira não tem o mesmo zelo por sua nação, uma vez que o descarte inadequado de lixo eletrônico é um problema que afeta o país, gerando impactos socioambientais. Nesse sentido, as condutas irresponsáveis das empresas e da população precisam ser discutidas para reverter esse cenário.
A princípio, cabe ressaltar que os produtores de equipamentos eletrônicos não consideram os danos causados por suas ações ao privilegiarem o lucro. Sob tal perspectiva, o documentário “Obsolescência Programada”, de 2010, revela como os aparelhos atuais são feitos para terem uma pequena vida útil e, assim, estimular o consumo. A partir disso, pode-se afirmar que essa forma de produção é inviável a longo prazo, pois gera um acúmulo de resíduos poluentes – os quais, muitas vezes, são direcionados ilegalmente para países emergentes, intitulados como equipamentos de “segunda mão”. Logo, tal conjuntura configura-se como um procedimento imprudente que ameaça, principalmente, as pátrias menos desenvolvidas, como o Brasil.
Outrossim, é preciso apontar o papel dos cidadãos na existência desse impasse. Acerca disso, de acordo com o artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, cabe ao poder público e à coletividade o dever de defender o meio ambiente e preservá-lo para as futuras gerações. Entretanto, percebe-se que os brasileiros não cumprem tal obrigação, visto que o abandono dos equipamentos eletrônicos, comumente, é feito de modo impróprio. Isso ocorre porque não é de conhecimento geral os prejuízos ao ambiente e à saúde que esses resíduos provocam, como: contaminação de recursos hídricos e o acarretamento de doenças. Dessa forma, faz-se necessária uma mudança na postura dos indivíduos.
Portanto, a fim de evitar o descarte indevido de e-lixo, urge que o Ministério do Meio Ambiente incentive as empresas a adotarem medidas sustentáveis, mediante a concessão de apoios fiscais para aquelas que implementarem formas de reciclagem e de coleta de seus produtos, já que isso promoverá a redução de componentes tóxicos na natureza. Somado a isso, o Ministério da Educação deve realizar campanhas de conscientização para informar à população os locais adequados para entregar seus produtos eletrônicos. Só assim, a cautela com a natureza não será uma característica apenas do Pequeno Príncipe.
Ângelo.
Olá! Vou ser bem breve na correção, ok?
Atribuo a nota máxima, 1000!! Amei sua redação, todos os parágrafos, não fugiu do tema, ótima argumentação, conectivos e proposta de intervenção completa!!! Continue assim que você vai longe!! Teve uma situação que você exagerou nas vírgulas(e outra que acredito que foi erro de digitação), mas tirando isso, impecável!!!
beatriz1511
Olá, Abigail! Sua redação está ótima, sua escrita é simples e coerente, a cara do enem, sua nota certamente transitaria entre 960 e mil!!! No entanto, há algo que me incomoda, eu costumava fazer também, colocar “só assim” ou “somente assim” na conclusão, pois passa a ideia de que a solução se limita às intervenções mencionadas no texto, sendo que sabemos que há mais n problemas e soluções. Talvez seja apenas um detalhe, mas uma corretora me disse uma vez e acho válido passar também.
HelenaMS
Procurei defeitos e não encontrei kkkkk. Sério, a sua redação está muito boa, certamente ganharia uma nota acima de 900+. Excelente argumentação , consistente e completa, conclusão com os cinco elementos, bons repertórios, não houve repetição de conectivos e nem de palavras, de forma excessiva e etc. Parabéns!
rafa_soares
Olá, Abigail, tudo bem? Sua redação é muito bem escrita e eu não tenho nada a pontuar em relação a ela, pois, pessoalmente, a considero um modelo perfeito de redação. Excelente domínio da norma padrão, argumentação consistente e muito bem relacionada ao repertório sociocultural e proposta de intervenção com suficiente detalhamento. Parabéns!
NF: 1000.
RaquelSlv
Não tenho o que dizer da sua redação ,se sua nota não for mil!!! eu mudo meu nome , só a questão da vírgula em alguns pontos ,mas creio que foi erro de digitação fora isso excelente ,eu particularmente usaria sua redação como modelo Enem ,continue assim e sairá bem em todos os vestibulares que você for fazer