Iniciante

Livre Circulação

  • 1

Diariamente, muitos brasileiros gastam horas do seu dia se locomovendo nas grandes metrópoles. Nessas cidades, a população enfrenta dificuldades que denotam a precariedade da mobilidade. Isto tem como consequência o engarrafamento que é agravado pelos buracos nas ruas.

O atraso no deslocamento de automóveis causam diversos transtornos cotidianamente. Recentemente, um levantamento divulgado pela Agência Brasileira de Notícia, apontou que as pessoas da classe D levam cento e trinta minutos todos os dias no trânsito. Mesmo com tantos recursos no país, não há planos efetivos em andamento para o deslocamento mais fluido na cidade.

Outrossim, há também o déficit no asfaltamento das ruas prejudicando o livre trânsito. Em Brasília, segundo o jornal Metrópole, o governo gastou oitocentos milhões em 2015 tentando consertar às ruas. O alarmante é que a realização da manutenção regular poderia diminuir tanto o valor exorbitante quanto a lentidão na locomoção.

As capitais do Brasil abrigam um contingente populacional significativo. O tráfego é prejudicado principalmente pelo alto fluxo de veículos.  Além disso, outro agravante são as crateras nas pistas, pois só recebem suporte em último caso. Tais fatores contribuem ativamente no tempo levado de um ponto a outro na área urbana da nação.

Tema:Mobilidade urbana no Brasil

Não há proposta de intervenção,  pois o objetivo são os vestibulares que não exigem intervenção.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii
    Primeiramente, e bom você usar mais conectivos, para enriquecer o texto. Além de que no começo de sua redação você usou um conectivo que geralmente é comum e que não vale a pena colocá-los.
    Nos desenvolvimentos eu acho que foi bem detalhado, podendo ter faltado as consequências dos seus exemplos.
    Sua conclusão se parece muito com uma introdução, porque sua tese ficou melhor apresentada nesse parágrafo.

    • 1
  2. Olá! Eu NÃO sou um gênio em gramatica, mas quero compartilhar aquilo que sei.
    É um tema bem interessante pouco comentado, acho que alguns assuntos poderia ser mudados pois trazem muito para a questão do buraco na rua, achei legal vc citar que muitos ficam muito tempo nos transporte. Poderiamos sitar além do engarrafamento e buracos por exemplo: os roubos no trânsito, a falta de acessibilidade por conta da passagem, os abusos que as mulheres sofrem e trazem algumas resoluções objetivas para as questões.
    Espero ter ajudado

    • 1
  3. oi e boa tarde!
    alguns pontos que achei relevante apontar:
    particularmente, não recomendo começar redações com “diariamente”.
    O primeiro paragrafo está bem diferente do resto da redação, ele está fraco. O ultimo, que seria a conclusão, ficaria bom como paragrafo introdutório.
    Na conclusão, como você está focando em vestibulares em que não é preciso da proposta de intervenção, talvez seria interessante descrever os problemas que, no caso da sua redação, os buracos nas ruas e o engarrafamento trazem.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.