Literacia familiar

  • 2

A Constituição Federal, promulgada em 1988, garante a todos os indivíduos o direito a educação publica e de qualidade. Desta maneira, muitos pais deixam de incentivar a leitura desde cedo, visto que os filhos iram aprender na escola. Nessa perspectiva, percebe-se o desconhecimento da importância da literacia familiar no desenvolvimento das crianças. Essa falta de incentivo se dá devido a formação familiar e a falta de tempo dos pais.

Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a formação familiar presente na questão. Segundo Talcott Parsons, a família é uma maquina que gera personalidades humanas. Nesse sentido, a falta de incentivo a leitura apresenta-se como um pensamento passado de geração em geração, uma vez que, se os pais não tem o hábito de leitura, consequentemente não incentivará seus filhos a terem.

Ademais, a falta de tempo dos pais também é um empecilho para a resolução do problema. Dessa forma, com a chegada da Revolução Industrial os pais acabam passando menos tempo em seus lares, por causa dos trabalhos e acabam participando cada vez menos na educação de seus filhos. Dessa maneira, a Literacia familiar, por ser um costume, requer tempo e dedicação.

É evidente, portanto, que medidas sejam tomadas para resolver o problema da literacia familiar no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, criarem um programa de incentivo a leitura nas casas, por meio a disponibilizar livros, para que os pais uma vez por semana faça uma leitura para seus filhos, afim de aumentar a literacia familiar nos lares brasileiros.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vou tentar corrigir com base no que entendo por ora.
    Primeiramente, parabéns! Você escreve muito bem e demonstra ter um ótimo vocabulário, mas deve se atentar a alguns detalhes.

    C1= Correções gramaticais:

    -direito à*
    -publica —> pública
    -desta—-> dessa. Só usamos “desta” quando o que vamos falar ainda está por vir no texto. Dessa irá fazer referência ao que já foi dito.
    -irão*
    -pais não têm*, pois está no plural.
    -,consequentemente, não incentivarão*

    É interessante que você revise concordância verbal e nominal, pois houve algumas gafes.
    120

    C2= 200
    Você trouxe um repertório rico e diversificado. Parabéns!

    C3= Achei que faltou mais autoria e criticidade no seu texto.
    160

    C4= Repetição de palavras desconta pontos no Enem. Busque sinônimos.
    pais = 5 vezes
    Literacia pode ser substituída por letramento ou alfabetização, isso para evitar repetições.
    160

    C5= Completinha.
    200

    Portanto, sua nota final é 840

    Você tem um grande potencial, continue escrevendo! Abçs.

    • 1
  2. Boa tarde!!
    Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.

    Vamos lá:

    Gostei do seu texto. Porém, encontrei alguns erros:

    Sua introdução não está muito bem estruturada, além de alguns erros de gramática, como “Irão”. Aconselho a terminar sua introdução assim:
    (…) visto que os filhos irão aprender na escola. Nessa perspectiva, percebe-se o desconhecimento da importância da literacia familiar no desenvolvimento das crianças, colaborando para a má formação do caráter lúdico e crítico dos mesmos. Cabe entender, portanto, de que maneira a formação familiar e o falta de atenção dos pais aos filhos coadunam-se no agravamento da problemática.

    Seus argumentos ficaram muito rasos. Você trouxe dados, mas não os aprofundou. Dê sua autoria, mostre pelo qual motivo isso é um problema.

    Sua conclusão está rasa também, por isso nunca se esqueça de responder O QUE, COMO, QUEM, FINALIDADE E 2 DETALHAMENTOS que sejam aplicáveis e que resolvam essa questão.

    Estimo que sua nota seja de 500 a 680.

    Acredito que você está no caminho certo para tirar uma boa nota no ENEM e vestibulares!!! Não desista :)

    Beijos,
    Fernanda

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.