LITERACIA FAMILIAR

  • 0

O livro ” Extraordinário” ,de R.J. Palácio , narra a historia de August Pullman , um garoto que , apesar de não poder ir à escola por um problema congênito , possui uma excelente formação pessoal e educacional proporcionadas pelo acompanhamento e pelas leituras diárias com os pais. Contudo, no Brasil hodierno, a realidade da maioria das crianças afasta-se exponencialmente do cotidiano de August diante da falta de literacia familiar- conjunto de práticas que incentivam a leitura e o aprendizado ativos , além de possibilitarem o convívio intrafamiliar. Essa triste situação ocorre tanto pela falta de tempo dos pais, sempre atarefados, quanto pelo uso excessivo das tecnologias, o qual desincentiva essa prática , e atravanca o desenvolvimento socioeducacional da nação.

Mormente, a revolucao Técnico -Científica , ocorrida na década de 70, trouxe inúmeros avanços tecnológicos, e transformou o estilo de vida da população. Nesse sentido, destaca-se a o uso exagerado de smartphones e computadores pelas crianças, o que prejudica atividades de extrema importância à sua formação cognitiva , como a leitura participativa com a família, momento em que há um estreitamento dos laços, essencial ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais,além de preparar o infante para a ida à escola. Logo, o uso errado das tecnologias impossibilita a prática da literacia familiar , e atrapalha a formação pessoal e intelectual da criança .
Ademais, o filósofo Sócrates defende em seu método dialético que o conhecimento é alcançado através do diálogo. Porém, a falta de tempo dos pais, sempre ocupados ou cansados da rotina estressante do trabalho, impossibilita conversas e interações sociais familiares, acompanhadas pela leitura de um livro com os filhos , por exemplo, práticas simples, mas diferenciais na vida escolar e social da criança, já que, essas atividades, conhecidas como literacia familiar ,facilitam a alfabetização, e desenvolvem a criatividade dos infantes. Assim, a ausência dos pais na vida dos filhos contribui para a perpetuação da falta de literacia familiar, prática que melhora exponencialmente o desenvolvimento mental e social dos infantes.

Destarte, é necessário que o Estado invista em palestras nas escolas com os alunos e pais, através das Secretarias de Educação , que devem mostrar a importância da leitura em família, e seus benefícios, além de mostrar a infinidade de atividades lúdicas produtivas poderiam ser feitas com o tempo gasto em frente às telas, com o objetivo de incentivar a literacia familiar e melhorar o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Cabe ainda a essa instituição de poder incentivar os pais a reservar um tempo para atividades com os filhos, a fim de formar cidadãos com uma boa formacao pessoal, como August.

Compartilhar

2 Correções

  1. Como a Joice disse, você tem que fica atenta a esses pontos. Mas fora isso, sua redação ta muito boa, é um tema bom e você soube desenvolver ele perfeitamente. Você enriqueceu sua redação ao citar um livro e um filósofo e soube encaixa-los. Gostei bastante da sua conclusão, achei completa!

    Parabéns!

    • 0
  2. – Cuidado com os erros de acentuação;
    – Respeite as pausas!!!
    – Evite a repetição de palavras;
    – Cuidado com os erros de ortografia;
    – Priorize os sinônimos;
    Erro de estruturação dos parágrafos!!!

    O correto seria:
    1 parágrafo de introdução
    2 ou 3 de desenvolvimento
    1 de conclusão

    – Ótima citação;
    Continue assim, o sucesso mora ao lado!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.