Literacia familiar

  • 0

No filme “Enola Holmes” uma mãe preocupa-se em oferecer boa educação a filha incentivando a leitura desde a infância fomentando o debate teórico no seio familiar.Nesse contexto,a obra cinematográfica difere-se da realidade brasileira,visto que, a literacia das crianças em casa não tem sido priorizada .Isso posto, torna- se preciso analisar a importância da prática bem como os impasses para sua efetivação.
A princípio, é lícito postular o papel da literacia nos lares, na vida dos indivíduos.Desse modo,essa prática estimula o desenvolvimento do senso crítico de modo a formar adultos que cumprem e cobram seus direitos ,também estimula a criatividade dos menores favorecendo a educação cultural o que colabora para a aproximação entre pais e filhos .Ademais, é de grande importância para a transformação do quadro de desigualdade social existente ,visto que possibilita a ascensão de indivíduos de classes minoritárias.
Em segunda análise, é preciso ressaltar os impasses para a literacia nos lares ser efetiva.Dentre os quais destaca-se a pouca participação dos pais na vida educacional dos menores em que devido suas profissões e buscas financeiras subalternam a prática tratada.Essa conjuntura, é exemplificada pelo filósofo zygmunt Bauman no conceito de modernidade líquida em que afim de se obter o êxito individual os cidadãos buscam agilidade e superficialidade ,no entanto, a educação familiar requer tempo e dedicação.
Mediante o supracitado, torna-se necessário que a literacia familiar seja comum. Para tanto, as Instituições de ensino devem propor aos pais dos discentes um projeto de leitura nos lares , por meio, da matéria de literatura, de modo a emprestar livros das escolas e após o trabalho em casa realizar reuniões quinzenais , afim que os pais participem e o diálogo seja estimulado .Desse modo existiram várias “Enola Holmes” na realidade.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. No filme “Enola Holmes” , (vírgula aqui é um adjunto deslocado) uma mãe preocupa-se em oferecer boa educação a filha incentivando a leitura desde a infância fomentando o debate teórico no seio familiar.Nesse contexto (entretanto,contudo,porém) ,a obra cinematográfica difere-se da realidade brasileira,visto que, a literacia das crianças em casa não tem sido priorizada .Isso posto, torna- se preciso analisar a importância da prática bem como os impasses (qual impasse?) para sua efetivação.
    A princípio, é lícito postular o papel da literacia nos lares, na vida dos indivíduos.Desse modo,(errou na conjunção, pois ”desse modo” é conjunção de finalização) essa prática estimula o desenvolvimento do senso crítico de modo a formar adultos que cumprem e cobram seus direitos ,também estimula a criatividade dos menores favorecendo a educação cultural o que colabora para a aproximação entre pais e filhos .Ademais, é de grande importância para a transformação do quadro de desigualdade social existente ,visto que possibilita a ascensão de indivíduos de classes minoritárias.
    Em segunda análise, é preciso ressaltar os impasses (fale qual é, porque ficou vago)para a literacia nos lares ser efetiva .Dentre os quais destaca-se a pouca participação dos pais na vida educacional dos menores em que devido ÁS suas profissões e buscas financeiras subalternam a prática tratada. Essa conjuntura, é exemplificada pelo filósofo Zygmunt Bauman, no conceito de modernidade líquida,(REACE VIRGULADO) em que afim de se obter o êxito individual os cidadãos buscam agilidade e superficialidade ,no entanto, a educação familiar requer tempo e dedicação. (AMEI COMO VOCÊ CONECTOU BAUMAN)
    Mediante o supracitado, torna-se necessário que a literacia familiar seja comum. Para tanto, as Instituições de ensino devem propor aos pais dos discentes um projeto de leitura nos lares , por meio da matéria de literatura, de modo a emprestar livros das escolas e após o trabalho em casa realizar reuniões quinzenais , afim que os pais participem e o diálogo seja estimulado .Desse modo, existiram várias “Enola Holmes” na realidade.
    Melhor seria: Desse maneira, os pais, assim como a mãe de Enola Holmes , participará mais da vida literária de seus filhos.

    • 0
  2. Primeiramente, adoreiiiiii você ter usado o filme Enola Holmes, conseguiu encaixar direitinho no tema. Agora partindo para a correção, preciso deixar claro que sou uma mera estudante, então o que eu pontuar pode estar eventualmente errado. Bom, sua introdução começa muito bem com a contextualização escolhida, você conseguiu relacioná-la com o tema, parabéns. Uma dica que eu te daria seria colocar suas teses já na introdução, por questão até mesmo de organização (o que vai te dar mais pontos na competência 3). Em seguida, te dou outra dica, pense nas suas teses como causadores do problema e argumente sobre tais causadores. Vejo que no seu D1 e D2 você seguiu a estrutura tópico frasal, argumentação e consequência, muito bem. A citação de Bauman foi muito bem utilizada, mas cuidado! Tente variar ao máximo seus repertórios. Por fim, sua proposta de intervenção encontra-se com os 5 elementos, parabéns novamente. Deixo agora as notas por competência:
    C1: 120
    Obs: Percebi alguns erros acerca da vírgula e repetição de palavras no mesmo período, evite isso.
    C2: 160
    C3: 160
    Obs: Sempre faça um planejamento de texto, assim sua redação fluirá melhor!
    C4: 200
    Parabéns, você utilizou os conectivos muito bem!
    C5: 200
    Total: 840
    Caso seja de seu interesse compreender melhor as notas acesse o site http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.