Limites entre humor e ofensa

  • 1

Durante o Oscar 2022 – maior cerimônia de entrega de prêmios artísticos – o comediante Chris Rock fez uma piada sobre a aparência de Jada Smith, esposa do ator Will Smith. Jada, que tem a sua cabeça raspada em decorrência de uma doença autoimune, a alopecia, desaprovou a piada do comediante, motivo pelo qual o ator acabou por agredi-lo. Diante do caso, é notória a problemática do limite do humor disfarçado de ofensa na sociedade atual e na vida de quem a sofre, seja pela forma explícita de preconceito, seja pela falta de limites na liberdade de expressão.

Nesse contexto, é necessário lembrar das origens do humor no Brasil. Segundo o historiador Sérgio Buarque de Hollanda, foi durante a Belle Époque brasileira que surgiu esse humor. Na época, a forma de de expressão humorística era utilizada de forma crítica. Entretanto, na contemporaneidade, muitos humoristas utilizam esse meio para mascarar os seus preconceitos, afetando principalmente os grupos minoritários que já são, diariamente, julgados dentro da sociedade. Dessa forma, é perceptível que deve-se haver a diferenciação do limite entre humor e ofensa na sociedade.

Ademais, é importante ressaltar que tal problemática também ocorre em consequência da garantia da liberdade de expressão. Segundo a Constituição Federal brasileira, “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado ao anonimato”, ou seja, limites são exigidos, assim, só terá direito de fazer humor os que o fizerem mostrando o rosto ou assinando seu trabalho. Contudo, esse preceito não é praticado, visto que tais ações ainda se perpetuam, como no caso de Chris Rock e Jada Smith. Assim, fica claro o longo caminho a ser percorrido para a melhora desse problema.

Portanto, é mister que o Governo Federal – poder máximo de administração executiva – garanta os limites de expressões humorísticas, por meio de ações jurídicas que garantam a liberdade de expressão, assim como os direitos e a dignidade das pessoas. Além disso, é necessário que promovam campanhas nas mídias sociais para a conscientização de tal problemática. Tais ações, promoverão a melhora – em médio ou longo prazo – dos limites do humor e da ofensa na sociedade brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa Tarde

    Vamos começar , o termo “cabeça raspada” Foi desnecessário , seria melhor especificar que : A doença autoimune resulta de uma reação imunitária anormal (autoimune) contra os folículos pilosos (estruturas onde o cabelo cresce), provocando queda de cabelo em aglomerados (alopécia totalis) ou até mesmo por completo em todo o corpo (alopécia universalis). TERMO TIRADO DO GOOGLE!

    No Inicio da redação , e necessário fazer uma indrodução falando sobre a doença da esposa do Will Smith e etc.

    Logo mais , e necessário relatar que Chris Rock fez uma piada desnecessária , que e considerada uma agressão verbal , é isso não e direito de expressão.

    Lembrando que todo texto e necessário chegar a conclusão final da redação.

    Caso esteja errado , me desculpe ainda sou novo nisso.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.