É notório que, desde a Grécia Antiga os padrões e os ideais de beleza são cultuados, com a valorização de Afrodite, deusa da beleza. Contudo, esse padrão se tornou cada vez mais rigoroso com o passar dos séculos. Fazendo com que, muitas pessoas se submetessem a procedimentos estéticos perigosos, devido a influencia da midia, com a ditadura do corpo perfeito.
Em primeiro plano ressalta-se que, a internet é um dos principais meios de divulgação da beleza padronizada. Na qual, as mesmas endeusam corpos e rostos “perfeitos”, que fogem da realidade de muitas pessoas. Ademais, é comum vermos em redes sociais famosas divulgando procedimentos estéticos perigosos a saúde, podendo levar até a morte, como a lipohd. Porém, a busca por tais cirurgias vêm aumentando significamente, pois muitas mulheres aceitam correr o risco para se encaixar totalmente no padrão imposto pela midia e sociedade.
Fazendo parâmetro a isso, a inflluencer Stefanny Matos, após receber inúmeras criticas sobre o modo de seu nariz, acabou se submetendo a várias cirurgias para ficar “aceitável” perante a sociedade. No entanto, a mesma acabou desenvolvendo problemas emocionais e psicológicos por conta da pressão estética imposta a ela. Essa é a realidade de muitos, principalmente entre mulheres, que acabam desenvolvendo problemas como auto-estima, bulimia e até depressão, por conta da manipulação da redes sociais e a cobrança excessiva do corpo perfeito .
Em suma disso é necessário que, o Ministério da Saúde em parceria com a midia, promova propagandas informando a população sobre os riscos das cirurgias estéticas. Além de, desenvolver campanhas visando a desconstrução do padrão de beleza para que, jovens comecem a auto-aceitação. Com a finalidade de respeitarmos os limites do nosso corpo.
Claricerochs
Oii nao vou pode lhe dar nota.
Gostei MUITO do seu tema. Tese, Repertorios, Conectivos, Colocacoes EXCELENTES.
Lhe dou uma pequena sugestao no final da conclusao para dar a retomada no repertorio que voce usou na introducao e Finalizar com aquela RETOMADA DE LEI.
BOA SORTE, BONS ESTUDOS. NAO DESISTA, EM BREVE SUA NOTASSA VEM, BJS.
melissavitorio
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 80
Na introdução há pontos e vírgulas desnecessários.
No decorrer da redação, há falta de coisas simples como artigos, e parece que vc “engoliu” algumas palavras. Vc precisa ter mais atenção quando estiver escrevendo e depois revisando seu texto.
No final da conclusão você usou a primeira pessoa do plural e isso é MUITO perigoso. O autor da redação não pode aparecer no texto!
Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 120
Na redação, no mínimo deve haver 2 desenvolvimento, 2 problemas abordados dentro de um mesmo tema, e no geral vc falou apenas das cirurgias estéticas, fazendo o texto um tanto superficial.
Competência 3 – coerência do texto – nota 120
Já aqui o problema continua porque vc misturou o mesmo assunto nos 2 desenvolvimentos, então parece que tudo se tornou apenas 1 desenvolvimento enorme, sabe? Dentro dessa temática da estética e da saúde vc poderia ter falado de muitos assuntos, não somente das cirurgias. Poderia ter usado 1 desenvolvimento APENAS para os procedimentos cirúrgicos, enquanto outro pra falar talvez de doenças como anorexia, bulimia e tal (nisso poderia falar detalhadamente apenas sobre uma) e falar sobre depressão também, e aí vc jogava esse exemplo da influencer (inclusive use “influenciadora digital”, pq influencer é estrangeiro)
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 160
Seus conectivos já são bons, capriche um pouco mais na próxima.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 80
A conclusão ficou extremamente vaga e isso se deve também ao fato de que vc só tinha 1 desenvolvimento. Faltou mais detalhamento, de qualquer forma.
NOTA: 560
SereneHozumi
A redação está muito boa, porém atente-se aos itens a seguir:
Competência 1:
* as palavras influência e mídia são acentuadas (paroxítonas terminadas em ditongo)
* críticas também deve ser acentuada (proparoxítona)
* autoaceitação e autoestima não recebem mais hífen (agora só quando a segunda palavra começar com a mesma vogal ou com h)
*a escrita correta da palavra é significativamente e não significamente
Competência 2:
* Aqui não é bem um erro, mas sim, um cuidado: Senti que você restringiu muito a questão das mulheres nos dois parágrafos de desenvolvimento, quando a temática não especificou isso. Alguns corretores podem penalizar isso
Competência 4 (talvez a 5 também)
* na proposta de intervenção, as frases ficaram um pouco soltas ou desconexa (ela está boa, mas alguns erros de pontuação dificultaram o entendimento ou quebraram a linha de raciocínio). Reescrevi ela concertando esses pequenos errinhos de ponto e vírgula.
“Em suma disso é necessário que, o Ministério da Saúde, em parceria com a mídia, promova propagandas informando a população sobre os riscos das cirurgias estéticas, Além de desenvolver campanhas visando a desconstrução do padrão de beleza. Para que, jovens comecem a autoaceitação, com a finalidade de respeitarmos os limites do nosso corpo.”