Iniciante

Limites entre estética e saúde

  • 1

Na série “Barbie: Life in the Dreamhouse”, em vários episódios há a presença de uma rival da personagem Barbie: Raquelle, em que a mesma realiza diversos planos para atingir sua inimiga e se tornar melhor que ela, mas sempre fracassa. No atual contexto brasileiro, a ficção apresentada não é diferente, visto que as pessoas – principalmente as mulheres – se comparam muito em relação ao corpo e fazem de tudo para terem uma aparência no “padrão” (como, por exemplo, um corpo sarado, com músculos, seios e, caso não possuam, realizam procedimentos estéticos). Posto isso, há duas entraves que facilitam a disseminação dessa problemática: as influências exercidas pelas redes sociais e o pouco investimento na educação.

A princípio, é válido analisar como as influências através das redes sociais tornam os indivíduos a agirem diferente na sociedade. Diante disso, podemos fazer uma breve relação com o pensamento do sociólogo Niklas Luhmann, em que ele diz que aquilo que sabemos sobre nossa sociedade, ou mesmo sobre o mundo a qual vivemos, o sabemos pelos meios de comunicação, ou seja, somos informados das notícias – e isso inclui os mais variados tipos de procedimentos estéticos existentes no mercado juntamente com as mulheres exibindo suas cirurgias – do país através das redes sociais. Dessa forma, a procura por médicos da área se tornaram cada vez mais frequentes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no país todos os anos. Logo, é perceptível que a sociedade está cada vez mais doentia, colocando a aparência superior à saúde, por causa das redes sociais que mostram as pessoas com o corpo escultural, musculosos e fitness, enquanto os consumidores desses conteúdos se sentem inferiores, se comparam a elas e, com isso, decidem recorrer à estética. Diante desse cenário, medidas cabíveis precisam ser tomadas.

Ademais, a educação a cerca da autoaceitação e respeito ao próximo ainda é precária. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o indivíduo é aquilo que a educação faz dele, em que o ensino se torna a arma mais poderosa que há para a formação de uma sociedade de mente saudável. Dessa forma, pode-se destacar o descaso do governo com a educação, – principalmente nas escolas – pois é no ambiente escolar que as pessoas, desde o primário, aprendem sobre seu corpo, a cuidar de sua mente e ajudar o próximo. Porém, uma pesquisa feita pelo site G1, em 2015, aponta que pouco mais de 18% dos pesquisados disseram que o bullying ocorreu devido a aparência de seu corpo. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos realizados em 2016, 97 mil desses procedimentos foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Logo, é explícito que a juventude está alucinada com a estética e pouco se importando com a saúde. Assim, nota-se que é necessário mudanças na educação para reverter esse quadro.

Sendo assim, é imprescindível que o Estado, por intermédio dos Ministérios da Educação e Saúde, invista na realização de palestras em escolas e na contratação de psicólogos para atender publicamente a sociedade, – coadjuvando para a redução de bullyings e realização de procedimentos estéticos de forma precipitada – de modo a garantir o bem-estar da mente das pessoas e fazer com que eles vejam que são perfeitos do jeito que vieram ao mundo, com a finalidade de tornar uma civilização mais humana e de bem com a saúde. Assim, tornar-se-á possível a construção de um país melhor para todos os brasileiros e revertendo situações já apresentadas, como a rivalidade de Raquelle com a Barbie.

Obs1: separei assim pois não consegui dar espaço no início de cada parágrafo.

Obs2: ficaria muito grata de puderem dar nota pra minha redação. <33

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, segue minha correção.

    Um ponto principal: Abuse mais da linguagem formal, estude novas palavrinhas, sinônimos, vai te ajudar a desenrolar a redação com mais facilidade,

    Sua introdução está bem estruturada, apresentou repertório, mas vc poderia ter dito o pq que a Raquelle queria ser melhor que a Barbie, qual motivo? Era porque era magra? Especifique, também poderia melhorar na parte em que vc liga a problemática ao tema. Poderia ficar assim: Análogo à ficção, no atual cenário brasileiro (contexto não ficou muito legal, minha opinião), grande parcela da população reproduz atitudes semelhantes à de Raquelle, evidenciando que os limites entre estética e saúde ainda é um imbróglio a ser combatido. Posto isso, é necessário analisar os entraves que facilitam o crescimento desse óbice: As influências exercidas pela redes sociais e o pouco investimento na educação.

    Não se preocupe em explicar na introdução, somente apresente o repertório bem claro, ligue ao tema e apresente as teses. Estude a estrutura da introdução e também veja teses já formadas, por exemplo: Pouco investimento na educação. Nas redações, essa tese vc pode escrever como escassez de investimentos no âmbito educacional, abuse da linguagem formal.

    “Duas entraves”, é masculino, troque por dois entraves.
    Repetição de palavras, busque sinônimos e tente usar somente umas duas vezes a mesma palavra.

    No desenvolvimento, usou conectivo no início, boa, o tópico frasal vc pode reformular, por exemplo: “as influências através das redes sociais podem impactar de forma negativa na vida do indivíduo.

    Usou repertórios, boa!!! Tente ler redações nota mil para melhorar sua argumentação, suas ideias ficaram um pouco desorganizadas e abuse da linguagem formal.
    “Mulheres exibindo cirurgias” essa ideia ficou equivocada… Cuidado. Devemos colocar a culpa em alguém, mas utilizando argumentos que sejam para defender seu ponto de vista de maneira legal e que não soe que está atacando o culpado, pode complicar. Leia redações nota mil. Estude a estrutura do desenvolvimento.

    No desenvolvimento 2 seu tópico frasal deveria falar sobre investimento na educação, vc começou com educação acerca da autoaceitação e respeito ao próximo, essa ideia poderia ser usada no meio do desenvolvimento, primeiro explicava o pq de ocorrer pouco investimento e por isso não ocorre aulas sobre como entender seu corpo, aceitar-se, empatia e etc… E acho q só precisava de dois repertórios, o terceiro ocupou muitas linhas, acabou que os dados n serviram muito pra fortificar a argumentação, senti falta dessas duas coisas andando em harmônia.

    Na conclusão, faça um tópico frasal, ficará mais fácil pra ti. Tente falar de um Ministério por vez, detalhe o primeiro Ministério (agente) e o outro só diga o q deve ser feito. Tente responder as perguntinhas e estude a estrutura da conclusão.

    Nota:
    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 120
    TOTAL: 600

    • 1
  2. A estrutura da sua redação ficou boa, é sempre bom vc conseguir fazer uma boa redação, mas atente-se a quantidade de linhas. São informações impostantes mas organize elas em 4 parágrafos de no máximo 7, 8 linha ( é assim q eu faço).

    Primeiro parágrafo: achei interessante a citação do desenho, no trecho ”como, por exemplo, um corpo sarado, com músculos, seios e, caso não possuam, realizam procedimentos estéticos” ficou bom, tente exemplificar sempre . Parece óbvio para nós, mas o corretor sempre quer exemplificado as teses apresentadas.

    Segundo parágrafo: a citações foram boas e bem organizadas, mas nem sempre é bom colocar muito dados.

    Terceiro parágrafo: ótimo parágrafo, mas este deveria ser a conclusão, ou seja, poderia ser mudado para o final da redação.

    Quarto parágrafo: achei ótimo o conteúdo, contudo este parágrafo estaria melhor se estivesse como penúltimo, pois você apresentou conteúdos novos e isso não é vantajoso de ser feito como conclusão.

    -outra coisa muiito importante é usar conectivos. A redação só vai fluir bem se você usá-los nos parágrafos,por isso eu recomendo muito que você pesquise na internet e estude essas palavras conectoras porque elas vão contar bastante na nota.
    No mas é isso

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.