LIMITES ENTRE ESTÉTICA E SAÚDE

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O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento como sociedade. Lamentavelmente, entre eles destacam-se os limites entre a estética e a saúde, problema recorrente no Brasil e que traz graves consequências . Essa realidade se deve à má influência midiática e como efeito, o agravamento de doenças psicológicas.

Sob esse viés, é notório que com o surgimento das redes sociais ao longo dos anos a comparação entre os indivíduos aumentou drasticamente. Nesse contexto, muitas pessoas comparam sua realidade e sonhos com aqueles que julgam ter uma vida melhor, colocando-se em uma posição de inferioridade, tal situação é vista no filme “Bad Hair Day” da empresa televisiva Walt Disney World, onde a personagem principal cria um perfil fictício em um aplicativo para compartilhar postagens e se tornar famosa em sua escola, insinuando os telespectadores que sua vida era de luxúria e felicidade. De modo análogo à animação, diversos indivíduos realizam certas atitudes por influência de outras pessoas para ganhar popularidade, prática que infelizmente é recorrente no convívio social.

Ademais, o desencadeamento de transtornos psíquicos é um resultado das frequentes comparações, visto que com o sentimento de fracasso e submissão a tendência é presenciar sintomas depressivos e ansiosos. O caso da modelo brasileira Vanessa Urach, transmitido pela rede SBT, exemplifica o que foi dito, já que por insistência de se enquadrar no padrão de beleza a ex-apresentadora submeteu-se a cirurgias plásticas que posteriormente, trouxeram resultados quase mortais e o diagnóstico de prostração. Assim, o que se observa é que a necessidade de ser aceito em uma população de gostos extremamente estéticos, resulta em várias problemáticas na saúde física e mental.

Portanto, medidas são necessárias para a degradação da bolha social. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação aliado ao povo brasileiro, por meio de verbas destinadas à pasta, crie um programa escolar nomeado “DIVERSIDADE PARA TODAS AS IDADES”, a fim de que as crianças e adolescentes aprendam desde pequenos a importância de se ter uma identidade própria sem colocar seus gostos de lado frente às exigências do padrão social. Com o apoio dos professores e organizadores, essa prática será divulgada nos meios midiáticos como Instagram, YouTube, Twitter e nas matrículas das instituições de ensino, onde além de incentivarem os jovens para realizar o autoconhecimento, será disponibilizado psicólogos e sessões de terapia. Assim, a sociedade se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

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5 Correções

  1. Gostei da sua redação especialmente pelo repertório que você usou. Existem alguns errinhos de pontuação que não atrapalharam o entendimento por inteiro na sua escrita, mas tirariam pontos então é importante rever. Outro ponto é o das citações coringas, que podem sim ser úteis, mas é muito importante prestar atenção na coesão delas com o restante do texto. Só use se fizer sentido num todo, dessa forma, não vai parecer que aquela frase pronta é uma espécie de remendo e sim parte indispensável na sua redação. Apesar de não ter sido tão sucinta durante toda a dissertação, você argumentou e organizou seus pontos muito bem. Já a sua intervenção teve um bom agente, mas talvez, o meio e como você fez o detalhamento disso tudo foi um pouco vago. Senti a ausência de informações mais específicas nessa parte.

    Nota: 870

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  2. Boa tarde!!
    Sua redação está muito boa. Seguiu todas as competências cobradas, além de expor suas ideias de maneira clara e coerente.
    Adoreii seus repertórios, apenas tome cuidado com citações coringas, como a que você utilizou na introdução, sei que as vezes estamos sem ideias e ela são a nossa salvação kkkk, mas as utilize quando não se lembrar de outras “especifica” ao tema.
    Pequeno detalhe, no desenvolvimento1, ao comparar o filme com a realidade houve uma pequeno equivoco, o filme não é uma animação, visto que é feito com humanos, isso não descontaria pontos na sua nota se o corretor não conhecer o filme, ainda mais que você colocou o estúdio, que e conhecido pelos seus desenhos, mas caso contrario poderia te prejudicar minimamente.

    Nota final: 900

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  3. INTRO
    O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento como sociedade. Lamentavelmente, entre eles destacam-se os limites entre a estética e a saúde, problema recorrente no Brasil e que traz graves consequências. Essa realidade se deve à má influência midiática e (coloque uma virgula) como efeito, o agravamento de doenças psicológicas.
    D1
    Sob esse viés, é notório que com o surgimento das redes sociais ao longo dos anos a comparação entre os indivíduos aumentou drasticamente. Nesse contexto, muitas pessoas comparam sua realidade e sonhos com aqueles que julgam ter uma vida melhor, colocando-se em uma posição de inferioridade, (sugiro que troque a virgula por um ponto, insira um conectivo e continue a apresentar seu repertorio) tal situação é vista no filme “Bad Hair Day” da empresa televisiva Walt Disney World, onde a personagem principal (mostre que você realmente conhece a obra apresentando o nome do personagem) cria um perfil fictício em um aplicativo para compartilhar postagens e se tornar famosa em sua escola, insinuando os telespectadores que sua vida era de luxúria e felicidade. De modo análogo à animação, diversos indivíduos realizam certas atitudes (que atitudes? Dê exemplos) por influência de outras pessoas para ganhar popularidade, prática que infelizmente é recorrente no convívio social.
    D2
    Ademais, o desencadeamento de transtornos psíquicos é um resultado das frequentes comparações, visto que com (sem necessidade do ‘com’) o sentimento de fracasso e submissão a tendência é presenciar sintomas depressivos e ansiosos. (ausência de conectivo) O caso da modelo brasileira Vanessa Urach, transmitido pela rede SBT, exemplifica o que foi dito, já que por insistência de se enquadrar no padrão de beleza a ex-apresentadora submeteu-se a cirurgias plásticas que (ausência de virgula) posteriormente, trouxeram resultados quase mortais e o diagnóstico de prostração. Assim, o que se observa é que a necessidade de ser aceito em uma população de gostos extremamente estéticos, resulta em várias problemáticas na saúde física e mental. (qual problemas mentais? Quais os problemas que isso traz para o ser? Esse d2 vc mais narrou do que argumentou)
    INTERVENSÃO
    Portanto, medidas são necessárias para a degradação da bolha social. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação aliado ao povo brasileiro, por meio de verbas destinadas à pasta, crie (sugiro que coloque o ‘crie’ antes do ‘por meio’: …povo brasileiro crie, pro meio de…) um programa escolar nomeado “DIVERSIDADE PARA TODAS AS IDADES”, a fim de que as crianças e adolescentes aprendam desde pequenos a importância de se ter uma identidade própria sem colocar seus gostos de lado frente às exigências do padrão social.(ausência de conectivo) Com o apoio dos professores e organizadores, essa prática será divulgada nos meios midiáticos como Instagram, YouTube, Twitter e nas matrículas das instituições de ensino, onde além de incentivarem os jovens para realizar o autoconhecimento, será disponibilizado psicólogos e sessões de terapia. Assim, a sociedade se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

    Competência I (180) A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você cometeu poucos desvios, que não foram recorrentes.

    Competência II (200) A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Repertório legitimado, pertinente ao tema e produtivo.

    Competência III (160) A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É nessa competência que sua tese é avaliada, ou seja, o seu posicionamento a respeito do tema proposto. O seu ponto de vista tem que ser claro e apresentado logo na introdução, juntamente com os pontos que você vai argumentar no seu desenvolvimento para apoiar a sua posição.

    Competência IV (160) A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais

    Competência V (200) A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Caso não esteja ciente, vou te atualizar. A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos.

    Nota: 900

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  4. 1° parágrafo: Apresenta alguns erros de pontuação (ponto final e vírgulas).
    3° parágrafo: Em “sintomas depressivos e ansiosos” você poderia ter se referido a sintomas de isso como “sintomas de depressão e ansiedade”
    4° parágrafo: Em “Portanto, medidas são necessárias para a *degradação da bolha social.*” você deveria ter trocado “degradação da bolha social” por algo mais referente ao tema do texto e que tivesse maior coesão com o verbo e o substantivo que antecedem o termo (PS: cuidado com frases prontas de introdução, você acaba moldando o tema a frase fazendo que você perca considerável parte da sua nota tangenciando o tema). Por continuidade, outro trecho que deixou a desejar foi “Ministério da Educação aliado ao povo brasileiro”, o segundo agente não é necessário nesse caso tendo em vista que o que for estabelecido pelo Ministério da Educação será atendido pela população. Por fim, o último trecho que quero destacar é “por meio de verbas destinadas à pasta”, acerca do referente te advirto a procurar ser mais específica no que diz respeito ao meio pelo qual a sua ação será realizado, no caso citado invés de “verbas destinadas à pasta” você poderia ter colocado algo como um orçamento regulamentado pela receita federal ou outra coisa que inferisse o que você quisesse colocar como meio.
    A seguir vou estabelecer somente algumas considerações finais e gerais acerca do seu texto. A princípio, percebo que você possui domínio de escrita e não tem tantos desvios morfológicos e de pontuação, porém advirto que pesquise um pouco sobre o último citado. Além disso, a conclusão saiu muito fora do padrão do texto dissertativo-argumentativo, o que me faz te aconselhar a se espelhar em um modelo de redação nota mil (baixa a cartilha de redação do Lucas Felpi). E por último, só gostaria de destacar a falta de objetividade do texto, apesar de possuir boa argumentação e construção deixa a desejar nesse quesito, para isso te aconselho a tentar ser mais direta nos próximos textos.

    é isso, espero que ajude aí.

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  5. c1;160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita
    c2;160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;200
    c4;200
    c5;200
    nota;920

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