“Limites entre a estética e a saúde”

  • 1

O livro “Sociedade do Espetáculo” de Guy Debord manifesta a teoria de que as pessoas vivem em função de apresentar suas vidas para os outros como um “show” perfeito. Tal conceito pouco se difere da realidade, em que principalmente nas mídias sociais, os indivíduos ostentam uma vida idealizada e superficial.
Nota-se, no Instagram por exemplo, uma cultura de influência onde os chamados criadores de conteúdo aparecem sempre impecáveis, gerando nos espectadores anseio por alcançar um padrão de beleza inalcançável. Não só nesse meio, como também, em comerciais de TV, os produtos e serviços estéticos são vendidos como uma espécie de “fórmula mágica” dando a entender que somente quem adquiri-los terá a beleza considerada ideal.
Assim sendo, os influenciados passam a cada vez mais adotar métodos perigosos (que podem prejudicar sua saúde e até mesmo leva-los a falecer) com o propósito de mudar as características físicas que não aceitam neles mesmos, isto é, consumindo remédios sem receita médica, fazendo dietas malucas, cirurgias de alto risco, entre outros. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.
É necessário que o Ministério da Saúde crie uma proposta de lei restringindo a compra de remédios, principalmente aqueles que possuem efeitos colaterais, para somente quem possuir receita médica. Ademais, é de suma importância que o mesmo Ministério elabore uma outra norma em que antes de passar por um procedimento de cirurgia estética, o cliente tenha acompanhamento psicológico a fim de tentar conscientizá-lo sobre a imposição dos padrões e ajuda-lo a se aceitar como é. Dessa forma, torna-se possível atenuar os malefícios causados a quem ultrapassa os limites entre a estética e a saúde.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! Eu, como a maioria, não sou boa com pontuações, mas é importante citar alguns itens sobre sua redação.
    1- Cuidado com o senso comum e falta de dados no seu texto. Você utilizou de um bom argumento na introdução porém nos parágrafos de argumentação há uma falta de repertório legitimado, como dados, ou até mesmo outras citações que comprovem esses argumentos que você trouxe.
    2- Sua primeira proposta foge ao que você trouxe nas outras linhas. Foque em escrever apenas uma proposta com todos os 5 elementos bem desenvolvidos, porque é isso que os avaliadores procuram, no geral.
    Sucesso!

    • 1
  2. Bom,sua redação fugiu um pouco do tema na introdução e ela também se tornou muito pequena, você poderia ter dado mais ênfase no seu texto nessa parte porque sua contextualização e a conclusão estão ótimas,levando diretamente a raiz do problema.Se não fosse por isso certamente tiraria uma boa nota.

    • 1
  3. Olá, tudo bem?
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
    Tem alguns usos erronios da virgula.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:120
    Tem um repertório só, abuse dos repertórios socioculturais.
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    Monte um esqueleto do texto antes para que fique mais organizado e para selecionar os fatos mais importantes.
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120
    Dá para ampliar o uso de conectivos.
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:200
    Está com meio/modo, ação, agente, finalidade e detalhamento.
    Total:720
    Sou só uma aluna, mas espero ter ajudado :). Tenha um bom diaa.

    • 1
  4. Na redação tem muitas informações e dados isso é bom, deve ter parágrafos antes de começar o texto, nos desenvolvimentos adicionar citações concretas com o tema, e não só adicionar informações, seus argumentos também, deixando em cada desenvolvimento o destaque da problemática e suas informações.
    Na conclusão especifique como o Ministério possa elaborar e restringir , mas como irá fazer, pois o final está bem específico.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.