Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo na época da ditadura no Brasil, estava certo ao dizer: ” O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Neste sentido, o humor sem limites se apresenta como um dos nós a serem desatados no contexto atual do país. Dessa forma, discute-se dois aspectos primordiais: as piadas como mensagens preconceituosas e as consequências disso.
A princípio, humor é uma fala com a intenção de ser engraçada. Entretanto, a maior parte das piadas são sempre ridicularizando os mesmos personagens (negros, mulheres, gordos, religiosos). Em 2019, um grupo de humor – porta dos fundos-, criou um filme “engraçado” contra os cristãos. Consequentemente, foi gerado uma grande revolta na internet para retirar o filme de circulação. Percebe-se então, que antes o que era engraçado hoje deixou de ser, uma piada que se torna motivo de ofensa para uma pessoa perde a graça e passa a ser um preconceito.
Paralelo a isso, Sigmund Freud, em sua teoria desenvolvimentista, tratou da influência do meio na formação cognitiva dos indivíduos. Nesse viés, a normalização de piadas sem limites levam a várias consequências, como: um padrão imposto à sociedade (loiras burras), bullying nas escolas, incitação e apologia a crimes. Ademais, alguns humoristas insistem na fala de que o mundo se tornou “politicamente correto” e que a liberdade de expressão inclui fazer piadas sobre qualquer assunto, mas, as piadas feitas com esse humor velho devem ser tipificadas as restrições da lei, já que esses humoristas possuem influência sobre seus meios e podem atuar maleficamente sobre os indivíduos que os acompanham.
Portanto, é válido que o Estado junto a mídia – órgão que possui alto poder de persuasão- criar uma propaganda sobre os limites de um humor saudável e não saudável, por meio de relatos de pessoas que já se sentiram ofendidas com alguma piada, a fim de tornar a população mais solidária e fazer com que se coloquem no lugar das outras ao fazer uma brincadeira. Enfim, a justiça deve pedir esclarecimentos de humores públicos que fazem alegoria a um crime para que não haja descontextualização e os autores precisam ser punidos caso houver um tipo de entendimento indevido. Somente assim, será possível desatar esse nó da sociedade brasileira.
ANGELMUSIC
HELLO ^_^
BOA NOITE.
-parabéns pela redação.
-TEXTO COESO.
-PRESENÇA DE ARGUMENTAÇÃO.
– PRESENÇA DE DADOS, CITAÇÕES….
-USO CORRETO DOS CONECTIVOS….
– Procure melhorar um pouco, no que diz respeito a estrutura de sua redação, para a mesma não ficar muito extensa e não caber nas 30 linhas. CUIDADO !!! Quanto mais objetiva for nas palavras, melhor fica os eu texto.
# Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
# Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).
Correção por Competência:
Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
Nota 2 – 180– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
Nota 3 _180– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Nota 4 – 200– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5 : 200– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Cuidado com os agentes da conclusão . Eles contam muitos pontos.
Você escreve muito bem.
✓ PROCURE , outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixa a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.
Cuidado também, para seu texto não ficar muito expositivo… !!!
———ESQUELETO LINEAR———-
# INTRODUÇÃO: 5 A 6 LINHAS.
# PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO: 7 A 8 LINHAS.
# CONCLUSÃO: 7 LINHAS.
——–AGENTES DA CONCLUSÃO——–
-Agente: QUEM VAI REALIZAR A AÇÃO? EX: Orgãos (ão) do Governo…..
– Meio: Onde será realizada a ação? EX: Escolas, redes sociais.
– Ação: Que atividade será realizada para que o problema seja resolvido? Ex: Programas Públicos, palestras…..
– Detalhamento.
– Resultado: Quais os pontos positivos que essa ação trará para a sociedade, ou país?
EX: A cultura do país se fortalecerá…..
> CUIDADO TAMBÉM, COM A FALTA DE VIRGULA (S) EM ALGUNS PERÍODOS, PARA NÃO TORNAR A LEITURA UM TANTO CANSATIVA… !!!
> CONTINUE PRATICANDO…
sucesso. ʕっ•ᴥ•ʔっ
Thaisz21
olá, boa tarde.
ao meu ver sua redação ficou muito boa, você escreve bem e sabe articular bem as ideias para defender seu ponto de vista e utilizou um repertório sociocultural bastante produtivo.
agora vou apontar os destaques de cada parágrafo para vc ir se aperfeiçoando, ok? vamos lá
Introdução:
-colocação de citação sobre a ditadura militar + relação com a problemática
-apresentação de 2 fatores que serão desenvolvidos ao decorrer do próximo parágrafo
Desenvolvimento 1:
-tópico frasal do tipo ‘definição’
-apontamento de um fato ocorrido + suas consequências
Desenvolvimento 2:
-citação de Freud + relação com a problemática + consequências
-finalização do parágrafo com argumentação
Conclusão:
-agente + ação + meio + detalhamento + finalidade
bem, é isso, continue estudando, abraço e boa sorte :)