Justiça popular no Brasil

  • 0

O ato de praticar justiça com as próprias mãos, infelizmente, tem aumentado gradativamente nos últimos naos no Brasil. Isso ocorre, não só por falhas existentes na segurança pública do país, mas também por demoras nos julgamentos de tais indivíduos ou sentenças aplicadas. Entretanto, fazer justiça não é considerada a melhor solução, visto que tais ações podem levar a atitudes mais sérias.

Em primeiro lugar, é perceptível que a segurança pública no país não atende a população como deveria. Nota-se esse cenário através de telejornais, tanto locais como internacionais, que há um aumento na criminalidade devido a ausência de recursos e investimentos do poder público em relação a segurança.

Além disso, percebe-se que a demora em realizar julgamentos ou sentenças aplicadas, que são consideradas pela população como injusta, causam certa revolta. Estudos já realizados por professores da Universidade de Harvard e até em artigos publicados dizem que agir sob efeito da emoção altera 50% ou mais a decisão final de uma pessoa. Uma explicação plausível para populares que resolvem fazer sua própria justiça, por conta de algum crime cometido, isso ocorre principalmente quando envolve alguém da família.

Levando-se em consideração esses aspectos, é notável que o poder público realize providências cabíveis para amenizar o atual cenário, que se encontra o país. Providências como: maiores investimentos, melhor infraestrutura e mais profissionais capacitados. Enfim, para ter um resultado mais eficaz é fundamental que haja uma segurança de qualidade para todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Andressa, tudo bem? Bom, a princípio irei fazer algumas sugestões para a melhoria da sua redação, certo? Recomendo que você inicie o texto fazendo alguma alusão histórica referente ao tema para ajudar a aumentar a C2 e entre outras competências, sugiro que você tenha cerca de 3 repertórios para utilizá-los ao longo do texto para ajudar na organização do seu texto , recomendo também que você pesquise a respeito dos conectivos para gerar variabilidade no seu repertório ao longo de cada parágrafo. Na proposta de intervenção, senti falta de um detalhamento maior sobre a ação e a maneira de como a mesma seria executada. Enfim, espero ter ajudado!! Bons estudos!!

    • 0
  2. – A introdução foi boa, mas longa demais. Poderia ter terminado em ” …sentenças aplicadas.”
    – Substituir a palavra “como” por “quanto” a fim de dar um sentido mais claro de comparação.
    – Crase no período “devido a ausência”.
    – Retirar a segunda vírgula do 2 desenvolvimento.
    – Não é um erro desta vez, porém uma dica é tentar buscar soluções mais inovadoras para o problema, por exemplo, salientar a criação de movimentos sociais que representem pacíficamente os lesados, alterações na legislação penal, desigualdade no andamento do processo judicial entre diferentes classes sociais, etc. Enfim, fugir um pouco do clássico. Sua redação está boa, continue se esforçando!
    690/1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.