Na série “Black Mirror”, no episódio “White Bear” é acompanhado o julgamento de uma mulher acusada pelo sequestro de uma menina, o que surpreende é a forma de julgamento e o desfecho. Graças ao advento da internet e os meios de comunicação em massa, cada dia torna-se mais comum o lichamento virtual, prática incoerente por falta de um julgamento justo, bem como suas problemáticas no mundo exterior ao virtual.
A princípio, vale destacar que a interferência dos civis nas questões do ordenamento social não é atual, muito menos vista como problemática em filmes e gibis com justiceiros como “The Punisher”, “Homem-Aranha” e “Batman”. Contudo, diferente da ficcão, a população participante de um lichamento mais complica do que contribui com os militares. Vale salientar que, em virtude do meio virtual, os indivíduos são protegidos pelo anonimato, dando liberdade de usufruir desse fato ignorando as questões moral e as leis previstas na Constituição Federal para seus julgamentos. Tal fato, faz questionar os limites de liberdade no meio virtual.
Ademais, vale salientar que as Fake News contribuem para a problemática, como no caso de Fabiana Maria de Jesus, morta pela população após a propagação de uma notícia falsa. Sendo assim, entende-se que a política do cancelamento, que teve destaque no ano de 2018, vai muito além de deslikes, podendo ocasionar traumas psicológicos como ansiedade, depressão, ou levar até mesmo a morte. Dessa forma, faz-se necessário a interferência das autoridades competentes para a promoção da paz no âmbito real e virtual.
Segundo o que foi exposto, medidas devem ser tomadas para a minimização da problemática. Cabe ao Ministério da Justiça, aliado as plataformas digitais a maior fiscalização de propagação de Fake News e a formação de grupos que visam promover o sofrimento de indivíduos vulneráveis, bem como o debate sobre a limitação do anonimato nas redes sociais. Além disso, cabe ao Ministério da Educação o desenvolvimento de cidadãos conscientes de seu papel no cumprimento de deveres, aliado a reivindicação de direitos e também a consciência dessas questões aos outros indivíduos, cumprindo e prezando pelos prontos garantidos na Constituição Magna e na Declaração dos Direitos Universal do Homem. Assim, desenvolvendo uma sociedade mais justa e pacífica.
lanaP
Boa noite RaianaMG! 1. Achei interessante a citação de Black Mirror, porém, você não relacionou o episódio em si com o tema, por exemplo, poderia dizer que a mulher sofreu a violência coletiva por ter sequestrado uma criança, ou seja, o principal quesito no tema é a violência coletiva para sanar as injustiças, e esse episódio em questão retrata muito bem, mas você não o utilizou de forma favorável. Cuidado com erros gramaticais, o correto é “linchamento” e, este, por sua vez, está repetido muitas vezes durante sua redação, se atente à isso.
2. Seu repertório do desenvolvimento 1 ficaria excelente na introdução, visto que, você cita a interferência civil no ordenamento social, porém, no seu primeiro desenvolvimento você não o relaciona virtualmente. Lembre-se que todos os repertórios devem ser relacionados ao parágrafo, para que estes não fiquem soltos diante da argumentação. Ademais, a ideia de anonimato virtual foi muito bem explicada.
3. Sua tese foi “advento da internet e os meios de comunicação em massa”, logo, no 1° desenvolvimento você cita a internet, mas não cita a comunicação em massa no 2°. A tese deve ser desenvolvida nos 2 desenvolvimentos. Além disso, no 3° parágrafo você cita consequências (“traumas psicológicos como ansiedade, depressão, ou levar até mesmo a morte”) que não são citadas na sua tese. Na frase “Sendo assim, entende-se que a política do cancelamento,” – explique o que é a política do cancelamento, lembre-se que nem todo corretor vai saber do que você está falando, por isso tudo deve estar claro e objetivo.
4. Na sua conclusão há muitas propostas sem detalhamento, por exemplo fiscalização de Fake News, fiscalização de grupos que promovem a violência, debates sobre o anonimato e o desenvolvimento de cidadãos conscientes. Os agentes estão especificados, e as propostas também (porém estão em excesso), falta o meio, o detalhamento e a finalidade de ambas. Lembre-se que os únicos problemas que você deve resolver são os que você citou na tese.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!