Liberdade ou opressão? O culto à forma física no século XXI (Por favor avaliem com nota )

  • 0

Para o teórico Edgar Morin, a sociedade se apresenta de forma complexa, devido as diversas possibilidades de ações a serem realizadas, porém tais opções em alguns casos podem ser consideradas patológicas. O idealismo que se apresenta na sociedade do século XXI em relação ao corpo, muitas vezes é um fator de instabilidade do indivíduo, que além disso evidencia sua falta de critica a essas ações.

Primeiramente, pensar em padrão ideal de corpo, está relacionado com o bem estar do ser, entretanto tal pensamento se expressa como uma instabilidade social. Para o jovem contemporâneo, a exposição aos diversos padrões para o corpo é algo continuo e faz parte da cultura a sua volta, como a coreana com o “K-Pop”, que apresenta um estilo de individuo com corpo ideal mas que, pode não ser algo viável a todos, o que proporciona uma separação social entre os que se enquadram em tal estilo ou não, sendo algo patológico do ponto de vista social, pois leva o ser a caminhos danosos a sua saúde e a do meio.

Por outro lado, é necessário também do próprio jovem um posicionamento perante tais atos. Observando contextos históricos, é possível observar em obras dos membros da escola literária arcadista manifestações as atitudes de abuso de poder ou práticas, evidenciando a possibilidade de questionar e criticar, levando a considerar se tal culto é necessário, e assim conseguir expor o mesmo para um âmbito maior de questionamentos.

Portanto com isso em vista, é preciso notar que o idealismo extremo do corpo é algo danoso para a sociedade, sendo preciso um maior posicionamento do indivíduo. Por isso existe a necessidade da atuação de órgãos como o Ministério da Saúde por meio de campanhas amplificadas nos mais diversos canais, como a internet sejam apresentados, de modo que se perceba a utilidade apenas do culto do bem estar e não de um estilo específico, levando assim uma reflexão ao indivíduo.

Compartilhar

1 Correção

  1. – o tema não foi bem explicado no 1° paragrafo
    – O termo “patológico” poderia ter sido substituído por um sinônimo, porque geralmente é usado mais em contextos literais . por exemplo inaceitável ou até mesmo doentio são sinônimos que dariam melhor coerência.
    -existência de pleonasmo no 3° paragrafo, mediante ao verbo “observar”
    -Não teve o uso adequado de conectivos argumentativos, dificultando o entendimento do texto
    NOTA: 520

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.