“Liberdade de expressão: limite, censura e coerência”

  • 1

Na constituição de 1988, o artigo quinto garante a liberdade de expressão de todos os cidadãos brasileiros. Com isso, a sociedade têm o direito de expor ideias e opiniões de formas variadas sem denegrir a imagem de outro indivíduo. Contudo, diferentemente do contexto a realidade se difere quando orgãos públicos censuram conteúdos que são contra o seu regime. Destarte, é fundamental analisar as razões que tornam a censura uma forma  de refúgio contra  represálias.
Em primeiro lugar, cabe abordar o motivo da censura existir. Segundo a frase de Augusto Branco ” As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas.” Nesse sentido, rompe-se a liberação que afirma a liberdade de expor opiniões e ideias. Isso acontece porque alguns ideais derrubam a imagem límpida dos grupos de poder e vão contra valores morais de alguns cidadãos.
Ademais, deve-se apenas usar a censura quando a liberdade for usada para denegrir imagens e não para expressões que informa a sociedade e mostre o que é seu por direito. Muitos indivíduos propagam discursos de ódio, relacionados a raça, opção sexual e crença sem ao menos serem punidos. Já a mídia influenciadora, juntamente com o governo, manipula informações de interesse público, pois vão de contra aos seus princípios.
Logo, faz-se necessário o papel dos cidadãos de elegerem candidatos que prezem pela liberdade de expressão. O Ministério da Educação, deveria acrescentar na grade curricular aulas de ética e cidadania, desenvolvendo nos indivíduos o respeito pelo outro. Já dizia Kant, o ser humano é o que a educação faz dele.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Thayná , tudo bem ?. Então, a sua redação está muito boa e bem elaborada. Entretanto eu observei alguns erros que você cometeu , como colocar um repertório na conclusão , aliás um dos erros também foi que você colocou a frase de Kant sem aspas.
    Mas tudo bem , de pouco em pouco você melhora.
    Minha nota : 750

    • 1
  2. Na constituição de 1988, o artigo quinto garante a liberdade de expressão de todos os cidadãos brasileiros. Com isso, a sociedade têm o direito de expor ideias e opiniões de formas variadas sem denegrir a imagem de outro indivíduo. Contudo, diferentemente do contexto, a realidade se difere quando orgãos públicos censuram conteúdos que são contra o seu regime. Destarte, é fundamental analisar as razões que tornam a censura uma forma de refúgio contra represálias.
    Em primeiro lugar, cabe abordar o motivo da censura existir. Segundo a frase de Augusto Branco, ” As pessoas gostam do ideal de liberdade de expressão até o momento em que começam a ouvir aquilo que elas não gostariam que dissessem a respeito delas.” Nesse sentido, rompe-se a liberação que afirma a liberdade de expor opiniões e ideias. Isso acontece porque alguns ideais derrubam a imagem límpida dos grupos de poder e vão contra valores morais de alguns cidadãos.
    Ademais, deve-se apenas usar a censura quando a liberdade for usada para denegrir imagens e não para expressões que informEM a sociedade e mostrEM o que é dela (esta se referindo a sociedade) por direito. *Muitos indivíduos propagam discursos de ódio, relacionados a raça, opção sexual e crença sem ao menos serem punidos. Já a mídia influenciadora, juntamente com o governo, manipula informações de interesse público, pois vão de contra aos seus princípios. (Pouco explorado as ideias- podia ter desenvolvido melhor a ideia. E defesa de censura seja em qualquer aspecto (sendo o Brasil um pais democrático) é algo que vai contra os direitos humanos básicos, o que pode zerar sua redação dependendo da interpretação do corretor, já que você não explicou direito essa tese)
    Logo, faz-se necessário o papel dos cidadãos de elegerem candidatos que prezem pela liberdade de expressão.* O Ministério da Educação, deve acrescentar na grade curricular aulas de ética e cidadania, desenvolvendo nos indivíduos o respeito pelo outro. Já dizia Kant, o ser humano é o que a educação faz dele. ( Na conclusão não se pode adicionar ideais novas e nem pensamentos como de Kant. Você poderia ter colocado esse pensamento no D2 que ficou pouco desenvolvido) Quando você vai concluir o texto é somente onde você deve apresentar as propostas de intervenção (Que nesse caso ficou incompleta, já que não tem todos os pontos que o ENEM pede) e se couber você coloca uma retomada da introdução (na sua redação deveria ter sido citada a Constituição Federal)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.