Em 2019 foi liberado o porte de armas para os caminhoneiros, advogados, jornalistas, policiais e seguranças particulares, dito por pelo atual presidente Jair Bolsonaro que todos têm o direito de exercer sua defesa pessoal. Porém, de acordo com a pesquisa de Daniel Cerqueira, mostra que a cada 1% do aumento de armas, 2% aumenta a taxa de homicídios.
No site O Globo, foi publicado que o armamento é algo mais valorizado pelos ladrões, por isso, após a legalização, aumentou 5% o roubo aos domicilios aonde se tem armas.
Portanto, de acordo com o Ministério de São Paulo, nos anos 2011 a 2012, foi pesquisado a origem das armas e foi observado que 4 em cada 10 armas apreendidas que eram legalizadas, foram usadas para cometer crimes, pois caíram em mãos de ladrões.
Contudo, é imprescindível que deve-se diminuir o acesso às armas, liberando apenas para policiais e seguranças particulares, apesar disso, o Estado deve promover cursos gratuitos de tiro e promover, também exigir a ida e exames psicológicos regularmente.
alizoneida
Sua redação está empregada corretamente à estrutura dissertativa-argumentativa, porém há erros.
De maneira geral, você usa muitas informaçõess e pouco argumentação, o que faz com que seu texto se torne pobre em argumentos.
No 1º parágrafo, você poderia resumir estas pessoas “jornalistas, caminhoneiros, etc” em um único grupo, assim deixaria seu texto mais agradável para ler. Ademais, sua tese é vazia, faltando argumentação. O que você acha sobre isso? É bom ou é ruim?
No 2º e 3º parágrafo:
Só vejo informações e não há argumentos (ponto de vista)
No 4º parágrafo:
Sua proposta de intervenção é confusa e falta elementos.
Lembre-se: tem que haver Agente, Modo, Meio, Finalidade e Detalhamento.
Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 560.
Competências analisadas:
1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nota: 120
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 120
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 80
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 120
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Nota: 120
Se precisar de alguma ajuda em relação à redação, pode me chamar no Chat!
I_gabrielle
Uma boa introdução ela precisa ter:
– Alusão
– tese
– argumentos ou a exposição dele.
Vi que você usou sua tese em forma de dados, e isso está errado, pois não se usa dados para teses, por que tese é o seu ponto de vista sobre o problema e logo em seguida você vai expor seus argumentos para que você possa convercer o corretor sobre a tese que você mencionou. Fora que sua redação está bastante rasa, você expôs os argumentos, mas não explicou nenhum. Estude mais sobre redação e tenho certeza de que vc chegará aos 1000.
Andressa23
Acho que seus argumentos ficaram um mais informativos e algumas palavras podem ser substituídas para melhorar a compreensão. Nessa p
arte, por exemplo: “de tiro e promover, também exigir a ida” esse promover ficou sem sentido.
No primeiro paragrafo esse “dito por pelo” também ficou meio sem sentido. Acho que você deveria dar mais a sua opinião porque as informações você já tem
analuciaa
Olá! Aqui quero corrigir o que mais me chamou a atenção :
Desenvolvimento 1 e 2
Você não soube desenvolver bem.
Isso faz com que perca ponto. E aliás, tornou esses desenvolvimentos muito informativo.
Coloque um dado ou um fato mas, envolva-o com o tema e com os argumentos que você apresentou na introdução.
Geovana18
“Aonde” está empregado errado. O certo seria “onde” pois aonde dá a ideia de movimento e “onde” dá a ideia de um lugar parado.
No último parágrafo, no lugar de usar “apesar disso” você poderia ter usado “além disso” porque “apesar” dá a ideia de oposição e além dá a ideia de adição.
Fora isso a sua redação ficou muito boa e bem estruturada. Continue assim!