Liberação de armas de fogo: segurança ou ameaça para o cidadão?

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“Eduquem as crianças para não ter que punir os homens” uma frase diga por Pitágoras a muito tempo mas que hoje anos após sua morte nos mostra sentido. Nessa frase ele queria nos mostrar que as crianças devem aprender o certo para que em sua vida adulta façam o certo, isso pode ser interpretado do modo que os homens fazem o que fazem pois quando crianças isso os foi ensinado e esse quadro dificilmente será revertido. Com isso vem a importância da liberação das armas de fogo como uma medida de defesa do cidadão brasileiro.

 

Diante disso, é possível ver como as armas de fogo tem um papel importante para a defesa do cidadão, pois em situações de perigo apenas o símbolo que a arma é, pode ser o suficiente para afugentar o agressor sem que seja necessário o uso dela, mas o utilizando se necessário. Assim sendo a arma uma aliada do cidadão não sua inimiga.

 

Em contrapartida, o agressor pode estar armado e ao sinal de qualquer reação realizando um disparo, oh em uma situação de um cidadão armado em uma discussão pode fazer algo que pode vir a se arrepender. Deste modo, as armas de fogo devem ser liberadas mas com vários selos destrutivos e a segurança pública deve estar mais preparada.

 

Infere-se, por tanto, que as armas de fogo são grandes aliadas do cidadão em momentos de perigo, mas esse aliado pode acabar por se tornar um agravante do problema, pois seriam apenas pessoas comuns armadas e qualquer situação pode acabar se tornando um risco e acabar saindo pela culatra.

 

Essa redação é do meu namorado (ele é iniciante nesse mundo de redaçao) e é destinada ao concurso Soldado PM SP, que exige uma dissertação, com notas entre 0 a 50, cujos critérios são:

 

Expressão (coesão e modalidade): consideram-se nesse item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa.

 

Tema: Avalia-se aqui se o candidato atende ao tema proposto; fuga total do tema resulta em redação zerada.

 

Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Se puderem apontar os erros, estipular nota e dar dicas de como melhorar seria excelente! Somos gratos desde já!

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3 Correções

  1. INTRODUÇÃO:
    ▪︎“Eduquem as crianças para não ter que punir os homens” uma frase diga por Pitágoras a muito tempo mas que hoje anos após sua morte nos mostra sentido. Nessa frase ele queria nos mostrar que as crianças devem aprender o certo para que em sua vida adulta façam o certo, isso pode ser interpretado do modo que os homens fazem o que fazem pois quando crianças isso os foi ensinado e esse quadro dificilmente será revertido. Com isso vem a importância da liberação das armas de fogo como uma medida de defesa do cidadão brasileiro.

    OBS:
    ▪︎(uma frase diga ?) O correto (uma frase dita).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (tempo). Sempre antes de (mas) vai ter uma vírgula.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (mostrar).
    ▪︎Repetição da palavra (certo) isso afeta a competência 4.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (o que fazem). Antes de (pois) sempre haverá uma vírgula.
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (com isso).
    ▪︎Não consegui identificar sua tese. Seja mais clara na próxima.
    ▪︎Senti falta de conectivos.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Diante disso, é possível ver como as armas de fogo tem um papel importante para a defesa do cidadão, pois em situações de perigo apenas o símbolo que a arma é, pode ser o suficiente para afugentar o agressor sem que seja necessário o uso dela, mas o utilizando se necessário. Assim sendo a arma uma aliada do cidadão não sua inimiga.

     OBS:
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (perigo).
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (a arma é).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (assim sendo).
    ▪︎Argumentou muito pouco. O ideal é 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Em contrapartida, o agressor pode estar armado e ao sinal de qualquer reação realizando um disparo, oh em uma situação de um cidadão armado em uma discussão pode fazer algo que pode vir a se arrepender. Deste modo, as armas de fogo devem ser liberadas mas com vários selos destrutivos e a segurança pública deve estar mais preparada.

    OBS:
    ▪︎(oh) o que é isso ? Acredito que seja (ou).
    ▪︎Ausência de vírgula depois de (liberadas).
    ▪︎Argumentou muito pouco. O ideal é 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Infere-se, por tanto, que as armas de fogo são grandes aliadas do cidadão em momentos de perigo, mas esse aliado pode acabar por se tornar um agravante do problema, pois seriam apenas pessoas comuns armadas e qualquer situação pode acabar se tornando um risco e acabar saindo pela culatra.

    OBS:
    ▪︎(por tanto) se escreve junto (portanto).
    ▪︎Não respondeu a todos os quesitos necessários.
    1) O que fazer ?
    2) Quem fazer ?
    3) COMO fazer ? Detalhe
    4) Qual a finalidade ?

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 80
    TOTAL: 620

    Se fosse pra dá uma nota de 0 à 50 seria: 25

    Dicas:
    ▪︎Estrutura da introdução: CONTEXTUALIZAÇÃO + TRANSIÇÃO + TESE

    》A contextualização é parte que pode trazer o que você quiser pra abordar o tema, como: Contextos históricos, citações, contextos fictícios como novelas séries e documentários etc.

    》A transição é a parte que você traz o tema para a contemporaneidade no Brasil.

    》A tese é parte da introdução que você vai deixar clara o assunto que vai serdiscutido nos desenvolvimentos 1 e 2.

    》Lembre-se sempre de usar conectivos para ligar essas partes. Conectivos são palavras que servem pra ligar as partes do seu texto e aumentar a nota na competência 4. Exemplos: Dessa forma, Dessa maneira, Diante disso, Diante dessa perspectiva, Entretanto, No entanto, Nesse sentido, Nesse viés, Nesse parâmetro etc.

    ▪︎Estrutura dos desenvolvimentos: TÓPICO FRASAL + ARGUMENTAÇÃO + EXEMPLO + ARGUMENTAÇÃO

    》O tópico frasal é uma frase que você vai resumir o que você vai falar naquele parágrafo de desenvolvimento, mas lembre-se tem que estar de acordo com a tese.

    》A argumentação é a parte que você aprofunda o que disse na tese e no tópico frasal.

    》O exemplo é a parte que você o que disse, você pode comprovar usando: citações, dados estatísticos, frases de filósofos, sociólogos e dentre outras coisas.

    》Aí você encerra o parágrafo de desenvolvimento com a argumentação.

    》Lembre-se, também, de usar os conectivos ao longo de toda sua redação.

    ▪︎Essa estrutura serve para os dois desenvolvimentos.

    ▪︎Estrutura da conclusão: aqui você resolve os problemas que você disse nos desenvolvimentos de acordo com essas perguntas.

    1) O que fazer ?
    2) Quem fazer ?
    3) COMO fazer ? Detalhe
    4) Qual a finalidade ?

    Qualquer coisa estou à disposição. Pode me procurar no WatsApp: (82) 981435224 eu posso ajudar com redação se ele quiser. Estou no aguardo.

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  2. Oi, tudo bem? Eu não tenho o hábito de corrigir modelos de redação sem ser o do NEM mas irei tentar.
    Expressão (coesão e modalidade): Há alguns erros ortográficos básicos que podem ser eliminados ao se revisar com atenção a redação, tente ler em voz alta para ver se tal palavra ou frase não ficará “estranha”, isso pode ajudar com a questão da pontuação que também foi deixada de lado, como a ausência de algumas vírgulas. Acho que a conclusão ficou com muita cara de introdução, era melhor não ter falado que as armas de fogo tem pontos negativos, pois não vai ter como desenvolver isso mais.
    Nesse caso eu também acho que você deveria ter desenvolvido apenas o lado bom ou o lado ruim, pois responderia melhor a pergunta do tema.
    Ainda assim, você não fugiu do tema, e não negligenciou a estrutura da redação.
    Nota: 30/50

    Espero ter ajudado, desculpe por qualquer erro, realmente não estou familiarizada com esse tipo de redação.

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  3. boa tarde!! tudo bem?

    INTRODUÇÃO: Achei muito legal a citação de um filosofo na redação, porem senti bastante falta das virgulas. Também achei que teve uma fixação muito grande na ideia de explicar o significado da citação, e que em vez disso, poderia haver uma colocação maior sobre o tema em si.
    DESENVOLVIMENTO: quando é apresentado um ponto positivo e outro negativo sobre o argumento o texto fica meio confuso, e acho que seria melhor apresentar apenas os fatos a favor do seu pensamento.
    CONCLUSÃO: na conclusão ocorreu o mesmo erro do desenvolvimento, pois é citado que a liberação de armas de fogo pode ser positiva, porem tbm negativa, e acredito que escolher apenas um lado (positivo ou negativo) e defende-lo é o melhor a se fazer.

    OBS: eu não tenho conhecimento sobre redação para avaliar a redação de ngm ok, peço perdão desde já caso tenha cometido algum erro, e espero que tenha te ajudado :)

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