Sabe-se que o agronegocio movimenta a economia brasileira ,mas algumas de suas práticas ao longo do tempo foram bastante prejudiciais ao meio ambiente e e a saúde da população, como o uso de alguns agrotóxicos.
A aplicação de parte desses aditivos estava proibida ,mas foi liberada recentemente. O que acarretara manifestações dos brasileiros.Onde isso se torna uma grande preocupação e o governo diz .” a maioria dos produtos aprovados já são usados no país. ”
O Ritmo de liberação atual é o maior já documentado pelo ministério da Agricultura,que divulga números desde 2005. A quantidade de pesticidas vem aumentando significantemente nos últimos 4 anos ,onde os manifestantes e ativistas que defende a saúde e dizem que mais veneno está sendo “empurrado” a revalia para a população.
Por outro lado,o governo e a indústria argumentam que o número de registros aumentou porque o sistema ficou mais eficiente ,embora a quantidade de substâncias novas aprovadas é mínima e a ministra da agricultura tereza cristina diz “são. Produtos genéricos,trazendo diminuição de preço “,mais o meio ambiente e a saúde não reagem assim.
Portanto,o que se deve fazer é investir nos pesticidas,mais não com exagero para que não prejudique o meio ambiente e a saúde do homem ,e também ingerir alimentos orgânicos, e o organismo não fique doente e reavaliar ao governo para que busque mais maneiras de matar as pragas sem que mate a vida das pessoas.
GeeovanaTavares
Você aborda muito bem o tema, porém há alguns erros de pontuação, verifique isso. Mas levando em conta outras coisas, está ótimo.
Proponha soluções para resolver os problemas citados no seu texto
Procure não se contradizer.
Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
Sua conclusão está ótima.
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 160. Erros gramáticos básicos.
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 160. Bom, mas sei que você é capaz de analisar contexto histórico, ou bases filosóficas para defender sua ideia principal.
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 160. Deve-se melhorar a organização dos fatos, lembrado que um parágrafo deve ter três estruturas básicas(início,meio e fim); ou seja, no mínimo três frase, um tópico frasal, um desenvolvimento e uma conclusão.
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 120. Estude conectivos, essas conexões tornarão sua redação mais lisa e coesa. [Vou deixar na correção uma lista de conectivos para você usá-la ao máximo; uma redação deve ser lisa e objetiva.]
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 120. Proposta de solução não correspondeu ao esperado; achei ela vaga e ampla, você deveria formulá-la de forma mais clara e objetiva. Lembre-se que a proposta é o lugar para você destrinchar O QUÊ deve ser feito, QUEM deve fazer, COMO deve ser feito e PARA QUÊ a medida deve ser adotada.
[720]
*DICA:* Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objetivo melhor. Você tem potencial.
Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.
Parabéns!!!!
Tchau!
E até a próxima!😁
SEGUE LISTA DE CONECTIVOS PROMETIDA:
_LISTA DE CONECTIVOS BÁSICOS_
*1. Prioridade e relevância*
Em primeiro lugar; antes de mais nada; antes de tudo; em princípio; primeiramente; acima de tudo; principalmente; primordialmente; sobretudo; a priori; a posteriori; precipuamente.
Exemplo: Primeiramente devemos atentar ao conceito de pluralidade cultural.
*2. Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão*
Então; enfim; logo; logo depois; imediatamente; logo após; a princípio; no momento em que; pouco antes; pouco depois; anteriormente; posteriormente; em seguida; afinal; por fim; finalmente; agora; atualmente; hoje; frequentemente; constantemente; às vezes; eventualmente; por vezes; ocasionalmente; sempre; raramente; não raro; ao mesmo tempo; simultaneamente; nesse ínterim; nesse meio tempo; nesse hiato; enquanto, quando; antes que; depois que; logo que; sempre que; assim que; desde que; todas as vezes que; cada vez que; apenas; já; mal; nem bem.
Exemplo: Logo após sair da aula, Bianca teve um encontro com Arthur.
*3. Semelhança, comparação ou conformidade*
Igualmente; da mesma forma; assim também; do mesmo modo; similarmente; semelhantemente; analogamente; por analogia; de maneira idêntica; de conformidade com; de acordo com; segundo; conforme; sob o mesmo ponto de vista; tal qual; tanto quanto; como; assim como; como se; bem como.
Exemplo: De acordo com as ideias de Darcy Ribeiro, o povo brasileiro é muito diverso.
*4. Condição ou hipótese*
Se; caso; eventualmente.
Exemplo: Caso chova essa tarde, não iremos na academia.
*5. Continuação ou adição*
Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.
Exemplo: Suzana foi professora na Universidade de Minas Gerais no período da Ditadura Militar. Além disso, foi coordenadora do Departamento de Artes vinculado à Secretaria de Cultura do município de Belo Horizonte.
*6. Dúvida*
Talvez; provavelmente; possivelmente; quiçá; quem sabe; é provável; não certo; se é que.
Exemplo: É provável que Tomás não venha trabalhar hoje.
*7. Certeza ou ênfase*
Por certo; certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; sem dúvida; inegavelmente; com certeza.
Exemplo: Certamente Cecília esteve envolvida no caso de roubo.
*8. Surpresa ou imprevistos*
Inesperadamente; de súbito; subitamente; de repente; imprevistamente; surpreendentemente.
Exemplo: De repente vimos o dono da empresa nas galerias de arte.
*9. Ilustração ou esclarecimento*
Por exemplo; isto é; ou seja; aliás.
Exemplo: Os estudantes poderão utilizar diversos locais da faculdade durante o evento, ou seja, o anfiteatro, a biblioteca, o refeitório e o pátio.
*10. Propósito, intenção ou finalidade*
Com o fim de; a fim de; como propósito de; com a finalidade de; com o intuito de; para que; a fim de que; para; ao propósito.
Exemplo: Com o intuito de ganhar mais votos para as eleições, Joaquim divulgou muito seu trabalho.
*11. Lugar, proximidade ou distância*
Perto de; próximo a ou de; justo a ou de; dentro; fora; mais adiante; aqui; além; acolá; lá; ali; este; esta; isto; esse; essa; isso; aquele; aquela; aquilo; ante, a.
Exemplo: Eles viveram muitos anos próximos da Catedral, no centro da cidade.
*12. Conclusão ou resumo*
Em suma; em síntese; enfim; em resumo; portanto; assim; dessa forma; dessa maneira; desse modo; logo; pois; assim sendo; nesse sentido.
Exemplo: Em resumo, podemos notar o aumento das taxas alfandegárias durante o período apresentado.
*13. Causa, consequência e explicação*
Por consequência; por conseguinte; como resultado; por isso; por causa de; em virtude de; assim; de fato; com efeito; tão; tanto; tamanho; que; porque; porquanto; pois; já que; uma vez que; visto que; como (no sentido de porquê); portanto; que; de tal forma que; haja vista.
Exemplo: O aquecimento global tem afetado diretamente o ser humano e os animais. Como resultado, temos a extinção de muitas espécies.
*14. Contraste, oposição, restrição, ressalva*
Pelo contrário; em contraste com; salvo; exceto; menos; mas; contudo; todavia; entretanto; no entanto; embora; apesar de; ainda que; mesmo que; posto que; ao passo que; em contrapartida.
Exemplo: Embora o Brasil seja um país diverso, podemos encontrar singularidades em muitas regiões do país.
*15. Ideias alternativas*
Ou…ou; quer…quer; ora…ora.
Pyago
Competência 1
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. *80* Pontos
Competência 2
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. *120* Pontos
Competência 3
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. *80* Pontos
Competência 4
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. *80* Pontos
Competência 5
Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. *40* Pontos
Dicas: evite o uso de Polissíndeto
Procure
Tenha foco na defesa da tese
Proponha soluções para resolver os problemas citados no seu texto
Procure não se contradizer
TayLopes44
Sua redação esta muito boa, só o excesso de virgulas desnecessárias e o “mais não com exagero”, seria “mas”, mas esta muito boa.
Tem alguma erros de pontuação,mas uma coisa que ajuda muito a evitar isso é ler bastante, e faça flash cards de regrinhas, também tenho um pouco de desatenção com pontuação,mas os flash cards estão me ajudando bastante.
Luise
Domina bem a escrita tal coisa que podemos considerar, mas pq seu texto tem 5 parágrafos?
Quando vc usar ou/e não precisa usar Virgulas, ou é ou ou é outro.
Tente usar mais conectivos para ficar mais elegante e aumentar suas chances além disso, usar mais repertório cultural
Boa conclusão
Espero ter ajudado