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Leitura na Juventude: Os caminhos na era da informação

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De acordo com o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Observa-se então a importância da leitura na vida do ser humano pois, expande o conhecimento além de aprimorar sua fala e escrita. No entanto, o hábito de ler não tem sido presente no cotidiano das pessoas, sobretudo dos mais jovens, principalmente devido aos avanços na era da informação. Sendo assim, é importante entender as origens e os efeitos desse problema.

A princípio, cabe destacar que as causas da falta de leitura na juventude está fortemente vinculada à evolução da tecnologia e das mídias digitais. Isso se deve ao fato de as redes sociais serem priorizadas na maior parte do tempo no cotidiano dos jovens, o que ocasiona o desinteresse em ler. Essa situação é percebida através de uma pesquisa realizada pela “Agência Brasil” que apontou a queda de 14% no número de leitores, além do aumento do uso da internet e aplicativos como o WhatsApp, que teve um aumento de 19%. Com isso, infere-se que o uso das redes sociais tem sido um obstáculo para a prática da leitura na rotina dos mais novos.

Ademais, as consequências do impasse são graves e infelizmente tem atingindo a maioria dos jovens que não leem, como por exemplo: problemas na escrita, na fala e dificuldades de raciocínio e criatividade. Isso acontece porque, segundo com o filósofo inglês Francis Bacon: “A leitura torna o homem completo a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão”. Desse modo, é fato que a ausência de leitura na juventude justamente o contrário do citado por Bacon
pois, provoca prejuízos no desenvolvimento intelectual, e futuramente pode até mesmo influenciar negativamente a carreira profissional do indivíduo.

Portanto, atitudes precisam ser tomadas a fim de encontrar caminhos para o exercício da leitura pelos jovens nesta era da informação. É necessário que o Ministério da Educação (MEC), em conjunto com as instituições de ensino, promova ações de incentivo à leitura e a inclusão desse hábito no dia a dia dos estudantes, por meio de debates e palestras sobre a importância de ler, com intuito de despertar o interesse dos jovens para esta prática indispensável. Para que a leitura seja um hábito frequente na vida dos mais novos mesmo em meio a era tecnológica.

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4 Correções

  1. Olá! Não sou expert em redação, mas conforme critérios do Enem, vejamos:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa. … Bom! Atenção com o emprego das vírgulas.
    Compreensão da proposta de redação. …Bom!
    Seleção e organização das informações. … Bom!
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. … Bom!
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos… Regular. Sugere-se conhecer melhor nossa legislação, tanto os direitos, quanto os deveres. Desvios de finalidades dos entidades do Estado, além de contravenção penal ou administrativa, podem infringir o Artigo 8 da declaração universal dos direitos humanos: “Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela Constituição ou pela lei.”

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  2. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 200
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto200
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 160
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
    C5. Respeito aos direitos humanos 160
    nota: 880
    não desista, a nota 1000 está cada vez mais próxima!

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  3. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    ” De acordo com o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Observa-se então(1)a importância da leitura na vida do ser humano pois, expande o conhecimento além de aprimorar sua fala e escrita. No entanto, o hábito de ler não tem sido presente no cotidiano das pessoas, sobretudo dos mais jovens, principalmente devido aos avanços na era da informação. Sendo assim, é importante entender as origens e os efeitos desse problema(2).”
    1- coloque uma vírgula
    2- explicite a tese
    Bom repertório sociocultural : legitimado, pertinente ao tema e produtivo.
    Problematização também está ok

    Desenvolvimento 1
    Falta marca de autoria na sua argumentação.
    Além disso, esse parágrafo ficou um pouco estranho, colocar o repertório depois da explicação do problema tornou sua argumentação pouco consistente

    Desenvolvimento 2
    Aqui, está um pouco melhor que o D1 mas, prime pela seleção de ideias que, nesse caso, seria colocar apenas uma consequência do problema e desenvolvê-la ao longo do parágrafo. Sem isso sua argumentação fica muito genérica e pouco consistente.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/ modo ok
    Detalhamento ( inexistente)
    Finalidade ok
    Notas
    C1- 200
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 160

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  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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