Aprendiz

Leitura na juventude: desafios na era da informação.

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Se possível, corrijam estilo Enem dando notas a cada uma das competências, obrigada <3

 

Conforme Immanuel Kant, filósofo alemão, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Acerca dessa premissa, é notório que o desenvolvimento intelectual do indivíduo está intrinsecamente ligado à absorção de informação e aprendizado, como por exemplo manter um hábito de leitura. Entretanto, configura-se, na atual conjuntura brasileira, um déficit em relação à prática de leitura na juventude em razão da insuficiência de incentivo e desvalorização desse artifício.
Precipuamente, vale destacar a necessidade de estímulo por parte dos jovens. Nesse contexto, o programa “Leia para uma criança”, promovido pelo banco Itaú, difunde os benefícios trazidos pelo exercício de leitura constante – desenvolvimento do senso crítico, estimulação da criatividade etc – como forma de encorajamento à adoção da prática. Contudo, a escassez de campanhas incentivadoras como esta, juntamente à atuação deficitária dos pilares básicos na formação do indivíduo – a família, a escola e o Estado – em atiçar esse costume, caracterizam um triste cenário de negligência e inércia do tecido social para com o problema.
Em segundo plano, é imprescindível atentar à depreciação crescente sofrida pela leitura. Sob esta óptica, a série norte-americana “Black Mirror” expõe como o avanço da tecnologia afeta o comportamento das pessoas no dia-a-dia. Sob este viés, a relação de dependência entre a atual geração Z e os meios de comunicação modernos propicia o desafeto para com os artefatos “antiquados”, como o livro de papel, e substituição desses por peças eletrônicas. Desse modo, causa-se um desabono da maneira convencional de ler e, por conseguinte, a ampliação do menosprezo para com a leitura em si.
Portanto, é mister que os entraves tangentes à leitura na era da informação sejam mitigados. Urge que o Estado, por intermédio da mídia e das órgãos escolares, invista em políticas públicas que proponham a difusão e disseminação do exercício da leitura por meio de uma abordagem adaptada ao âmbito moderno hodierno, ou seja, relacione a tecnologia com os velhos costumes, possibilitando o uso de leitores digitais – os e-readers, além de colaborar com investimento monetário e moral com tais instituições. Dessa maneira, a educação transformará o cenário brasileiro afetado por esse imbróglio, como foi proposto por Kant.

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3 Correções

  1. competencia 1: conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal – 200 (houve dois erros um de escrita e outro por pontuação mas esse número não faz com que sua nota vá para 160)

    COMPETENCIA 2- o participante do Enem deve compreender a proposta da redação para desenvolver seu texto de forma coerente, e demonstrar seu repertório cultural, utilizando informações de diferentes áreas de conhecimento. – 200 pontos

    competencia 3 – argumentação – 200

    competencia 4 – coesão – 200

    competencia 5 – conclusão – 200

    total: 1000 pontos

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  2. (Competência 1) 160 Primeiro paragrafo: ” ,como por exemplo” faltou uma vírgula “,como, por exemplo”, deficit não tem acento
    Segundo paragrafo: Aconselho a mudar “etc” por “entre outros”, “como forma de ” é uma expressão prolixa é melhora substituir por “para”
    Terceiro paragrafo: “óptica” de acordo com o novo acordo ortográfico é “ótica”, melhor mudar dia-a-dia por cotidiano
    Quarto paragrafo: mister é um estrangeirismo, ” das órgãos” erro de concordância de gênero , “e-readers” é um estrangeirismo.
    (Competência 2) 200 Excelente domínio do texto dissertativo argumentativo e apresenta repertório produtivo.
    (Competência 3) 200 ótimo projeto de texto, muito bem organizado.
    (Competência 4) 160 Articula bem em partes do texto com poucas inadequações
    (Competência 5) 160 faltou a finalidade e o final da proposta a pesar de ter retomado a citação anterior ficou difícil de compreender.
    Obs.: cuidado com estrangeirismos
    Total: 980
    Parabéns

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  3. ✔️ Ótimo texto. A principio li e reli para ver se tinha algo que eu poderia ajudar. Mas alguns pontos me chamaram atenção
    ✔️ ”Urge que o Estado” EVITE ESSE TIPO DE CONTRUÇÃO. O ESTADO NÃO É UMA COISA ÚNICA E UNIVERSAL. ELE SE SUBDIVIDE EM ESFERAS DO PODER. SABER E DIZER QUAL ESFERA VAI AGIR E COMO VAI AGIR , PODE ALAVANCAR AINDA MAIS SUA NOTA NO REPERTÓRIO. TEM UM CADERNO TEMÁTICO ÓTIMO QUE FALA SOBRE ESSE CASO ”O estado deve”, desaconselhando a quem quer utilizar dessa forma na redação. Nesse caso, você defende a ideia de investimento em políticas públicas, passando a ideia de cria-las. Logo, estamos falando da esfera legislativa.
    ✔️ ”Dessa maneira, a educação transformará o cenário brasileiro afetado por esse imbróglio, como foi proposto por Kant.” FEZ

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