Leitura na juventude: desafios da era da informação

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    Na obra literária “A menina que roubava livros” escrita por Markus Zusak, a protagonista, Liesel vive no cenário da Segunda Guerra Mundial, na qual, queimavam-se os livros como uma forma de “limpeza” para alienar a população, no entanto, a protagonista, rouba livros para ter uma fonte de conhecimento em meio a catástrofe que vivencia. Atualmente, a escassez de acesso à literatura não é um problema, entretanto, devido à massiva informação de obras literárias substitui-se a necessidade de lê-las. Nesse contexto, convém analisarmos as causas e consequências deste fenômeno.

Primeiramente, podemos pontuar a existência de diversos blogs e sites que realizam o resumo de livros, principalmente de literatura brasileira, que consequentemente resultam em os estudantes deixarem de ler as obras completas devido ao fácil acesso de encontrar as respostas chaves para suas atividades escolares. Segundo a educadora brasileira Fanny Abramovich, a leitura implica numa prática básica e fundamental para o aprendizado, que não se substitui, devendo-se ser incentivada na atual era digital que a torna ainda mais acessível. Todavia, essa realidade contextualizada é desmotivada pelos próprios recursos tecnológicos.

Em segundo lugar, diante do fato apresentado, a falta de leitura mesmo havendo aparatos suficientes para a mesma, implica em consequências à juventude brasileira. Na qual, transforma uma sociedade contemporânea em alienada, sem senso crítico, com dificuldades criativas e de desenvolvimento. Contudo, mesmo nesse cenário alarmante em que o país está em relação à leitura e os jovens, não se tem em vista métodos que auxiliem na valorização da literatura.

Torna-se evidente, portanto, que convém ao Ministério da Educação intervir nesta problemática. Na qual, a partir de palestras que motivem principalmente a leitura de obras da literatura brasileira que irão enriquecer os jovens também no aspecto cultural e doação de livros adequados à faixa etária dos estudantes nas escolas públicas, irá auxiliar no processo dos mesmos a desenvolverem o hábito da leitura. O que resultará em um incentivo, contornando essa assim problemática, formando, uma sociedade mais rica intelectualmente que consegue desenvolver opinião própria.

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3 Correções

  1. C1=200
    C2=200
    C3=160 ( Atente-se à estruturação dos parágrafos para deixar a leitura mais fluída)
    C4=200
    C5=200
    Total=960…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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  2. 990, na minha opinião!
    atente-se ao uso dos pronomes de referencia. ”Mesmo” não é um pronome de referencia, substitua por ”eles” por exemplo.
    ótima aplicação de áreas do conhecimento
    bom uso de conectivos
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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  3. Oieee, espero que minha correção te ajude.

    INTRODUÇÃO:
    ▪︎Na obra literária “A menina que roubava livros” [1] escrita por Markus Zusak, a protagonista, [2] Liesel vive no cenário da Segunda Guerra Mundial, na qual, [3] queimavam-se [4] os livros como uma forma de “limpeza” para alienar a população, no entanto, a protagonista, [5] rouba livros para ter uma fonte de conhecimento em meio a catástrofe que vivencia. Atualmente, a escassez de acesso à literatura não é um problema, entretanto, devido à massiva informação de obras literárias substitui-se a necessidade de lê-las. Nesse contexto, convém analisarmos [6] as causas e consequências deste fenômeno.

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula.
    ▪︎2 e 3- Equívoco de vírgulas.
    ▪︎4- A expressão “queimavam-se” dá o sentido que os próprios livros se queimavam. O correto é “queimavam”.
    ▪︎5- Cuidado com repetições, principalmente próximas. Substitua a segunda repetição de “protagonista” por “personagem”, pois quando você usa já se refere à personagem principal.
    ▪︎6- Não use primeira pessoa na redação, sempre seja formal. Use, nesse caso, “analisar”.

    DESENVOLVIMENTO 01:
    ▪︎Primeiramente, podemos [1] pontuar a existência de diversos blogs e sites que realizam o resumo de livros, principalmente de literatura brasileira, que [2] consequentemente [3] resultam [4] em os estudantes deixarem de ler as obras completas devido ao fácil acesso de encontrar as respostas chaves para suas atividades escolares. Segundo a educadora brasileira Fanny Abramovich, a leitura implica numa prática básica e fundamental para o aprendizado, que não se substitui, devendo-se ser incentivada na atual era digital que a torna ainda mais acessível. Todavia, essa realidade contextualizada é desmotivada pelos próprios recursos tecnológicos.

    Obs.:
    ▪︎1- Novamente, não use primeira pessoa na redação, sempre seja formal. Use, nesse caso, “pode-se”.
    ▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
    ▪︎4- O correto é “resulta”, pois tem que concordar com “a existência” que está no singular.
    ▪︎Você não fez o tópico frasal, – frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo. ▪︎Dica 01: no segundo período você deve explicar o tópico frasal, para isso, use: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada segundo parágrafo de desenvolvimento.
    ▪︎Dica 02: depois de ter explicado o tópico frasal com um dos conectores que eu passei acima, em outro período, apresente o repertório.
    ▪︎Dica 03: Por último, feche o parágrafo com um conectivo conclusivo e argumentando fechando sua ideia.
    ▪︎Seu parágrafo só teve 3 períodos, o ideal é fazer quatro, mas todos bem feitos.
    ▪︎Seu parágrafo está escasso de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, nesse, só teve um, que foi o “todavia”.
    ▪︎Argumente mais, pois os parágrafos maiores sempre são os dos desenvolvimentos, mostre para o corretor que você entende o tema, se aprofunde sobre ele.

    DESENVOLVIMENTO 02:
    ▪︎Em segundo lugar, diante do fato apresentado, a falta de leitura mesmo havendo aparatos suficientes para a mesma, [1] implica em consequências à juventude brasileira. Na qual, [2] transforma uma sociedade contemporânea em alienada, sem senso crítico, com dificuldades criativas e de desenvolvimento. Contudo, mesmo nesse cenário alarmante em que o país está em relação à leitura e os jovens, não se tem em vista métodos que auxiliem na valorização da literatura.

    Obs.:
    ▪︎1- Não use “mesma” pra retomar algo, pois serve para comparar algo e não para retomar.
    ▪︎2- Uso inadequado de “na qual”, pois essa palavra não é pra iniciar período. Use um conectivo.
    ▪︎Novamente reforço o que eu disse logo acima, no segundo período, você deve explicar aquilo que você coloca no tópico frasal.
    ▪︎Nesse parágrafo não teve repertório, se não traz, perde pontos na competência 3 e na 2, já que seu argumento não fica consistente e não usa o repertório que é avalido pela competência 2.
    ▪︎Teve pouca argumentação, você deve investir sempre nos seus parágrafos de desenvolvimentos, pois eles sempre são os maiores, entre 8 e 9 linhas.
    ▪︎Seu parágrafo está escasso de conectivos, em cada parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos dois conectivos, nesse, só teve um, que foi o “contudo”. Existe muitos outros: dessa forma, dessa maneira, desse modo, diante disso, diante dessa perspectiva, nesse sentido, nesse viés, nesse parâmetro, nesse contexto, outrossim, além disso.

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Torna-se evidente, portanto, que convém ao Ministério da Educação intervir nesta problemática. Na qual, [1] a partir de palestras que motivem [2] principalmente a leitura de obras da literatura brasileira que irão enriquecer os jovens também no aspecto cultural e doação de livros adequados à faixa etária dos estudantes nas escolas públicas, irá auxiliar no processo dos mesmos [3] a desenvolverem o hábito da leitura. [4] O que resultará em um incentivo, contornando essa assim problemática, formando, [5] uma sociedade mais rica intelectualmente que consegue desenvolver opinião própria.

    Obs.:
    ▪︎1- Uso inadequado de “na qual”, pois essa palavra não é pra iniciar período, além de ser uma repetição, cuidado com a competência 4, tá perdendo pontos a toa.
    ▪︎2- Ausência de vírgula.
    ▪︎3- Novamente, não use “mesmo” pra retomar algo, pois serve para comparar algo e não para retomar.
    ▪︎4- Ausência de conectivo.
    ▪︎5- Equívoco de vírgula.
    ▪︎Falou o “meio, detalhamento e finalidade”. Você sempre tem que deixar o marcador “por meio de” e “com intuito de”.
    ▪︎Nunca misture os elementos e sempre deixe bem claro:
    ▪︎1° passo: frase de efeito, não é obrigatório, mas recomendo.
    ▪︎2° passo: dizer qual será o agente.
    ▪︎3° passo: dizer qual a ação que o agente irá fazer.
    ▪︎4° passo: dizer o meio que essa ação ocorrerá.
    ▪︎5° passo: detalhar essa sua ação.
    ▪︎6° passo: dizer qual a finalidade, ou seja, o resultado esperado por essa ação.

    Nota:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 80
    Total: 560

    Qualquer coisa estou à disposição.

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