A leitura na atualidade se difere do passado, pois não se imaginava que um dia seria possível ler um livro que não fosse físico. Contudo, no Brasil Tem se tornado cada vez mais rotineiro o uso das plataformas digitais para o acesso a livros e informações. Sob esse viés, o avanço da era digital ao que se refere à prática de leitura ocasionar a dispersão da Leitura quanto ao desinteresse pela literatura.
Em primeira análise, o uso de uma tela como meio de leitura oferece riscos. Segundo o linguista Carlos Vogt, uso da internet para ler um livro aumentam o risco de limitação da Imaginação e dispersão da concentração. Nesse viés, embora facilidade ao acesso a um livro, as leituras na internet tende a ser mais rápida e há maiores chances do leitor ter um afastamento, de modo a que o aproveitamento da compreensão não seja total.
Outrossim, o uso da tela pode gerar o desinteresse pela literatura. Segundo o site Veja, pesquisas apontam que entre os estudantes de 14 e 16 anos é dez vezes menor as chances de ler um livro comparado ao uso do computador. Dessa maneira, fica claro que cada vez mais os jovens optam por outros entretenimento a lê um livro, como exemplo assistir um filme que na visão de muitos é algo prazeroso e rápido.
Destarte, é imprescindível que seja solucionado esses problemas. É necessário que o Ministério da Educação (MEC), em parceria com as escolas, incentivem a leitura fora das telas, por meio da distribuição de livros literários, e que façam debates sobre debates sobre os livros que propuseram os alunos a lê, com a finalidade de despertar o interesse e a imaginação das crianças e adolescentes.
Se possível corrijam de acordo com as competências do Enem, e dêem notas. Mas caso não tenha como, deixe o seu comentário que vai me ajudar muito. Desde já obrigada!
Juliagsant
Vou fazer uma correão gramatical pois não sei utilizar as correções do enem.
1° parágrafo:
“pois não” – utilizar este pois entre vírgulas pois está dando ideia de porque.
“de leitura ocasionar a dispersão da Leitura” – utilizar outra palavra para expressar um vocabulário mais amplo.
2° parágrafo:
“chances” – é uma palavra estrangeira, preferível a utilização de palavras da norma culta brasileira como: hipóteses.
“de modo a que” – não utilizar aquele artigo no meio desta sentença.
3° parágrafo:
“outros entretenimento” – utilizar a frase toda em apenas um tipo, apenas singular ou plural: outros entretenimentos ou outro entretenimento.
4° parágrafo:
“debates sobre debates sobre” – erro, possivelmente, de digitação. Motivo: dupla digitação da sentença.
“de livros literários, e que façam debates sobre os livros” – utilizar outra palavra para livros, assim demonstrará um vocabulário mais amplo