Leitura infantil

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O filme “Mãos talentosas: A história de Ben Carson”, dirigido por Thomas Carter, aborda as dificuldades vividas por Ben Carson, um menino negro e humilde que não tinha um bom desempenho na escola. Entretanto, quando sua mãe repara na biblioteca de seu patrão ela incentiva seu filho a ler pelo menos dois livros por dia, e assim começa os primeiros passos para seu brilhante futuro. De maneira análoga ao filme biográfico, muitas crianças não têm a leitura como hábito e consequentemente são afetadas pela sua ausência. Isso se deve, majoritariamente, pela negligência familiar e passividade governamental.

 

Nessa perspectiva, é fundamental salientar a importância que a família desempenha na construção do hábito de ler. Segundo a pensadora Elaine Sekimura: “Incentivar a leitura é a forma mais eficaz de disseminar cultura e valores, incitar a imaginação é despertar a criatividade”. Nesse viés, o incentivo à leitura nos lares brasileiros não é tido como cotidiano e a responsabilidade desse fato é delegada, na maioria dos casos, apenas ao âmbito escolar. Com isso, em consequência da negligência dos responsáveis, as crianças crescem sem entender a notoriedade dessa prática e não despertam a criatividade como enfatiza a pensadora.

 

Outrossim, é lícito postular a passividade dos governantes como impulsionadora desse revés. De acordo a Constituição Federal, promulgada em 1988, é dever do Estado assegurar à criança o direito à educação e cultura. Sob esse viés, o ínfimo investimento governamental voltado  para o aprimoramento das bibliotecas nas escolas públicas e livros acessíveis para essa faixa etária dificulta o contato das crianças com os acervos literários e gera uma deturpação no ideal da constituição, porque assim, tanto a cultura quanto a educação são negligenciadas.

 

Portanto, urge que medidas sejam tomadas para fomentar a leitura infantil. Sendo assim, o Governo Federal, na figura do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, deve realizar projetos de mídia, os quais visem mostrar a importância da prática de leitura no ambiente familiar. Isso pode ser feito por meio da participação de professores e psicólogos na exemplificação do poder revolucionário dos livros, a fim de despertar o interesse pela leitura não somente das crianças, mas de toda família. Ademais, o Ministério da Educação deve aprimorar o acervo literário, aumentando os investimentos destinados a reformas de bibliotecas públicas e compra de novos livros, com o intuito de deixá-las mais atrativas e com um acervo diversificado, fazendo assim, o público infanto-juvenil ser beneficiado e aprofundar no mundo da literatura. Dessa forma, como no filme “Mãos talentosas: A história de Ben Carson” as crianças serão privilegiadas com o poder transformador da leitura. 

Por favor, se puderem dar nota por competência. Obrigada!

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4 Correções

  1. Dhamarys Lorrayne, boa noite!
    Eu diria que a sua redação tem apenas algumas sombras de erros. Se os critérios permitissem e eu fosse um corretor profissional lhe daria NOTA: 999 :)
    Das redações que eu ousei “corrigir” a sua foi a melhor coloca até o momento. Seguindo os critérios a nota deve ser em múltiplos de 40.
    * Na sua redação você repetiu a palavra “viés”. Evite a repetição de palavras.
    * Onde você escreveu ” o público infanto-juvenil ser beneficiado e aprofundar no mundo da literatura”, acredito que ficaria mais coerente assim “o público infanto-juvenil se aprofundar no mundo da literatura e ser beneficiado”, o que você acha?
    Gostaria se possível a sua opinião sobre esta correção. Espero ter te ajudado nos seus estudos!
    NOTAS:
    1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; =200
    2) Compreensão da proposta de redação; =200
    3) Seleção e organização das informações; =160
    4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto; =200
    5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais. =200
    NOTA FINAL: 960

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  2. Olá, boa noite, irei avaliar a sua redação com base nas 5 competências do ENEM:
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    Em todo o texto, a norma culta é dominante(200).
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Trabalhou dois dos principais aspectos do tema.Demonstrou vasto repertório sociocultural, evidente na citação do filme, citação de autoridade e conhecimentos acerca da constituição de 1988.O texto foi desenvolvido de modo a obedecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.(200).
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Argumentos muito bem relacionados um com o outro, estando estritamente relacionados com as teses da introdução.Sem senso comum(200)
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Uso consistente dos recursos necessários para o desenvolvimento da argumentação.Todas as partes do texto muito bem relacionadas umas com as outras, dando uma continuidade importante para uma fácil compreensão da mensagem exposta.(200)
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Você desenvolve propostas pertinentes ao tema, mas no início você cita o governo, e apenas trabalha com a ideia de realizar projetos de mídia, mas quais projetos?.Após isso, você cita uma ação mais voluntária, que se enquadra com a primeira tese, mas ficou um pouco difícil relacionar os dois agentes.A proposta de intervenção para a segunda tese ficou muito bem desenvolvida.(200)

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  3. COMPETÊNCIA 1: 160, A PARTICIPANTE DEMONSTRA O DOMÍNIO NA NORMA CULTA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
    COMPETÊNCIA 2: 140, A PARTICIPANTE COMPREENDE A PROPOSTA DA REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ESPECÍFICOS.
    COMPETÊNCIA 3: 160, COMPREENDE SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÃO, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTO DE DEFESA.
    COMPETÊNCIA 4: 120, ELABORA POUCO CONHECIMENTO DE MECANISMO LINGUÍSTICO PARA CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO.
    COMPETÊNCIA 5: 200, ATENDENDO OS CRITÉRIOS A SEGUIR, A PARTICIPANTE APRESENTA A SUA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, ELABORA A PROPOSTA DE ACORDO COM O A REGRA E RESPEITANDO O DIREITOS HUMANOS.
    (TOTAL 780)

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  4. Olá, sua redação. Vc demonstrou que possui um repertório sociocultural.
    Sua proposta de intervenção, tá muito boa, vc colocou o agente, o que ele fazer, como vai fazer, e com que finalidade
    Porém, Atenção a repetição de mesmos vocábulos, utilize sinônimos ou substitua por pronomes.
    Vc está no caminho certo, com prática e esforço, será um candidato da redação nota 1000.

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