Iniciante

Leitura em tempos de tecnologia

  • 1

A ascensão da tecnologia na atualidade contribuiu para que o acesso à informação, de qualquer tipo mas especialmente a educacional, se democratizasse. Frustra constatar que, com isso, a falta do hábito da leitura acabou crescendo entre os jovens no Brasil, negligenciando todos os aspectos positivos que ler oferece.

É fundamental enfatizar, primeiramente, que o uso de “smartphones” é quase vicioso pela maioria dos adolescentes do século XXI, geralmente passando de 5 horas diárias. Posto isso, eles ficam acostumados com redes sociais e jogos, que não oferecem novos horizontes ou ampliação de vocabulário; a mídia social “Twitter”, por exemplo, apenas permite textos de 140 caracteres, acostumando seus usuários a esse limite. O documentário “Dilema das Redes” mostra que os grandes produtores de conteúdo digital manipulam as bolhas de informação, reduzindo a capacidade cognitiva de seus usuários de forma sutil, como por exemplo, pelos 140 caracteres.

Outrossim, segundo uma pesquisa feita pelo Retratos da Leitura, os brasileiros leem em média 2 livros ao ano, enquanto um adolescente europeu lê de 8 a 10 livros. Nesse cenário, pode-se notar que não há como construir uma sociedade melhor e mais instruída que a atual sem o conhecimento, passado a partir dos livros. Considerando as condições atual dos jovens brasileiros, é compreensível a falta de tempo ou motivação dos mesmos no momento de criar o hábito da leitura, tendo em vista que grande parte deles trabalha, estuda e cuida de tarefas domésticas, mas ainda assim isso precisa ser mudado.

É possível constatar, portanto, que a leitura é de suma importância para os adolescentes brasileiros. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as escolas, realizar clubes de livros e incentivar ao máximo  através de grupos nos meios de comunicação, a leitura como hábito e dever do estudante. Paralelo a isso, cabe aos produtores de conteúdo digitais influenciarem de forma positiva esse hábito, postando mais textos e dicas de livros. Assim, o Brasil poderá contar com uma sociedade mais instruída para o seu futuro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu nunca tinha corrigido uma redação, porém acredito que seja de estrema importância ficar claro que a intenção da revisão não é transformar a sua redação em uma obra prima, e sim que você aprenda sempre a dar mais de si própria.

    Sua redação foi ótima.
    Te daria uns 750 pontos.
    Excelente introdução.
    Um bom desenvolvimento.
    Foi uma ótima Conclusão, porém acredito que você pode melhorar.
    Ótimo domínio.
    Boa escrita.
    Nenhum erro ortográfico ( no meu ver) .

    • 1
  2. Sua redação foi ótima.
    Te daria uns 750 pontos.
    Excelente introdução.
    Um bom desenvolvimento.
    Foi uma ótima Conclusão, porém acredito que você pode melhorar.
    Ótimo domínio.
    Boa escrita.
    Nenhum erro ortográfico ( no meu ver)
    ———————————————————————————————————————————————————

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.