Leitura de uma sociedade correta

  • 3

    Sobre a perspectiva filosófica de Confúcio, não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Ademais, acreditava ser vital realizar de forma correta os procedimentos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Conquanto, hodiernamente, percebe-se um equívoco ao analisar a escassez do hábito de leitura entre os jovens, impedindo-os de ter contato com o conhecimento precioso proveniente dessa prática crucial para a formação humana. Dessa maneira, cabe avaliar os fatores que corroboram para esse quadro.

   Mormente, a falta de hábito está associada ao comportamento cada vez mais imediatista dos jovens contemporâneos. Em relação a essa premissa, nota-se que esse grupo de indivíduos estão crescendo em um período cuja as informações e dados tornaram-se mais fluídos e rápidos, sobretudo com a invenção da internet, redes sociais, telefones e afins. Sendo assim, eles possuem sua capacidade de interpretação e concentração reduzidas e atrofiadas à medida que consomem informações já prontas e de fácil acesso, havendo então um estranheza ao terem contato com livros e meios de comunicação de leitura mais erudita. Logo, a relação desses jovens com a leitura se torna superficial e pouco aprofundada, como definiu Zygmunt Bauman em sua “Modernidade Líquida”, relatando a fluidez e comportamento vago da população.

Outrossim, o baixo apoio familiar bem como o fraco estímulo para a leitura também influência essa problemática. De tal modo, conforme disse o escritor brasileiro Machado de Assis, ” o menino é pai do homem”, afirmando a tendência dos filhos em se espelhar nas ideias e condutas de seus genitores. Por essa razão, a criança que vive e se desenvolve em um lar desprovido de amparo familiar e sem uma figura que sirva de modelo para se empenhar nos estudos tem sue comportamento induzido ao descaso da leitura. Então, é evidente que o acompanhamento desses seres, desde a infância, passando pela juventude, até a fase adulta, é necessário para que através da rotina e disciplina, a prática da leitura se torne de fato um hábito.

Portanto, indubitavelmente, ações são cruciais para propagar um gosto e apego à leitura entre os jovens. Para incentivar esse costume e torná-lo mais prazeroso ao público, urge que o Ministério da Educação crie uma feira de livros presente em cada cidade do país, com fito de estimular uma leitura dinâmica e lúdica entre a juventude. Isso pode ser feito através de acordos com os governos municipais e as escolas de cada região, além disso, por meio da elaboração de uma plataforma digital que permitam aos jovens se cadastrarem e compartilharem os conhecimentos adquiridos com a leitura de seus livros e demais fontes, favorecendo a interação e a mobilização entre eles. Somente assim será possível solucionar esse entrave e, logo, estabelecer uma sociedade de acertos baseada em Confúcio.

Compartilhar

1 Correção

  1. introdução: ótimo, mas um pouco extensa.

    desenvolvimento 1: cuidar o uso de linguagem extremamente rebuscada e logo em seguida uma muito comum, estabelecer um padrão, nem palavras muito difíceis nem muitos fáceis.

    desenvolvimento 2: muito bem argumentado, mas segue o pensamento que eu desenvolvi para o desenvolvimento 1.
    sue= seu

    conclusão: é necessário que você realize uma proposta de intervenção para cada tema discutido, cada tese. Uma só proposta não compete de forma adequada. Também, elas devem ser algo que de fato possa ser realizado, você deve levar em conta as condições de miséria e pobreza do Brasil; em locais que nem há água como pode haver feiras de livros em cada município??

    * cuide o tamanho de seus parágrafos. Todos eles são muito extensos para o modelo ENEM.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.