Iniciante

Leitura, A Porta Para o Mundo

  • 0

Paulo Francis, jornalista e escritor brasileiro uma vez disse: “Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.” O poder de transformação da leitura não está apenas no prazer que a leitura fornece. Contudo, sim, no poder de se posicionar, entender e conhecer assuntos diversos. Uma pessoa que pratica a leitura e escrita, se retira da linha que a sociedade a coloca, e debuta a pensar e agir de sua própria maneira. No entanto, a falta de acesso a livros, artigos e outros, não permite que todos sejam beneficiados com tal poder.

De acordo com o político brasileiro Rodrigo Moraes,“Através da informação você é manipulado se não tiver o conhecimento. Devemos tomar mais consciência da importância de uma boa leitura, pois somente ela pode nos permitir o conhecimento.” Além disso, o poder da leitura possibilita o acesso a infinitas informações. Sendo assim, uma pessoa que lê, é uma pessoa bem informada, que amplia suas competências e que possui suas próprias opiniões e conceitos sobre tudo. Dessa forma, ler não é apenas compreender as palavras da língua portuguesa, é o poder que um indivíduo tem de enxergar por através da porta que é posta sobre si e ter aptidão para conhecer a verdade.

Assim sendo, Paulo está certo quando diz que alguém que não lê será para sempre um servo. Um servo de seu pequeno mundo que não se abre ao universo de informações que existe hoje. Por outro lado, há uma grande falta de apoio por parte do governo, o que causa a falta de livros juvenis nas escolas, ausência do hábito de leitura nos lares e desvalorização da leitura por parte da população que não vê necessidade de ler, uma vez que nunca lhe foi mostrado o valor que a leitura fornece.

Torna-se evidente, portanto, que a leitura exerce grande peso na vida pessoal, acadêmica ou profissional. Contudo, muitos não têm acesso, nem interesse em ler. Para que isso mude, O Governo e a própria sociedade deveriam investir em projetos de incentivo à leitura, nos ambientes escolares, e profissionais como a distribuição de livros e grupos de leitura de modo a não só ler, mas também expor suas ideias e opiniões. Afinal, ler é um dom que muitos possuem, mas que pouco sabem usar. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiee
    Gostei da sua redação e achei coerente suas falas …
    Achei a estrutura e forma com que escreveu o texto super boas. Uma leiga nesse assunto (como eu )passaria a entender muito mais…
    Acho que suas citações deveriam ser mais claras assim como o colega citou acima… mais de resto achei extremamente boa… Parabéns

    • 0
  2. INTRODUÇÃO: gostei da sua tese, mas adicionaria mais uma para conseguir discorrer sobre elas nos dois desenvolvimentos. Os períodos não foram tão bem separados, eu faria assim: “O poder de transformação da leitura não está apenas no prazer que a leitura fornece, mas, no poder de se posicionar, entender e conhecer assuntos diversos, assim, uma pessoa que pratica a leitura e escrita, se retira da linha que a sociedade a coloca, e debuta a pensar e agir de sua própria maneira”. Vê o que acha :)
    D1 e D2: mesclei a correção dos dois desenvolvimentos pelo fato de que você também mesclou os seus. Você continua seu argumento do D1 no D2, isso traz uma sensação de falta de repertório, procure fechar seu argumento em apenas um parágrafo e trazer outro no próximo, te trará mais repertório. Além disso, procure apresentar seus argumentos na sua tese, você disse que o problema era a falta de acesso aos livros mas depois diz que na verdade e a falta de conhecimento da importância da leitura, só depois retoma sua tese inicial, apenas no fim do D2, poderia discorrer mais sobre ela, tinha tanto futuro.
    CONCLUSÃO: especifique mais seu agente, o “Governo”? Quem? O MEC? O poder judiciário? Entende? No mais, bom detalhamento, procure usar mais agentes também, enriquecerá sua conclusão. Além do mais, finalize-a retomando sua tese, dará um ar de quem sabe realmente o que está fazendo.
    Não sou especialista, mas essas foram os meus pontos. Ademais, está no caminho certo. Parabéns e bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.