Iniciante

Lei de cotas no ensino público

  • 0

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU, sendo também um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, toda pessoas tem direito a educação. Infelizmente, no Brasil, um dos motivos para que isso não se concretize é a desigualdade de ensino. Para isso, a lei de cotas foi criada, porém muitos não sabem da importância que ela tem na sociedade, discordando da sua utilização.
Ademais, é notório, a diferença existente entre o ensino público e privado. Alunos de que escolas particulares, geralmente, estão mais preparados para os vestibulares que os do ensino público. Isso se deve, ao acesso de oportunidades que a minoria pode comprar. A lei de cotas, reserva no mínimo cinquenta por cento das vagas das universidades, trazendo auxílio aos estudantes que são prejudicados pela desigualdade.
Além disso, muitos não concordam com a utilização das cotas. De acordo com o presidente da república Jair Bolsonaro, elas reforçam o preconceito e são equivocadas. Essa postura, pode influenciar os cidadãos brasileiros que não buscam informações e acaba “mascarando” o problema presente no país.
Com tudo, soluções devem ser tomadas para que a população conheça utilização da lei de cotas. O governo, deve se conscientizar atentar-se aos dados de alunos que precisam desse recurso para ingressar a faculdade. Também, o Ministério da Comunicação, deve investir em propagandas que divulguem alunos que usufruíram desse benefício. Elas devem passar na televisão, redes sociais, mídias em geral, para que todos tenham acesso a essa informação e conheçam o seu funcionamento.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu gostei muito da sua redação. Você tem bons argumentos e conhecimento do assunto, só faltou estruturar melhor. Identifiquei também alguns erros de concordância e pontuação. Cuidado com os conectivos, você usou “ademais e além disso” no segundo e terceiro parágrafo, respectivamente, ambos significam a mesma coisa, ou seja, ficou redundante. Gostei das suas teses, a desigualdade de ensino e o desconhecimento da população sobre a importância que as cotas têm na sociedade, só achei que poderia ter aprofundado melhor, colocando um repertório sociocultural, por exemplo. E por fim a sua conclusão teve boas propostas, mas faltou o modo como seriam efetivadas. Continue praticando.

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Vamos lá. Sua redação está muito boa para quem é iniciante.
    Introdução: O repertório está ok, bem articulado e se encaixou bem com a temática. Poderia ter articulado melhor a sua tese, desenvolver mais as problemáticas.
    Dsenvolvimento 1: O desenvolvimento 1 está bom porém um pouco desenvolvido. Senti falta de um fechamento da ideia principal do parárafo. O uso dos conectivos estão bons.
    Desenvolimento 2: Pouco desenvolvido a ideia central. Faltou explicar mais sobre a ideia do presidente Jair Bolsonaro e ligar com a frase seguinte. Também faltou um fechamento do parágrafo.
    Conclusão: A conclusão está incompleta. Você usou 2 agentes e não expecíficou o que ele tem que fazer. Faltou utilizar: por meio, a fim, com o intuíto. Está muito pouco desenvolvido.

    Dicas: É bom quando você cita repertórios ao longo da redação, você retomar ele na proposta de intervenção;
    Escrever logo na introdução as problemáticas que você vai desenvolver nos desenvolvimentos, e na conclusão uma prosposta de intereção para cada desenvolvimento.
    Sempre iniciar uma ideia, desenvolver ela e concluir. Usar eemplos, dados, repertórios para exemplificar o que você argumentou é ótimo!

    Competência 1: 140
    Competência 2: 100
    Competência 3: 100
    Competência 4: 140
    Competência 5: 120

    Nota: 600

    Parabéns, continue escrevendo bastante!!
    Obs: Não sou corretora profissional, apenas uma estudante que ama redação!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.