Iniciante

Legalização do aborto

  • 1

Todos temos uma opinião própria sobre a legalização do aborto, alguns concordam e outros não. Mas cada um de nós temos uma visão diferente, ter em mãos um assunto tão delicado que decide a vida de uma pessoa não é nada fácil, porém é necessário saber os dois lados. É claro, existem casos e casos. Por exemplo muitos dizem que o aborto deve ser legalizado para mulheres que passam pelo abuso sexual. Pois ao ter aquele bebê não planejado podem lembrar do acontecimento inapropriado, e entrar em uma profunda depressão. E que mulheres que engravidam por falta de proteção não tem o direito de abortar, porque a criança não tem culpa dos seus supostos pais não terem se protegido. Mas vamos pensar um pouco mais sobre os dois lados. A criança que veio do abuso sexual tem culpa de ter sido feita em um abuso sexual? E a criança que foi feita por falta de proteção, tem culpa de seus supostos pais serem claramente irresponsáveis? A resposta correta certamente é NÃO. A criança feita por abuso sexual e a criança feita por falta de proteção não tem culpa do acontecimento inapropriado. E se os supostos pais dessas crianças não tiverem prontos para ter um bebê? Acredito que o suposto pai da criança feita pelo abuso sexual não ajudara a suposta mãe tomar conta desse bebê, acredite não é uma tarefa nada fácil. E se os supostos pais do bebê feito por falta de proteção, não teve a responsabilidade de pensar nas consequências de seus atos totalmente irresponsáveis imagina para criar uma criança. Será que um bebê puro e inocente merece vir ao mundo para não ser bem cuidado e não ter o amor e o carinho que precisa? Fora que temos também gravidez na adolescência o que no contexto atual acontece muito, e na maioria das vezes os jovens optam pelo aborto. Mas será mesmo que dois adolescentes que supostamente não consegue cuidar deles mesmo, vão conseguir dar tudo que uma criança não planejada precisa? Por isso digo que a legalização do aborto deve ser muito bem pensada, pois ela tem seus lados negativos porem existem muitas partes negativas. Mas também o aborto não é a única opção, podemos dar a oportunidade de um bebê ter uma vida com pais adotivos. Então o assunto tem que ser muito bem pensando pelos supostos pais do bebê e deixar um pouco de lado o que a sociedade acha o que devemos ou não fazer. Nunca sabemos o verdadeiro motivo de uma mulher escolher o aborto. Tem muitos motivos dolorosos, por isso uma vez que acontece de uma mulher optar pelo aborto não podemos sair julgando, sem ter o senso de pensar um pouco no que pode ter acontecido. Então pense bem antes de julgar ou tomar uma decisão. Não esqueça que a vida de um bebê está em jogo.

Compartilhar

7 Correções

  1. Olá gostaria de agradecer a todos que tiraram um tempo para corrigir, vou ler todos com muita atenção e seguir todos os conselhos. pois preciso muito me dar bem em relação a redações. logo logo postarei outra redação e espero que me ajudem novamente. Acho um pouco complicado quando se trata de redações, mas acredito que possa melhorar. eu não tenho muita experiência com redações , nem imaginava sobre os parágrafos. então muito obrigada novamente.

    • 0
  2. Sua redação está ótima, porém está escrita em apenas um paragrafo, o que faria você ZERAR, precisa de no mínimo 3 parágrafos, o tema está ótimo, está bem desenvolvias mas senti falta disso, até cansa quando ver, pois é um texto enorme sem pausas (Praticamente)
    Boa sorte, espero ter ajudado.

    • 0
  3. Iniciante aqui!

    Sua redação ficou como uma opinião e não como pede no enem, um texto dissertativo argumentativo. Não uso conectivos, o que dificulta a coerência do texto.
    Sua abordagem do tema ficou rala e deu pra perceber com as repetições de palavras.

    Como sou iniciante aqui. Então não vou dar uma explicação mais detalhadas. Pesquisa modelos de redações dos enem passados e tenta de novo

    • 0
  4. Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Houve muita repetição de palavras, pontos finais substituindo vírgulas e vice-versa. Não apresentou parágrafos. Isso tudo coube em 30 linhas?? Acredito que sua nota aqui seria 40, no máximo 80.
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Fugiu totalmente da estrutura do texto dissertativo-argumentativo! Sua tese não é apresentada nem no que seria um primeiro parágrafo e nem em parte alguma da redação. Não houveram argumentos sólidos, apenas a sua opinião e da sociedade no geral. O uso da primeira pessoa foi constante e não pode ocorrer. Observa-se muitos questionamentos, que devem ser evitados nesse modelo de texto. Não apresentou repertório. Acredito que você zeraria nessa competência…
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Não houve a defesa do seu ponto de vista, tampouco a apresentação de argumentos sólidos… Sua nota seria, no máximo, 40 pontos.
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Senti falta dos conectivos, creio que se você conseguiria entre 40-80 pontos.
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Não teve proposta de intervenção, então você zeraria…

    Acredito que você ou não utilizou o modelo de redação do ENEM ou não sabia sobre sua estrutura… Enfim, tudo é treino! Tenho certeza que você lendo esses comentários e os das outras pessoas vai só evoluir. Beijos

    • 0
  5. Olá Bianca.
    Bom, vamos por partes, primeiramente a sua redação não esta de acordo com um texto dissertativo-argumentativo, ela deveria ter uma introdução (preferencialmente apresentando o tema de maneira indireta), um desenvolvimento e uma conclusão, o que não há na sua redação. Você não usou teses, conectivos, nem a proposta de intervenção. Foi usado a primeira pessoa em sua redação e isso NÃO é aceito, tente utilizar a terceira pessoa (porque uma redação deve ser objetiva e impessoal). Como falei antes não tem teses ou seja não há o seu ponto de vista sobre o tema e nada mais importante do que defender seu ponto de vista num texto do tipo dissertativo-argumentativo. Já que próprio nome já indica que a argumentação é uma parte importante do texto. Assim, o texto deverá apresentar claramente a defesa do ponto de vista, usando claro uma boa estratégia argumentativa.
    CUIDADO COM OS ERROS DE PORTUGUÊS, há erros do tempo verbal, uso da virgula… Portanto, a melhor maneira de contornar essa situação é ler e escrever bastante e ainda, praticar exercícios sobre o tema.
    Uma dica para sua Proposta de intervenção é fazer as seguintes perguntas:
    QUEM VAI FAZER?
    O QUE VAI FAZER?
    COMO VAI FAZER?
    POR QUE VAI FAZER?
    Outra dica é tente fazer menos perguntas ao longo do texto, a menos que TODAS sejam respondidas.
    Bom, treine bastante, estude a estrutura do texto, e com o tempo você vai ter mais pratica e se sairá muito bem.
    Boa sorte!!!

    • 0
  6. Bom dia! Apesar de ter sido um texto muito bom, infelizmente não se enquadra no texto dissertativo-argumentativo pedido pelo ENEM. Mesmo assim, espero te ajudar com a estrutura. Primeiro de tudo faça a paragrafação correta, dando um pequeno espaço da margem a cada início de parágrafo. Não é permitido usar primeira pessoa do plural ou singular, o ideal é usar a terceira pessoa. O texto dissertativo é dividido em três partes e geralmente quatro parágrafos (um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão). Na introdução você precisa começar com uma contextualização (recomendo uma citação) e apresentar duas teses que serão desenvolvidas uma em cada parágrafo de desenvolvimento. No desenvolvimento você desenvolverá as teses e apresentará dados que comprovem sua verdade. Na conclusão você responderá às seguintes perguntas: Quem solucionará? O que o agente fará para solucionar? Como vai solucionar? Para que vai solucionar?
    essas são as minhas dicas, de resto precisa adicionar conectivos, eu recomendo não colocar tantas perguntas, você precisa solucionar erros de concordância, por exemplo, ao invés de “cada um de nós temos” deveria ser ” cada um de nós tem” já que se refere ao termo “cada um”.
    Anote essas dicas, você é muito boa escrevendo, só precisa de uns ajustes, não desista, prática leva à perfeição, continue treinando que a nota 1000 vem.

    • 0
  7. OLÁ, Bianca.

    Vamos lá, a estrutura do seu texto não está de acordo com um texto dissertativo-argumentativo. O correto é que seu texto apresente uma introdução, desenvolvimento e conclusão( com prpoposta de intervenção), isso não é encontrado na sua redação, Vc não apresentou as teses que seriam defendidas, não utilizou repertórios, nem conectivos e não apresentou a proposta de intervenção.
    Vc utilizou muito a primeira pessoa para escrever, tente ser mais imparcial, escreva o texto na terceira pessoa. Evite expressões como: temos uma opnião, cada um de nós, nunca sabemos…
    Reveja a ortografia da sua escrita, há erros quanto a concordância, uso de vígula, tempo verbal.
    Recomendo que vc não introduza perguntas ao longo do seu texto, a menos que vc responda a TODAS elas durante sua dissertação.
    Abordagem do tema de forma incompleta, poderia ter apresentado melhor as ideias, planeje antes de fazer a redação o que ficará em cada paragráfo, dê uma estudada no assunto ele é muito abrangente e, vc claramente tem uma opinião definida acerca, mas tente procurar opiniões diversas, além dos clichês.
    Estude a estrutura do texto e vc se sairá muito bem! Não desista nunca!

    Bjos!!!

    Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.