Legalização da maconha no brasil

  • 0

 

Não há como negar que a legalização da maconha no Brasil é um tema polêmico e delicado a ser discutido. O grande número de usuários e a contínua guerra ao tráfico vêm trazendo preocupações para os governos de diversos países ao redor do mundo. Diante disso, a discussão acerca do aumento da criminalidade, das medidas ineficientes de combate ao tráfico e das questões de saúde pública faz-se necessárias.

Inicialmente, deve-se destacar o aumento da criminalidade que essa medida pode acarretar, tendo em vista que a legalização da referida substância levaria à soltura em massa de criminosos em razão da abolição do crime, conforme o artigo 2 do código penal (CP). Bem como ao aumento no número de assaltos e furtos em razão da crescente elevação no número de viciados, os quais, sendo menos favorecidos, recorreriam ao crime como meio de consumir a droga.
Além disso, podemos considerar essa ação como uma medida ineficiente de combate ao tráfico, porque a instituição de uma legalização passaria a ser acompanhada da implementação de impostos por parte do governo, gerando encarecimento no preço da droga, na qual grande parte dos usuários recorreria ao tráfico local, como aconteceu no Uruguai. Segundo dados do país, 1 em cada 3 usuários compra a droga legalizada, e os demais adquirem diretamente de traficantes.

Em paralelo a isso, é possível acrescentar a questão da saúde pública. Os problemas causados pelo uso dessa substância, em especial por adolescentes, como a interferência na formação cerebral e a morte precoce de neurônios, podem levar a sérios problemas de saúde pública que podem sobrecarregar toda nossa estrutura do SUS.

Portanto, faz-se necessário um estudo minucioso, juntamente com debates amplos junto à sociedade, sobre a legalização da maconha e se realmente traria benefícios para o país.

 

Atenção!!

Pessoal, minha redação é voltada para concurso público, peço que avaliem como tal

Obrigado!

 

Compartilhar

7 Correções

  1. Bem, um ponto importante que vejo grande necessidade de destaque é a falta de argumentatividade em seu texto. Visto que o D1 está saturado de informações, sendo meramente expositivo e embora o D2 não esteja entupido de informações não há defesa dum ponto de vista. Para melhorar tal caso recomendo que ao escrever sobre um assunto antes de escrever se posicionar acerca e defender sua opinião de forma crítica e imparcial, uma forma de fazer tal que me agrada é iniciar iniciar os desenvolvimentos apresentando as problemáticas ou discussões acerca do tema, apresentar a defesa de minha tese e um aporte teórico em conjunto com uma crítica ou conclusão de pensamento; esse é apenas meu exemplo pode segui-lo, assim queira, ou desenvolver seu próprio.
    Outro ponto que notei durante a leitura de seu texto são os dados um tanto desconexos com o texto, sobre eles proponho que traga-os de forma a valorizar seu ponto de vista, sendo essa a forma a qual utilizo, para seu texto não se tornar exaustivamente informativo recomendo a utilização de no máximo três repertórios, tais tornam seu texto embasado com argumentos sólidos e precisos.
    Acerca de sua ortografia, bem não tenho autoridade intelectual ou conhecimento suficiente para julgar tais aspectos.
    Em suma, seu texto se apresenta de forma informativa, mais que argumentativa, se esse é seu ponto, lhe parabenizo, caso não, uma melhora é necessária, em outros pontos não vejo defeitos que sejam relevantes comentários acerca.
    Espero ter lhe ajudado.

    • 1
  2. Olá, Bolothay!

    Meu nome é Jane e vou tentar ajudar como posso. Fique atenta para avaliar e implementar somente o que fizer sentido para você, ok?

    INTRODUÇÃO:

    “[Não há como negar que a legalização da maconha no Brasil é um tema polêmico e delicado a ser discutido]. O grande número de usuários e a contínua guerra ao tráfico vêm trazendo preocupações para os governos de diversos países ao redor do mundo. Diante disso, a discussão acerca do aumento da criminalidade, das medidas ineficientes de combate ao tráfico e das questões de saúde pública faz-se necessárias.”

    Na introdução faz-se um apanhado do TEMA, posicionando sua TESE e, preferencialmente, indica-se os ARGUMENTOS que serão tratados nos parágrafos de desenvolvimento. Na sua escritura, o que pude mais ou menos imputar como tese foi o trecho que coloquei entre colchetes. No qual você traz a palavra POLÊMICA, o que de fato o tema é. Contudo, no discorrer de seu texto você não levanta essa polêmica. Não há o levantamento de dois lados antagônicos. Os Argumentos daqueles que são a favor não aparecem no seu texto. Para temas polêmicos é preciso aborda-los.

    D1
    “Inicialmente, deve-se destacar o aumento da criminalidade que [essa medida [1]] pode acarretar, tendo em vista que a legalização da referida substância levaria à soltura em massa de criminosos em razão da abolição do crime, conforme o artigo 2 do código penal (CP). Bem como ao aumento no número de assaltos e furtos em razão da crescente elevação no número de viciados, os quais, sendo menos favorecidos, recorreriam ao crime como meio de consumir a droga.
    Além disso, podemos [2] considerar essa ação como uma medida ineficiente de combate ao tráfico, porque a instituição de uma legalização passaria a ser acompanhada da implementação de impostos por parte do governo, gerando encarecimento no preço da droga, na qual grande parte dos usuários recorreria ao tráfico local, como aconteceu no Uruguai. Segundo dados do país, 1 em cada 3 usuários compra a droga legalizada, e os demais adquirem diretamente de traficantes.”

    [1] Qual medida? Na introdução foram citas duas: legalização e discussão sobre a legalização. Percebe que, por mais que, com mínimo esforço, possamos responder legalização, isso gera ambiguidade?
    Tem uma professora que me deu a dica que de que a cada parágrafo é como se zerasse. Acrescentando, que eu teria que parafrasear (dizer com outras palavras) o problema do tema cada vez que eu fosse escrever novo parágrafo. Sei que utilizou o meios coesivos de retomada, mas fique atenta se eles ficaram claros para o corretor.

    [2] Tem banca que não gosta do uso da 1ª pessoa do plural no texto. Veja se é o caso da sua.

    [3 Todo o parágrafo] Senti falta de modalizadores de opinião, nesse ponto fiquei na dúvida se a proposta é um texto dissertativo ou expositivo.

    D2

    Em paralelo a isso, é possível acrescentar a questão da saúde pública. [1] Os problemas causados pelo uso dessa substância, em especial por adolescentes, como a interferência na formação cerebral e a morte precoce de neurônios, podem levar a sérios problemas de saúde pública que podem sobrecarregar toda nossa estrutura do SUS.

    [1] Senti falta de um conectivo, é preciso cuidar da estrutura interna dos parágrafos, assim como cuidamos quando passamos de um paragrafo para outro. Esse conectivo marcaria de forma mais a relação que pretende dar entre as duas frases. Por exemplo, eu imagino que você queria transmitir ideia de causa, poderia ter usado conectivos causais: já que, visto que, porque, …

    No mais, tanto do D2 quanto da conclusão, já foi comentado pelo colega Sayko.

    Abordados os possíveis desvios, parabenizo a você porque seu texto traz uma carga de um informação muito boa. Parabéns! Tratando dos pontos que mencionei melhorará.

    Não sei se gosta de usar, mas deixo aqui a oferta. Tenho, em imagem, um esqueleto para temas polêmicos, caso o queira, envie-me por mensagem privada seu e-mail que compartilharei com você.

    • 1
  3. Vou tentar te ajudar com alguns pontos que percebi, são eles:
    – O tema proposto deveria vir após uma citação ou fonte citada, e também após o seu posicionamento e explicação do mesmo, na introdução.
    – Seu desenvolvimento 1 está muito bom, porém ficou muito grande em comparação com o desenvolvimento 2. Ficou parecendo que você gastou as ideias nele e ficou sem argumento pro seguinte.
    – Não sei qual banca você irá pegar, mas geralmente elas cobram entre 30-40 linhas. O ideal seria você tentar fazer de 37 a 40 linhas, sendo a divisão: Intro – 7 a 10 linhas, Des1- 8 a 10 linhas, Des2 – 8 – 10, Conc – 7 a 10 linhas.
    – Na conclusão, tente começar pelo resumo do tema, e seguir com argumentos meio que respondendo a perguntas “Quem?”, “O que?”, “Como?”, sobre o tema.

    No mais, está um bom texto. Parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.