Iniciante

Legalização da maconha

  • 0

Muito se discute em relação a legalização da maconha, pois tanto a liberação quanto a permanência da criminalização da erva, podem resultar em novos problemas. Em alguns estados dos EUA, mais especificamente no estado do Colorado, a legalização da maconha foi implantada e trouxe alguns benefícios; Obviamente um deles foi a baixa da taxa de crimes relacionados à erva, assim, a polícia prioriza seu tempo e recursos para solucionar outros tipos de crimes mais sérios; além disso, o uso da erva se tornou mais seguro, levando em conta que muitos traficantes às vendiam estragadas ou com composições maléficas ao organismo.

Por outro lado, a legalização da erva iria fazer com que usuários as consumissem em locais públicos com mais frequência, trazendo desconforto aos não usuários; Iria aumentar a taxa de acidentes de trânsito; Possível aumento da taxa de usuários, apesar de ser uma alegação questionável e conflitos morais e éticos constantes.

No geral, o apoio pela legalização da maconha cresce acentuadamente nos Estados Unidos. Em 1969, apenas 12% dos americanos eram a favor. Em 2009, já eram 44%. Agora, chegam a 66%, de acordo com o Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos). Indicando uma possível legalização nacional em breve.
A permanência da criminalização da erva apresenta complicações que já estamos familiarizados. Pois a criminalidade em volta da maconha é abundante, envolvendo traficantes perigosos do mundo todo que se enriquecem com a venda da erva. Centenas de policiais morrem em operações a fim de conter essa circulação, consequentemente, inocentes também.

A vista dos argumentos apresentados, a legalização da maconha aparenta ser a opção mais sensata, porém, com certas restrições relacionadas à venda ilegal da erva, e o local na qual os usuários às podem consumir. O consumo em ruas ou bairros não deve ser aprovado, pois prejudicaria e desonraria muitas famílias que não compactuam com essa ideia. Então, o uso em locais distantes de propriedades privadas é o mais correto.

Compartilhar

3 Correções

  1. oiee, é uma boa redação, porém tenho algumas observações
    Vou fazer por parágrafos ok?!
    1-é uma introdução legal, mas não se esqueça que o foco é no Brasil, houve algumas repetições desnecessárias não precisava ter colocado “estado do Colorado” se colocasse só o nome do estado seria melhor.
    2- boa argumentação
    3-Sua argumentação é boa, mas cuidado, foi citado novamente os EUA, pode parecer que você não tem o foco aqui no Brasil.
    4- sua proposta de intervenção está incompleta, você não citou nenhum agente, só disse o que acha que deve ser feito, faltou somente isso.
    evite escrever que é a escolha mais sensata, isso pode fazer você perder pontos.
    Há alguns erros de concordância e gramática como por exemplo nessa parte:” e o local na qual os usuários às podem consumir.” poderia ser escrito assim: e o local NO qual os usuários PODEM USA-LAS.
    Parabéns pelo seu texto, lembrando que é só minha opinião
    bons estudos!!

    • 0
  2. Olá, para corrigir sua redação vou copiar ela aqui e ressaltar algumas observações sobre o seu desempenho e que te ajudem a evitar desvios que podem comprometer a sua nota, ok? Vamos lá
    Introdução:
    Muito se discute em relação a legalização da maconha, pois tanto a liberação quanto a permanência da criminalização da erva, podem resultar em novos problemas. (você iniciou bem utilizando a tese do tipo “Declaração Inicial” que é quando você diz uma frase afirmativa ou negativa que será explicada posteriormente.) Em alguns estados dos EUA, mais especificamente no estado do Colorado, a legalização da maconha foi implantada e trouxe alguns benefícios; (você comprovou o que ocorreu quando tal ação foi feita com esse exemplo) Obviamente um deles foi a baixa da taxa de crimes relacionados à erva, assim, a polícia prioriza seu tempo e recursos para solucionar outros tipos de crimes mais sérios; além disso, o uso da erva se tornou mais seguro, levando em conta que muitos traficantes às vendiam estragadas ou com composições maléficas ao organismo.
    Desenvolvimento 1:
    Por outro lado, a legalização da erva iria fazer com que usuários as consumissem em locais públicos com mais frequência, trazendo desconforto aos não usuários; Iria aumentar a taxa de acidentes de trânsito; Possível aumento da taxa de usuários, apesar de ser uma alegação questionável e conflitos morais e éticos constantes. (esse parágrafo não está parecendo um desenvolvimento, ficou curto e vago, você só citou o que iria acontecer caso a maconha fosse legalizada. Lembre-se que os parágrafos precisam ter um padrão, por exemplo, um tem 8 linhas e o outro 4, não pode, precisa ter um padrão como um com 7 e o outro 6, sempre nessa faixa)
    Desenvolvimento 2:
    No geral, o apoio pela legalização da maconha cresce acentuadamente nos Estados Unidos. Em 1969, apenas 12% dos americanos eram a favor. Em 2009, já eram 44%. Agora, chegam a 66%, de acordo com o Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos). Indicando uma possível legalização nacional em breve. (a utilização de dados ficou ótima, mas por que eles são dos EUA? Nas redações de vestibulares se não tiver um país específico indicado no tema lembre-se que o foco é no Brasil)
    A permanência da criminalização da erva apresenta complicações que já estamos familiarizados. (aqui você errou porque colocou um ponto final em uma ideia que ainda ia ser continuada com o “pois” que você citou. Deveria ter ficado assim: “complicações que já estamos familiarizados, pois…”) Pois a criminalidade em volta da maconha é abundante, envolvendo traficantes perigosos do mundo todo que se enriquecem com a venda da erva. Centenas de policiais morrem em operações a fim de conter essa circulação, consequentemente, inocentes também.
    Conclusão:
    A vista dos argumentos apresentados, a legalização da maconha aparenta ser a opção mais sensata, (importante ressaltar que você não pode dizer explicitamente o que é sensato ou não, o que tá certo ou errado, pois o objetivo aqui é entender o tema e problematizá-lo e acima de tudo respeitando os direitos humanos, qualquer opinião sua deve ser feita de forma impessoal) porém, com certas restrições relacionadas à venda ilegal da erva, e o local na qual os usuários às podem consumir. O consumo em ruas ou bairros não deve ser aprovado, pois prejudicaria e desonraria muitas famílias que não compactuam com essa ideia. Então, o uso em locais distantes de propriedades privadas é o mais correto. (você não soube aproveitar essas informações que citou pois faltou dizer os 4 elementos (agente, ação, por qual meio a ação vai ser feita e a finalidade) que são necessários para uma boa pontuação na competência 5 do Enem (caso seja essa banca que você esteja estudando) .
    Considerações Finais: pesquisar tópico frasal, estrutura de uma redação ENEM (caso seja essa banca), pesquisar conectivos e um modelo de conclusão.
    Continue estudando, abraço :)

    • 0
  3. Olá!
    Então, gostaria de alertar primeiro a respeito de alguns dados utilizados, não é errado citar outros países na redação, mas o foco da mesma sempre vai ser problemas sociais brasileiros, logo deve-se dicorrer com foco no Brasil. Não estou dizendo que o seu foco foi os EUA apenas para tomar cuidado, pois foi citado duas vezes ocupando uma parte considerável do texto e do repertório.
    “erva, e o local na qual os usuários às podem consumir. ” acredito que não tenha crase ou plural, já que erva está no singular, poderia tentar “possam consumi-la” no lugar.
    Na proposta de interveção faltou o agente e o detalhamento. Você disse o que pode ser feito mas não disse como pode ser, tipo “criar uma lei” e tal, e nem quem vai fazer, tipo “os policiais, o ministério x, etc”.
    E evite dizer que uma escolha é mais sensta que a outra.
    É isto, um abraço!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.