No livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, ao se ver diante de dois caminhos, Alice não sabe qual seguir, e após perguntar para o gato risonho, ela tem a resposta de que se ela não sabe para onde ir, qualquer caminho lhe serve. Diante disso, alguns jovens não sabem o propósito pelo qual estudam ou não possuem o mesmo valor para sua vida.
O abandono escolar pode ter vários motivos. Condições socioeconômicas, culturais, geográficas ou até mesmo a baixa qualidade de ensino que as instituições têm para oferecer. Muitos indivíduos que pararam com seus estudos acabam sofrendo com a onda de desemprego que afeta o país e o mundo todo, pois, em vários estabelecimentos exigem ensino médio completo ou superior, e infelizmente, várias dessas pessoas que frequentaram a escola tem seus estudos até o 5 ano do ensino fundamental. Geralmente, algumas dessas pessoas que largaram os estudos acabam optando por trabalhar em 2 períodos, o que acabam prejudicando a volta do mesmo para o ciclo escolar e cada vez mais aumenta a dependência financeira.
Uma vez que os problemas que envolvem a evasão escolar forem reconhecidos, a instituição deve elaborar estratégias para modificar o cenário, e , com isso, fidelizar os alunos, recorrer a família para ter uma solução conjunta, afinal as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis. Em segundo plano, se a tentativa de solução não for bem sucedida, é hora de acionar o Conselho do Tutelar ou o Ministério Público para solucionar esse problema.
Valbatista
A citação é interessante, mas poderia ter utilizado melhor.
poderia utilizar no argumento, ressaltando que quando os jovens saem da escola sem um proposito de vida elencado pela educação qualquer caminho o serve.
ex:
No livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, Alice se ver diante dois caminhos diferentes não sabendo qual seguir, ao tentar se informar como gato risonho, tem a resposta de que se ela não sabe para onde ir, qualquer caminho lhe serve. É comum que muitos jovens se sintam perdidos na escola, sem ainda ter certeza de uma profissão que queira seguir, o que leva muitos a acreditarem que não tem vocação para ascender socialmente através de uma formação, ficando desmotivados levando ao abandono dos estudos.
você disse na conclusão que as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis, isso leva a mais um ponto de discussão que não estava presente anteriormente o que foge um pouco da ideia de conclusão e além disso e uma informação que precisa de referência.
tente deixar os seus possíveis problemas já na introdução e depois faça argumente nos parágrafos seguintes, então já é bom rascunhar o que vai discutir no cantinho da prova que te ajuda estruturar melhor seu texto.
Do mais meus parabéns.
Smirna
C1: 120
Texto apresenta muitos erros referentes ao uso de vírgulas e outros mais.
“Alice não sabe qual seguir, e após perguntar para o gato risonho” – Vírgula depois do E.
“se a tentativa de solução não for BEM SUCEDIDA” – BEM-SUCEDIDA.
“completo ou superior, e infelizmente” – Novamente, vírgula depois do E.
Tem mais, porém, não citarei todos.
C2: 120
Texto coerente com o gênero dissertativo-argumentativo, PARABÉNS POR ISSO.
Entretanto, a escrita foi muito generalizante com a ideia principal. “Geralmente algumas pessoas”, “várias dessas pessoas”, “ela tem a resposta de que se ela”, “as vezes a ausência não é conhecida” e por aí vai. Seja mais direto, foque no grupo que quer atingir com seu texto.
Outrossim, seja especifico logo no início qual o tema do texto. Por fim, tente ter dispor de maneira igualitária os parágrafos. 5 – 9 – 6, esse é o número de linhas de cada um, uma diferença um pouco discrepante. E, se possível, tente desenvolver mais suas ideias, criar ao menos dois parágrafos de desenvolvimento.
C3: 80
A referencia logo no início da redação é uma boa ideia quando bem utilizada, a forma que “Alice no país das maravilhas” foi introduzida aqui, deu a entender que os alunos não sabem o porque estudam ou estão confusos com o quê estudam, sendo que seu foco principal deveria ser o abandono escolar. Percebe que essa referência está desligada do restante do texto?
Além disso, não trouxe nenhum material que reforçasse sua argumentação.
“Muitos indivíduos que pararam com seus estudos acabam sofrendo com a onda de desemprego que afeta o país e o mundo todo” – Como sabe disso? De onde tirou esse dado? Da maneira que está disposta no parágrafo, parece um argumento pessoal, totalmente desfavorável a sua nota final.
“várias dessas pessoas que frequentaram a escola tem seus estudos até o 5 ano do ensino fundamental” – Novamente, como sabe disso? PONHA A FONTE DOS DADOS.
“afinal as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis” – O mesmo problema, de onde saiu esse argumento?
C4: 80
Certa repetição exagerada de temos.
Estudos – 3 vezes no mesmo parágrafo
Dessas pessoas que – 2 vezes no mesmo parágrafo
Além disso, apresentou pouquíssimo uso de conectivos, o que dificultou a leitura e prejudicou sua nota.
C5: 80
Vamos começar com NÃO DERRUBE SUA PRÓPRIA CONCLUSSÃO!
“Em segundo plano, se a tentativa de solução não for bem sucedida…”? NÃO! Seu objetivo aqui é apresentar uma ideia absoluta para resolver a problemática e não um “talvez funcione, mas talvez não”.
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Uma vez que os problemas que envolvem a evasão escolar forem reconhecidos, a instituição deve elaborar estratégias para modificar o cenário (AÇÃO), e, com isso, fidelizar os alunos (EFEITO), recorrer a família para ter uma solução conjunta, afinal as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis. Em segundo plano, se a tentativa de solução não for bem sucedida, é hora de acionar o Conselho do Tutelar ou o Ministério Público (AGENTE) para solucionar esse problema.
Não confie que um corretor de Enem, por exemplo, vá considerar os elementos apresentados indiretamente. Seja claro, deixe explicito cada um desses elementos ou eles podem não ser levados em conta.
“A INSTITUIÇÃO” não é um agente! “FIDELIZAR OS ALUNOS” em quê? Na escola? Ressaltando novamente, seja mais claro!
Total: 480
Rodrigo Frota
A sua citação inicial foi boa, mas acho que faltou um tempo para unir o paragrafo, a tese poderia ter sido encaixada melhor.
“No livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, ao se ver diante de dois caminhos, Alice não sabe qual seguir, e após perguntar para o gato risonho, ela tem a resposta de que se ela não sabe para onde ir, qualquer caminho lhe serve. Diante disso, alguns jovens, como a personagem, não sabem o propósito pelo qual estudam e incorrem no mesmo erro, de serem levados por qualquer caminho.”
Faltou uma sequencia para o 2º paragráfo
Eu não aconselho fazer um uma parágrafo único de desenvolvimento, porque o ideal é usar mais de um argumento para confirmar sua tese
Thalyne
Olá, não tenho muita experiência com correção de redação mas gostaria de ao menos te incentivar com algumas observações.
Realmente seu vocabulário está muito bom, você entende da estrutura do texto, você escreve bem e sabe como usar as palavras. Foi uma ótima citação na introdução.
O que eu recomendo é que você use 2 parágrafos para desenvolvimento, cada um com argumentos diferentes, a maioria das redações nota 1000 usam essas estratégia.
Continue sempre treinando pois tenho certeza de que você tem muito potencial para chegar aos tão desejados 1000 pontos. Parabéns e fooorça!!!
Fawashin
Você apresentou uma citação na introdução, o que é um aspecto positivo. Porém, penso que a sua tese deveria ser colocada de maneira mais clara e melhor relacionada com a citação.
( Obs: Considerei boa a maneira que você articulou a citação. )
Tente estabelecer uma tese e construir, no mínimo, dois parágrafos, tentando justificá-la, porque a maioria das redações que já vi foram escritas dessa maneira.
Se não me engano, sua proposta de intervenção está incompleta, porque ela Não teve esses elementos: ação + agente + modo/ meio + finalidade + detalhamento ( que pode ser de qualquer um dos elementos anteriores).