Mestre

JUVENTUDE NEGRA

  • 0

”EU TENHO UM SONHO,O SONHO DE VER MEUS FILHOS SENDO JULGADOS PELA SUA PERSONALIDADE , NÃO PELA SUA COR DE PELE”a frase de Martin Luther King é o reflexo da sociedade atual e também o atraso cultural ainda vivido na segunda década do século XXI , o preconceito ainda trás consequências nefastas, gera atraso socioeconômico , desemprego , exclusão de grupos e evasão escolar .

Na série ”OLHOS QUE CONDENAM ” baseadas em fatos reais , cinco jovens negros são presos e forçados a assumir a culpa de um crime que não cometeram o estupro da ”corredora do Central Park”que ficou conhecido mundialmente nos anos 90 , é mostrado como a justiça pode ser perversa, como a falta de indagação pela polícia que fez com que eles ficassem presos por 13 anos mesmo sem nenhuma prova , pois nas análises não foram encontrados provas sanguíneas nem de sêmen , foi a prova que a cor da pele seria a unica forma de julgamento desses adolescentes.

Segundo o mapa da violência de 2016 no Brasil 75% das vitimas de homicídios são negras , o número de mortes no país foi maior do que em países em guerra segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública . A desigualdade socioeconômica faz com que menos jovens frequentem escolas , clubes de práticas esportivas, cursos , e a gravidez precoce é alarmante muito comum com jovens de áreas periféricas , quanto mais  jovens fora das escolas mais a violência irá aumentar.

A  Constituição  de 1998 foi a primeira a garantir o racismo como crime ela defende o direito do negro de receber um salário sem diferenças , e de critério admissionais por motivo de sexo cor ou gênero, ela procura a equidade social , mas não houve mudanças pois aconteceu um fenômeno ”LIBERDADE SEM CIDADANIA” o processo de discriminação racial é desafiador esta sendo presenciado o ”extermínio da juventude negra ” a falta de equidade mata jovens todos os dias .

O cenário social precisa de mudanças tudo isso na base educacional dentro e fora das escolas essa mensagem deve ser passada também dentro de casa ; muitos projetos de leis foram criados entre esses anos mas é nítido a ineficácia do código penal , mas enquanto essas mudanças não forem tomadas devem acontecer campanhas contra essa alienação. Também deve ser avaliado o recrutamento desse jovens para as escolas os jovens negros precisam de proteção , precisam ser  inclusos na sociedade assim como na cartilha de direitos humanos.

Compartilhar

2 Correções

  1. A introdução está faltando contextualização, os argumentos para a sua introdução tem que está explícito.
    No desenvolvimento é a explicação dos argumentos citados na introdução.
    E a conclusão é a solução.
    Obs:. No desenvolvimento é importante citar acontecimentos históricos ou notícias nos argumentos, sendo assim, propondo ênfase ao título do texto.

    • 0
  2. para a introdução é necessario contextualizar, relacionar a citação com o tema, e elaborar uma tese. nenhum paragrafo pode ter apenas um período. fique de olho na pontuação!! qual é o ponto de vista abordado no texto? a tese seria uma conclusão precoce do que se pode dizer do problema apontado no texto.
    procure fazer apenas 2 argumentos, pois já é complicado dois, o terceiro pode enfraquecer seu desenvolvimento.
    ótima abordagem e ideias nos parágrafos de desenvolvimento 1 e 2!! dados estatísticos e referencias são a base do fortalecimento do seu posicionamento
    parabéns pela conclusão! sua proposta de intervenção esta bem estruturada, atendendo a C5 do ENEM.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.