O futuro da nação pertence a formação da juventude. Desde o período Iluminista, a educação era vista como a base primordial da evolução social. Entretanto, a sociedade juvenil vêm sofrendo com altos índices de falta de escolaridade e por consequência, acarretando a falta de oportunidades em meio á sociedade. Desse modo, surge como causas: a falta de perspectivas a um emprego digno e a inclusão no meio social.
Em primeira análise, é necessário se atentar para a impunidade presente na questão. Nesse contexto, cabe pontuar que sociedade atribui as escolas a responsabilidade da formação dos jovens, tanto para ser cidadão quanto para o mercado de trabalho. Todavia, devido ao excesso de informações tecnológicas no ensino, os mecanismos para exercer uma cidadania correta, transformam-se em desafios que está presente na atualidade , por quanto, muitos desses jovens não tem acesso à tal oportunidade educacional. Dessa forma, salienta-se que a falta de oportunidades de emprego crescem em grande escala, gerando medo e incerteza entre a juventude. Logo, faz-se necessário a reversão de tal problema.
Em segunda análise, evidencia -se a ausência da inclusão juvenil em meio a sociedade como regente do problema, trazendo grande preocupação com o que vai acontecer no futuro. Segundo Benjamim Franklin: ” Investir em conhecimento gera sempre os melhores lucros”. Nessa perspectiva, de maneira análoga, observa-se que grande a parcela da juventude encontram obstáculos para se incluir socialmente, pois, a atualidade exige dos mesmos competências que não foram adquiridas, devido a falta da escolaridade concluída.
Em síntese, faz-se necessário a intervenção dos problemas. Logo, é dever do Governo Federal juntamente com o MEC, atuarem através de investimentos na área de ensino por meio de programas educacionais, gerando bolsas de estudos e encaminhando jovens para o mercado de trabalho, promovendo uma qualificação juvenil social. Como efeito, a juventude adquirirá uma perspectiva de uma futuro promissor, trazendo fortalecimento para a sociedade.
* QUANTIDADE DE LINHAS: 30
* CORRECÇÃO MEDINATE AS COMPETENCIAS DO ENEM. SE POSSIVEL !!!
*OBRIGADA.
Lucaf
Olá, sua redação ficou excelente, não sou nenhum perito na área, sou apenas um mero vestibulando de medicina tentando compreender e utilizar dos meios corretos em uma redação, por isso ler e conhecer novos modelos de redação se torna algo importantíssimo na hora de se estudar redação, por isso posso dizer que sua redação ficou belíssima e muito educativa
Layanne_Vitória
C1- Há mais de dois erros gramaticais. […oportunidades em meio á sociedade.] Aqui há uma troca da crase por um acento agudo (Tá, provavelmente foi erro de digitação, vou desconsiderar, mas vamos seguir). No D1, só nesse trecho [os mecanismos para exercer uma cidadania correta, transformam-se em desafios que está presente] há dois erros: aquela vírgula desnecessária e um erro de concordância (desafios que estÃO presentes). Então há mais de dois erros, os demais não prejudicam a coerência do texto, então 160.
C2- Há uma tese explícita, o tema é abordado corretamente e há pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo (No seu caso, há dois: O Iluminismo e Benjamin Franklin), então não há motivos pra não ser 200.
C3- A introdução cumpre seu papel, os desenvolvimentos bem aprofundados e a conclusão está ok. Porém há uma incoerência no projeto de texto: O encaminhamento argumentativo presente na introdução dá a entender que no primeiro desenvolvimento você vai falar da falta de perspectivas a um emprego digno. Mas na frase de retomada do D1, você menciona impunidade (?). 160
C4- “Em primeira análise” e “Em segunda análise” não são estruturas de retomadas, são estruturas de hierarquia. A partir do Enem 2020, o inep exige que pelo menos 2 parágrafos possuam estruturas de retomada no início (No seu caso, há apenas no último). Há o uso de conectivos dentro dos parágrafos de maneira correta. Na conclusão você usa “através”, não está correto nesse contexto, mas o enem não tira ponto. Há outro problema: durante o texto inteiro e principalmente na conclusão, você utiliza muito gerúndio, não é errado utilizar gerúndio, porém ele em excesso prejudica (é o chamado gerundismo),pois os períodos ficam ambíguos. 120
C5- Vamos lá: Logo, é dever do Governo Federal juntamente com o MEC (AGENTE), atuarem (“ATUAREM EU NÃO POSSO CONSIDERAR COMO UMA AÇÃO)através de investimentos na área de ensino(AQUI É MODO) por meio de programas educacionais(OUTRO MODO), gerando bolsas de estudos e encaminhando jovens para o mercado de trabalho(FINALIDADE), promovendo uma qualificação juvenil social.(EFEITO DA FINALIDADE, POSSO CONSIDERAR UM DETALHAMENTO) Como efeito, a juventude adquirirá uma perspectiva de uma futuro promissor, trazendo fortalecimento para a sociedade. (EFEITO)
Percebeu que não há ação? Talvez possa até estar em algum período (de maneira implícita), mas como eu falei os gerúndios em excesso prejudicam. Então, 160.
Nota: 800
Cyda
Bom eu gostei da sua redação,o seu argumento não ficou tão bom,assim ,mais em geral eu Gostei vc soube fazer da maneira correta,bom só no argumento que acho que vc precisa melhorar um pouquinho Mais,em geral vc tá muito bom continue assim que vc consegue chegar em seus objetivos, nunca desisti
yuri1234
C1- Há mais de dois erros gramaticais. […oportunidades em meio á sociedade.] Aqui há uma troca da crase por um acento agudo (Tá, provavelmente foi erro de digitação, vou desconsiderar, mas vamos seguir). No D1, só nesse trecho [os mecanismos para exercer uma cidadania correta, transformam-se em desafios que está presente] há dois erros: aquela vírgula desnecessária e um erro de concordância (desafios que estÃO presentes). Então há mais de dois erros, os demais não prejudicam a coerência do texto, então 160.
C2- Há uma tese explícita, o tema é abordado corretamente e há pelo menos um repertório legitimado, pertinente e produtivo (No seu caso, há dois: O Iluminismo e Benjamin Franklin), então não há motivos pra não ser 200.
C3- A introdução cumpre seu papel, os desenvolvimentos bem aprofundados e a conclusão está ok. Porém há uma incoerência no projeto de texto: O encaminhamento argumentativo presente na introdução dá a entender que no primeiro desenvolvimento você vai falar da falta de perspectivas a um emprego digno. Mas na frase de retomada do D1, você menciona impunidade (?). 160
C4- “Em primeira análise” e “Em segunda análise” não são estruturas de retomadas, são estruturas de hierarquia. A partir do Enem 2020, o inep exige que pelo menos 2 parágrafos possuam estruturas de retomada no início (No seu caso, há apenas no último). Há o uso de conectivos dentro dos parágrafos de maneira correta. Na conclusão você usa “através”, não está correto nesse contexto, mas o enem não tira ponto. Há outro problema: durante o texto inteiro e principalmente na conclusão, você utiliza muito gerúndio, não é errado utilizar gerúndio, porém ele em excesso prejudica (é o chamado gerundismo),pois os períodos ficam ambíguos. 120
C5- Vamos lá: Logo, é dever do Governo Federal juntamente com o MEC (AGENTE), atuarem (“ATUAREM EU NÃO POSSO CONSIDERAR COMO UMA AÇÃO)através de investimentos na área de ensino(AQUI É MODO) por meio de programas educacionais(OUTRO MODO), gerando bolsas de estudos e encaminhando jovens para o mercado de trabalho(FINALIDADE), promovendo uma qualificação juvenil social.(EFEITO DA FINALIDADE, POSSO CONSIDERAR UM DETALHAMENTO) Como efeito, a juventude adquirirá uma perspectiva de uma futuro promissor, trazendo fortalecimento para a sociedade. (EFEITO)
Percebeu que não há ação? Talvez possa até estar em algum período (de maneira implícita), mas como eu falei os gerúndios em excesso prejudicam. Então, 160.
Nota: 800
[email protected]
Nossa , amei demais sua redação, eu sou péssima em redação, mas pretendo fica boa assim igual você rsrs ☺️ meus parabéns 👏👏 👏 ficou muito boa a sua redação, eu penso ajuda também para conseguir fazer uma boa redação, que puder me ajudar, eu agradeço 🙏❤️ porque sou muito ruim para fazer redação 😂
Gabs126
Olá, tudo bem?
Gostei muito da sua redação, vou opinar como uma pessoa leiga mesmo até porque sou iniciante nesse site. Achei muito legal o uso de conectivos, ”desse modo” acho eles bem importantes para ligar e da uma coerência ao nosso texto, porém o uso repetitivo pode causar algum problema como já foi citado acima, pode tornar a leitura maçante. Enfim, apenas uma opinião leiga. Sucesso!
Allan21
Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!Top!
willian_santos
Muito boa sua redação, o real pensamento está bem mostrado, os únicos erros são apenas gramatica mesmo, e algumas concordâncias. Mas isto não é nada que não possa melhorar com o tempo, só toma mais cuidado ao lembrar o que realmente as cinco competências exigem do escritor.
Não sou experiente, apenas quis expor meu ponto de vista. De certa forma espero ter ajudado, parabéns e bons estudos.
Isabela de Ávila
Introdução: Encaminhamento argumentativo , que é característica pertinente desse 1° parágrafo que com estará mostrando a banca do seu projeto de texto.
Desenvolvimento: Nos argumentos Tomar cuidado com a competencia 3 que analisa organização textual, explore elementos socioculturais para formular uma argumentação .
Conclusão:A última parte da conclusão você não retomou a alusão história e filosófica que apresentou na introdução.
Gabriel Solano
sua redação ficou muito interessante, não sou nenhum perito na área, sou apenas um mero vestibulando de medicina tentando compreender e utilizar dos meios corretos em uma redação, por isso ler e conhecer novos modelos de redação se torna algo importantíssimo na hora de se estudar redação, por isso posso dizer que sua redação ficou belíssima e muito educativa.
yurisilvapaiva
Pra ser sincero, não sei fazer correções com base na metodologia do Enem e sou iniciante neste site; mas sou um assíduo leitor e espero que minhas opiniões te ajudem. Não sou nenhum profissional, então desconsidere o que achar que não convenha a teu caso! Como já comentaram muito sobre a estrutura do seu texto, falarei sobre alguns outros pontos que me chamaram a atenção. Senti que você utiliza muitas muletas pra iniciar frases (Desse modo, todavia, entretanto, logo, dessa forma), não que isso seja errado, mas o uso contínuo dessas estruturas deixa o texto maçante e corta o ritmo da leitura. O seu argumento sobre a “impunidade presente na questão” ficou meio vago, não entendi quem seria o sujeito que está saindo sem uma punição neste caso. Adorei sua perspectiva sobre como não ir à escola impacta nas relações sociais dos jovens, mas achei que você poderia ter desenvolvido melhor seus argumentos sobre este assunto. Talvez falar sobre como o convívio entre crianças/jovens de mesma faixa etária, as brincadeiras e as dinâmicas de grupo ajudam a moldar o cidadão. No mais, da pra ver que você tem bastante aptidão para a escrita, continue praticando, e o mais importante, lendo muitos livros para ter referências do que escrever. Continue assim que você vai longe!
Jffgg
oi espero ajudar
obs gerais: sua intro esta boa. no D1 faltou uma melhor organização das ideias vc modou de assuntos muito rapidamente, em uma frase fala isso e já na outra disso: ”muitos desses jovens não tem acesso à tal oportunidade educacional. Dessa forma, salienta-se que a falta de oportunidades de emprego”. Vc repetiu conectivo na conclusão
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C1- 200
C2- 200
C3- 120
C4- 160
C5-200