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JUVENTUDE E ALCOOLISMO: PROBLEMA SOCIAL?

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de problemas e conflitos. No entanto, observa-se na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que o alcoolismo entre jovens e adolescentes apresenta barreiras, dificultando a concretização de More. Esse cenário antagônico, é fruto tanto da ausência de diálogo familiar, quanto da negligência escolar em debater tal assunto.

Precipuamente, é indubitável que a falta de conversa entre pais e filhos influencia diretamente na questão do alcoolismo. Segundo o poeta Thich Nhat Hanh, para entender alguém é necessário escutar. Analogamente, nota-se a incoerência dessa afirmação na sociedade brasileira, visto que muitos jovens acabam tornando-se dependentes do álcool pelo desconforto em conversar com seus responsáveis, devido ao medo de serem repreendidos ou até mesmo agredidos verbalmente.

Ademais, vale destacar o desleixo das escolas como promotor do problema. Devido a falta de orientação escolar, jovens e adolescentes, muitas vezes, não conseguem ter consciência sobre os malefícios que o álcool acarreta por não serem discutidos na sala de aula. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 3% da população brasileira acima de 15 anos é alcoólatra. Assim, torna-se necessária a busca de mecanismos que coíbam tais recorrências.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação juntamente com a Mídia, devem desenvolver palestras em escolas, para alunos e familiares, por meio de entrevistas com os jovens que sofrem da dependência do álcool, bem como especialistas no assunto. Tais palestras devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos Ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre os problemas causados pelo álcool na juventude e atingir um público maior. Assim, a coletividade da sociedade alcançará a utopia de More.

SE PUDEREM COLOCAR NOTA, AGRADEÇO.

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3 Correções

  1. Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa = 160
    Competência 2- Argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo e excelente domínio da estrutura = 200
    Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria = 200
    Competência 4- Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos = 200
    Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão = 200
    Nota = 960

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  2. uma vez que o alcoolismo entre jovens e adolescentes apresenta barreiras
    Nessa parte eu acho que tu deveria ter escrito especificando melhor, a expressão ”o alcoolismo apresenta barreira” achei um pouco confuso
    ”Esse cenário antagônico, é fruto ” tira essa vírgula, separou sujeito e verbo
    No teu D2
    De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 3% da população brasileira acima de 15 anos é alcoólatra. Assim, torna-se necessária a busca de mecanismos que coíbam tais recorrências.
    Eu achei que esse dado não encaixou muito bem, ficou meio vago, tu mostrou que o problema é real, mas não justificou porquê a escola deve agir e etc

    c1 160 pela questão do sujeito e verbo

    c2 180
    c3 200
    c4 200
    c5 200

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  3. Boa noite, Willyans!

    Antes de tudo, parabenizo sua redação, a argumentação está consistente e a proposta de intervenção é muito boa. Apenas quero ressaltar alguns pontos que deve melhorar:

    – Cuidado com o excesso de vírgulas
    – Evite repetir muitas palavras, busque seus sinônimos para enriquecer o vocabulário
    – Há algumas palavras erradas, talvez seja por conta do seu corretor

    Sua redação está coesa, escrita em linguagem formal, não fugiu do tema e nem do gênero textual. (Achei interessante a escolha de um livro para mostrar o problema do tema). Dito isso, minha nota é 960.

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