O filósofo francês Foucault citou, “prisão, essa pequena invenção desacreditada desde o seu nascimento”. Dessa forma, é possível compreender a falha existente na justiça brasileira, assim como, em seu sistema de punição.
Em primeiro lugar, é válido reconhecer que o sistema punitivo existe no país, mas não é eficaz. Haja vista que, na fila de espera para os julgamentos cresce a cada dia, e por sua vez, provoca a superlotação nos presídios, logo, tornando o ambiente mais suscetível para rebeliões. Além disso, é pertinente destacar os casos, as vezes simples, que são arquivados, deixando visível que a justiça e o sistema punitivo nacional precisam ser corrigidos.
Em segundo lugar, vale salientar que segundo o Uol Notícias, 41% dos presos são provisórios, esse número transparece a metodologia errônea de primeiro prender para depois interrogar, dessa maneira, aumentando o número de pessoas que são presas injustamente, além daqueles que cometeram pequenos delitos e permanecem detidos de forma desnecessária.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, o Ministério da Justiça deve realizar mudanças no sistema de abordagem, em que os interrogatórios iriam ser feitos de imediato, além disso, dar prioridade aos julgamentos de casos mais simples, para evitar a permanência desnecessária de indivíduos na cadeia. Para assim, melhorar a justiça e o sistema punitivo no país, a fim de contrariar o ponto de vista de Foucault.
(Confesso que tive um pouco de dificuldade para escrever, não sei se dei um pouco de fulga ao tema. Se vocês puderem acrescentar nota na correção, ficarei grata❤️)
AnnaBarros19
Utilizar Folcault em um tema como esse cai como uma luva, seus eixos argumentativos não ficaram muito bem definidos no 1° parágrafo mas foram explicados ao decorrer da redação. Faltou o “meio” não proposta de intervenção, ótima escolha de agentes argumentativos. Nota que eu daria- 800 a 880
Lana Lissa
Olá, Giocabral!
Segue minhas considerações:
“… superlotação nos presídios, logo, tornando o ambiente mais suscetível para rebeliões.”
Nessa frase não colocaria … “tornando o ambiente mais suscetível para rebeliões”, pois ficou meio vago no texto uma vez que vc não aborda ele novamente.
“Além disso, é pertinente destacar os casos, as vezes simples, que são arquivados…”
Nessa frase não sei o que vc queria dizer, pois processo arquivado é um processo finalizando, ou seja, houve o parecer do juíz sendo favorável ou não.
Argumentação e informatividade: 70%
Coerência e coesão: 70%
Pontuação, acentuação e ortografia: 90%
Espero ter ajudado ;)
Matheusapmbb
Bom, em relação a gramática, a meu ver (não sou professor de português) está perfeita.
Texto fácil de entender, apenas não achei muito seguro usar uma fonte do UOL.
E não concordo com o 3° parágrafo quando diz que quem comete pequenos delitos está preso de forma desnecessária. Se roubou/furtou/ matou tem que pagar pelo que fez independente da gravidade. Mas isso é uma opinião minha então não acredito que perderia nota por isso.
oliverx10x
Olá, gostei bastante do seu texto, e irei mencionar os pontos que me chamaram a atenção:
Na introdução, você cita Foucault, o que demonstra repertório sociocultural, e novamente cita-o no final, meio que dando uma ideia de circularidade, que é bem interessante para o texto.
No desenvolvimento, você defende bem o seu ponto de vista, mas eu acho que você não falou sobre as causas dos problemas do sistema punitivo brasileiro(Falta de verba, cultura punitiva arcaíca, poderia até fazer um paralelo com Jaraguá do Sul, onde não há superlotação, e os presos são reintroduzidos na sociedade por meio do aprendizado de profissões na prisão) , e sim mais das consequências, como as filas de espera e as prisões desnecessárias.
Na Conclusão, você apresenta uma proposta de intervenção que condiz com o tema, como no caso da priorização do julgamento de casos simples, mas a primeira parte ficou meio confusa para mim ”…mudanças no sistema de abordagem, em que os interrogatórios iriam ser feitos de imediato…”.
Acho que na competência 1(200) , 2(160), 3(160), 4(200), 5(160)0