Ao longo dos anos diante da evolução tecnológica houve uma mutação na forma de comunicação das pessoas, com o aparecimento de redes onde likes, compartilhamentos e comentários moldam a vida da maioria das pessoas e substituem relações humanas. Não há como negar que a tecnologia, principalmente o uso da internet tem sido uma importante forma de facilitar comunicações a distância, conhecer pessoas novas, receber informações mais rápido e etc. Porém seu uso exacerbado tem originado alguns problemas.
Em primeiro plano, urge analisar que a maioria das pessoas usam a internet em busca de afirmação de sua própria imagem, e a internet proporciona a popularidade e a aprovação que o meio exterior não oferece, além disso o meio virtual traz a possibilidade de uma infinidade de âmbitos culturais, o que aumenta sua vontade de se manter conectado. Como consequência à queda da capacidade de interação interpessoal, desenvolvendo-se assim o deterioramento na comunicação com pessoas reais.
Outro assim, a dependência doentia de aparelhos, causa o chamado vicio digital, um estudo feito pela universidade federal do Espirito Santo aponta que, a cada quatro jovens um é dependente da internet, grave ou moderado Por conseguinte, cabe ressaltar as consequências do vício, queda no rendimento escolar, incidência de comportamentos antissociais, além de da ansiedade, podendo gerar problemas psicossociais, isolamento e agressividade.
Sendo assim, torna-se evidente que o uso abusivo da internet e outros meios de tecnologia podem causar inúmeros riscos tanto físicos como mentais, portanto medidas que auxiliem na educação digital devem ser tomadas. Para a conscientização da população brasileira à respeito do problema urge que o ministério da cidadania juntamente com o ministério da educação crie, por meio da verbas governamentais, campanhas de educação digital nas escolas e nas próprias redes sociais, em relação ao uso da internet e suas tecnologias de forma saudável e produtiva. Conclui-se ainda que os pais passem a orientar e acompanhar o uso da rede de seus filhos, mas não de forma abusiva como mostrada no filme homens, mulheres e filhos onde a mãe de uma das personagens protagonistas é totalmente neurótica com a vida virtual da filha.
Gabriel_Oliveira
Olá
Sua introdução ficou legal, porém eu acho que a tese não ficou tão clara, faltou especificar mais sua tese.
Em seus desenvolvimentos, tem alguns erros de gramática é bom que você revise e troque algumas palavras para que o texto esteja de acordo com a norma culta. Na sua conclusão faltou o detalhamento da ação feita e a finalidade, acho que ao invés de ter citado um filme, você poderia dar mais detalhes da ação e adicionar uma finalidade.
Pois a proposta tem que ter; agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.
Abraços.
renathasantos
Introdução: Alusão- ok / transição da aulusão para a atualidade- vaga,
conectivos- a desejar , e erros no seu emprego tambem, como outro assim.
Tema/problema- há um pouco de fuga, uma vez que não problematizou o suficiente, ocasionando nao não intendimento total do tema.
D1- mostrou muitos pontos positivos, o que não é o desejador pelos corretores na proposta o tipo de redação, e quando problematizou isso nao estava evidente na sua tese 1, o que se espera no d1 é : D1- Problema/tese- repertório- Pq ele existe -Pq é um problema
D2- o que se espera : o que impede dele ser resolvido e repertório
conclusão: agente ok, porem como isso iria ser feito voce nao detalho e de que forma os ministerios ele iria ter esse recuso? Falta bastanete detalhamento. deu inicio a um repertorio na conclusão mas nao se aprofundou, tonando o fim vago e sem proposito.
este é um modelo bacana pra voce se inspirar, o que a banca gosta :
“Conclusão – Em virtude dos aspectos abordados, é imprescindível (que o tema seja resolvido) para uma sociedade melhor. Dessa forma, urge que o (Agente/gov) (Ação) por meio… (Detalhamento) com o intuito de mitigar…( o problema). Outrossim, (Agente/sociedade) promover Detalhamento ,a fim de desconstruir( resolver o problema ). Feito isso, a sociedade (caminhará para uma vida melhor.)”
considerações finais: seu maior erro foi não relacionar as ideias, e compreender certamente o tema, fora isso ta caminhando bem, boa sorte .
competencias
norma culta; 140
texto dissertativo argumentativo 120
defender seu ponto de vista 140
coesão 120
intevençaõ 80
minha nota : 600
FelipeBertoldo
Sua introdução ta com um problema na introdução na qual você não sita o vicio. Assim deixando as ideias embarralhadas no decorrer da redação, que o vicio só sendo abordado no segundo paragrafo e de forma meio solta. Porém sua redação tem conectivos e uma boa escrita, só falta mesmo ficar ligada no tema.
Maria Eduarda Campos
Olá
Sua introdução ficou legal, porém eu acho que a tese não ficou tão clara, faltou especificar mais sua tese.
Em seus desenvolvimentos, tem alguns erros de gramática é bom que você revise e troque algumas palavras para que o texto esteja de acordo com a norma culta. Na sua conclusão faltou o detalhamento da ação feita e a finalidade, acho que ao invés de ter citado um filme, você poderia dar mais detalhes da ação e adicionar uma finalidade.
Pois a proposta tem que ter; agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade.
Abraços.
Pamela_gross
Boa tarde
Introuçao: Foi citado o uso “pela maioria das pessoas”, sem abordar em nenhum momento os jovens que está em seu título, também não mencionou em nenhum momento o vício. Isso pode causar a fuga do tema, mesmo abordando sobre uma tecnologia, no caso internet, mas lembre-se que ela vai além disso. Tente refazer e destacar sua tese.
D1: Em questão de ortografia tome cuidado, evite repetir palavras. Veja foco desse seu paragrafo foi a questao da internet cativar as pessoas ao ponto de desgastar o convívio social-real, é isso que vc deve expor na introduçao.
D2: “Outro assim, a dependência doentia de aparelhos, causa o chamado vicio digital” que aparelhos?( exemplifique)…. Neste vc fala das consequencias do vicio em tecnologia, portanto argumento da introducao
Conclusão: “Sendo assim, torna-se evidente que o uso abusivo da internet e outros meios de tecnologia (como eu disse, há varias tecnologias. Se no seu texto vc pos apenas internet, blz, foca nela, entretanto se for mencionar outros meios, cite eles, exemplifica, mas no desenvolvimento) podem causar inúmeros riscos tanto físicos como mentais, portanto medidas que auxiliem na educação digital devem ser tomadas. ”
“mas não de forma abusiva como mostrada no filme (acho que esqueceu das aspas e a letra maiuscula nos ministerios, anteriormente) homens, mulheres e filhos onde a mãe de uma das personagens protagonistas é totalmente neurótica com a vida virtual da filha.” essa citação final ficou vaga, nao finalizou seu texto, veja ali que vc citou a soluçao (controle dos pais) e ja escreveu o filme e nao explicou, nao finalizou
Até ai coloquei os contras que encontrei para melhorar.
Agora os prós, seu texto está bem estruturado, vc usou citação o que valoriza e conseguiu dar continuidade ao pensamento que estava tendo. Espero te ajudar a evoluir