Iniciante

JOVENS E O VICIO EM TECNOLOGIA

  • 0

Atualmente a vida sem tecnologia não é mais possível, pois esse avanço tecnológico esta cada vez mais presente em nossas vidas. Seja para efetuar pagamentos ou comprar, como também visitar lugares distantes .Como mais jovens utilizam e dependem dessa tecnologia, a constante utilização seja pela internet e seus produtos como :Facebook, Twiter, WhatsApp entre outros.

E sse uso trouxe consequências assintomas como ansiedade, carências emocionais e o apelo para a popularidade; aparece a Nomofobia que é o apego, a internet e aparelhos digitais”a compulsão se traduz pelo medo irracional de   não se conectar ao mundo virtual .A abstinência e os sintomas são como o de abstinência em drogas .Segundo o pesquisador e Psiquiatra Britânico, o Smarphone com o seu uso prolongado pode causar esgotamento cerebral, vicío em tecnologia similar a outros vícios.

 

A taxa alta de desigualdade sócio cutural, onde o meio social onde vivem o mudo virtual é tudo e os dispositivos da internet lhes propiciam acessar lugares e espaços onde jamais poderiam ir, trazendo um impacto em sua vida social.  Vida Real com uma visão enfeitada onde a vida real e a ilusão de frequentar o virtual, são demonstrações da vida de jovens entre 13 e 23 anos nascidos depois da dec.90.

A família é o pilar para ajudar na recuperação. Tendo mais participação e utilizando áreas de lazer  e espaços públicos parques sem a utilização de tecnologias.

O instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo desenvolve um trabalho de apoio a jovens que se tornaram viciados em tecnologia e que chegam a agredir os parentes caso tenham o acesso proibido pelos pais .Esse  trabalho desenvolvido pelo instituto deveria ser dispinibilizados para todas as capitais do país.

Outra medida seria a família auxiliar  para solucionar o uso da tecnologia, separando horários e aplicativos, fazendo da convivência familiar o seu pilar absoluto.

Compartilhar

5 Correções

  1. Não sou ótima em redação para te falar algo, mas uma dica seria você iniciar a introdução com uma palavra diferente de “Atualmente”, pois ela está meio batida, entende? Você poderia citar algo como uma série que retrate esse seu pensamento mostrando que nela o uso da tecnologia esta muito impregnado prejudicando as pessoas tal como acontece no nosso cotidiano.
    Mas parabéns, gostei do desenvolvimento e dos dados citados

    • 1
  2. Hoje em dia a tecnologia se tornou febre no mundo inteiro,hoje e muito raro um jovem não está por dentro desse assunto.o jovem está muito mais ligado ao mundo tecnológico.do que nos próprios estudos,no convívio familiar ou estar praticando algum esporte.
    O adolescente esquece do mundo quando está na tela seja de um celular,notebook etc….,devido o surgimento da tecnologia hoje muitas pessoas estão ficando desempregadas também pelo fato de passarem 24 horas no celular

    • 0
  3. Mari acho que escrevendo mais ou menos desta maneira que eu fiz abaixo, fica mais fácil do seu receptor entender o que você quer dizer com o seu texto. O texto original estava um pouco confuso.
    Atualmente não podemos viver uma vida sem tecnologia, pois o avanço tecnológico esta cada vez mais presente em nossas vidas. Seja para efetuar pagamentos, realizar compras, viajar e entre outras coisas. Os jovens utilizam muito a tecnologia para comunicação, troca de informações e de conhecimentos.
    O uso excessivo da tecnologia traz muitos problemas para a saúde dos jovens, tais como ansiedade, carências emocionais e o apelo para se tornar popular. Podendo se desenvolver também a Nomofobia, que é o apego excessivo à internet e aos aparelhos digitais, a pessoa tem sintomas de abstinência e sente medo de não poder conectar-se ao mundo virtual. Estudos dizem que o uso prolongado de smartphones pode causar esgotamento cerebral e vício em tecnologia, que é muito similar a outros vícios.
    A pobreza e a desigualdade social faz com que os jovens prefiram mergulhar num mundo de ilusões da internet, onde tudo parece muito mais feliz e bonito do que enfrentar sua própria realidade.
    A família pode ajudar seus filhos, primos e sobrinhos a se desprenderem um pouco do mundo digital e viver mais o mundo real, proporcionando passeios ao ar livre, em parques, praias, fazendas entre outros lugares.
    O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, desenvolve um trabalho de apoio a jovens viciados em tecnologia, e que até mesmo agridem seus parentes, quando estes proíbem o acesso à internet. Esse trabalho deveria ser estendido à todas as capitais do país.

    • 0
  4. Preste muita atenção a pontuação na hora de escrever! E as palavras utilizadas. Uma dica seria veja bem como você finaliza cada paragrafo, não como se o texto acabasse ali, mas sim como dar um ar de continuidade mas sem deixar um espaço vago (em branco).
    Uma dica pessoal, eu sempre procuro evitar fazer parágrafos tão curtos, não é um problema (claro), mas é algo que fica bom na hora da leitura eu acredito.
    Gostei da sua redação parabéns!

    • 0
  5. Gostei da sua redação.
    Seu Vocabulário é ótimo, porém senti falta de alusões e algo que você poderia ter usado para relacionar com o tema, exemplo: série, filmes, fato histórico, isso deixar a redação mais complexa.
    A sua conclusão está muito boa, bem pensado as propostas de intervenção.
    Espero ter ajudado!❤

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.