Iniciante

O CRESCIMENTO DO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

  • 2

O consumo de álcool na juventude vem aumentando consideravelmente no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), a idade média para a primeira ingestão de álcool é de 12,5 anos, um dado preocupante no cenário atual. Assim, faz-se necessário que o Poder Público se atente para o alcoolismo precoce enquanto situação que põe em risco a saúde de milhares de cidadãos do país.

É importante pontuar, de início, a omissão do meio acadêmico quanto à má conduta dos jovens. Conforme a famosa frase de Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, o que evidencia a importância da influência escolar aos alunos. As escolas brasileiras, no entanto, negligenciam a saúde dos estudantes ao não instruí-los sobre os riscos do etilismo e as formas de preveni-lo.

Cabe mencionar, em segundo plano, a irracionalidade resultante do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. De acordo com o poeta chileno Pablo Neruda, “você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”, ressaltando os riscos do livre-arbítrio que pode trazer efeitos indesejados. Dessa forma, tem-se como frutos do alcoolismo acidentes de trânsito, perda de rendimento escolar, dificuldades no aprendizado e no desenvolvimento de habilidades.

Sendo assim, a solução viável para a ingestão prematura de álcool vem por meio de uma intervenção do Ministério da Educação, criando o programa “Jovem é Saúde”, que aconteceria uma vez por mês, no calendário escolar, em escolas públicas e privadas. Nele, os estudantes participarão de palestras, workshops e diálogos com profissionais da saúde que esclareceram dúvidas e riscos que a substância oferece à saúde. Levando a informação à base da educação se construirá uma sociedade saudável.

Corrijam detalhadamente e dêem uma nota por favor!

Compartilhar

2 Correções

  1. Achei o texto muito bom, com ideias muito boas para serem aplicadas. Acho que faltou dizer que também temos que ter leis mais rígidas para quem vendesse ou oferecesse bebida alcoólica para jovens, especialmente em lugares onde eles se concentram. isso desestimularia o consumo de bebidas entre eles.

    • 1
  2. Ola sou iniciante espero poder contribuir com você!
    Nao identifiquei erros ortograficos
    Porem acredito ser negativo o fato de você colocar toda a responsabilidade do alcoolismo na escola, essa é uma questão social, que envolve a cultura familiar que o jovem esta inserido.
    A ideia do programa Jovem é saúde é maravilhosa, porém para inserir no currículo, como vc sugere depende de uma alteração da legislação.. Entao talvez devesse aprofundar mais no assunto da sobre a reforma da LDB.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.