Jogos de azar e seu papel na economia

  • 0

TEMA:

A legalização de jogos de azar no Brasil

TÍTULO:

Jogos de azar e seu papel na economia

     No Brasil,é de senso comum acreditar que os jogos de azar colaboram para o mau comportamento do indivíduo devido ao surgimento de vícios em jogos que acarrentam diversos problemas, dentre eles a dívida.No entanto, a legalização dessa prática pode porporcionar mais benefícios a população do que malefícios, dentre esses pontos positivos podemos citar um maior número de criação de empregos formais e uma maior arrecadação de impostos por parte do Estado,beneficiando,assim, a sociedade de uma forma geral. Dito isso, devemos analisar com mais detalhes os pontos que foram citados.

     À priori, a prática de jogos de azar no Brasil é considerada ilegal. Contudo, torna-la legal pode promover um grande crescimento no número de empregos formais desde a construção de grandes casas de jogos até a contratação de funcionários para o atendimento ao público. Além do mais, tais investimentos movimentam a economia da população local através do elevado número de turistas que veem frequentar o estabelecimento e assim consomem e deixam o seu dinheiro, fazendo a “roda” da economia girar.Sendo assim,para reforçar tal tese, podemos citar a cidade de Las Vegas nos Estados Unidos, que tem como a sua principal fonte de renda os grandes casinos e casas de jogos e que 70% da população local trabalham com esse tipo de atividade,seja direta ou indiretamente, segundo a reportagem do Jornal “The New York Times”.

     Em paralelo a tudo que foi afirmado no parágrafo anterior, podemos acrescentar a questão do aumento considerado na receita de erracadação de impostos por parte do governo.Pois, Legalizar a prática de jogos de azar no Brasil não é somente uma questão de romper com o pensamento retrógado, é trazer a modernidade junto com uma nova forma de gerar dinheiro em torno do entretenimento,é o Estado atuando como empreendedor gerando novas fontes de receita. E assim, com a legalização dessa prática o Estado pode cobrar mais impostos desses estabelecimentos e também do serviços proporcionados por eles,logo,esse capital acumulado poderia ser direcionado a setores essenciais da sociedade como saúde, segurança e educação.

     Portanto, para que a legalização desse tipo de serviço seja possível é necessário o Estado, junto com os empresários e a mídia televisiva promover um diálogo com a sociedade afim de debater a respeito das vantagens de tal prática ser tirada da ilegalidade, o que pode promover um desenvolvimento e uma modernização da sociedade tanto em âmbito econômico quanto cultural.

Compartilhar

4 Correções

  1. O seu texto está muito bom. No entanto, uma dica muito valiosa é nunca usar um verbo na primeira pessoa do plural. Se você quiser dizer “devemos”,troque por “deve-se”. “Temos” por “tem-se” e assim por diante… outra dica é dar uma olhadinha a mais na parte da ortografia em geral. Na sua proposta de intervenção, dê uma especificada a mais. Os corretores gostam de ver uma proposta bem detalhada e convincente. Parabéns pelo trabalho!

    • 1
  2. O seu texto está muito bom. No entanto, uma dica muito valiosa é nunca usar um verbo na primeira pessoa do plural. Se você quiser dizer “devemos”,troque por “deve-se”. “Temos” por “tem-se” e assim por diante… outra dica é dar uma olhadinha a mais na parte da ortografia em geral. Na sua proposta de intervenção, dê uma especificada a mais. Os corretores gostam de ver uma proposta bem detalhada e convincente. Parabéns pelo trabalho!

    • 1
  3. Seu texto está no modelo correto que é o argumentativo-dissertativa, parabéns! Em alguns Campos existem erros de ortografia, então releia o seu texto e procure estudar um pouco mais nessa parte e caso você esteja em dúvida de como se escreve uma palavra, sugiro que vc troque por algum sinônimo. No mais, parabéns! Boa sorte nos estudos…

    • 1
  4. 80 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    • Primeira pessoa do plural: podemos, devemos (ERRADO) = pode-se, deve-se (CORRETO)
    • “fazendo a ‘roda’ da economia girar” expressão informal que não cabe ao modelo solicitado
    • “Legalizar” letra maiúscula no meio da oração, o correto seria letra minúscula
    • Grafia incorreta de várias palavras: acarrentam (acarretam); proporcionar (proporcionar); erracadação (arrecadação)
    160 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
    120 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    120 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    120 – Competência 5: Proposta de intervenção
    • Recomendo especificar mais a proposta, com um “plano de ação” mais concreto
    TOTAL: 600
    Algumas adequações precisam ser feitas para que o texto se enquadre no modelo padrão e tenha uma nota maior. Você está no caminho… Parabéns!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.