Para Betinho, falecido sociólogo brasileiro, a sociedade só evoluirá ao se comprometer com, dentre outros aspectos, a igualdade. Todavia, tal compromisso nem sempre é efetivado no Brasil, onde tanto a falta de educação escolar sobre feminismo quanto a ausência de leis que garantam a igualdade de gênero na política causam a baixa representatividade feminina neste âmbito. Assim, é cabível discutir a problemática.
Diante disso, cabe ressaltar a ausência de leis que garantam a isonomia de gênero no espectro político brasileiro como fator do problema. É válido lembrar que a Constituição de 1891 não previa o voto feminino. Essa injustiça atrasou a politização de muitas mulheres e, com efeito, os homens dominaram a maior parte dos cargos políticos dali em diante. Isso gera, até hoje, a desvalorização profissional e social da mulher, visto que seus interesses políticos tiveram de ser postergados. Desse modo, são necessárias medidas eficazes que promovam a igualdade de gênero na política nacional.
Ademais, a falta de educação escolar sobre o feminismo nas escolas brasileiras representa outro agravante. Para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Logo, a falta de conhecimento sobre feminismo nas escolas reforçam o machismo ao não ensinar que as mulheres são tão importantes e capazes quanto os homens. Por conseguinte, ocorre a naturalização da inferiorização da mulher, a qual, para os futuros eleitores, se torna menos capaz que um homem. Nessa perspectiva, é necessária a inclusão do feminismo como disciplina nas escolas do Brasil.
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa desigualdade. Nesse viés, o Poder Legislativo, aliado ao Ministério da Educação, deve tomar medidas que visem, respectivamente, a isonomia entre homens e mulheres na política brasileira e a valorização do papel da mulher na sociedade. Dessa maneira, O Poder Legislativo deve tornar obrigatório a ocupação de 50% das vagas de cargos políticos por mulheres por meio da criação da Lei da Isonomia Sociopolítica. Paralelamente, o Ministério da Educação deve criar a disciplina Feminismo Social — a ser obrigatória nas escolas de nível fundamental e médio —, formulada e ministrada por sociólogas e antropólogas por meio planos de cursos elaborados por essas. Nesse sentido, a sociedade estará mais próxima da igualdade que Betinho idealizara.
Gabikkavmr
Oi, Jota! Vamos lá!
INTRODUÇÃO
Seu repertório está bom e bem utilizado (contextualizado), isso já garante uma nota interessante na COMP 3, mas eu vou deixar um recadinho no final da correção pra ti porque sei que vai gostar.
O teu primeiro erro acontece no uso da palavra “onde”. Essa palavra é uma desgraça, a gente pode admitir. Nunca usa “onde” na redação porque ela indica única e exclusivamente lugar. Tenta sempre usar “na qual” ou “no qual”, tudo bem se repetir mais de uma vez na redação, ok?
O teu segundo erro é a concordância do verbo “garantir”, não sei se foi erro de digitação, mas a grafia correta seria “garantem”.
Encerrou o parágrafo muito bem.
DESENVOLVIMENTO 1
Adorei teu tópico frasal, muito bem construído. Tua estrutura deu uma evoluidassa, eu sei que não te conheço mas tô orgulhosa.
Acho que essa frase sobre o voto feminino é ótima, mas ela ficou um pouco jogada ali no texto, tenta dar uma arrumadinha, dependendo do corretor, ele pode incomodar com a coesão textual e te fazer perder pontos na COMP 2. Vou dar um exemplo:
“Diante disso, cabe ressaltar a ausência de leis que garantam a isonomia de gênero no espectro político brasileiro como fator do problema. Nesse sentido, a Constituição de 1891 não previa o voto feminino, injustiça que atrasou a politização de muitas mulheres e, como efeito (ADICIONEI O “O” NO “COM”, NÃO SEI SE FOI ERRO DE DIGITAÇÃO), os homens passaram a dominar a maior parte dos cargos políticos. …”
O resto da tua argumentação está boa e linear, só te atenta pra usar os conectivos intraparágrafos (se não usar, perde pontos na COMP 4). Eles são aqueles que ligam um período a outro: Nesse sentido, Dessa forma, Nessa realidade, Nessa conjuntura, etc. Usa o “Nessa” bastante que dá certo.
DESENVOLVIMENTO 2
Notei os mesmos problemas de falta de conectivos interparágrafos que comentei anteriormente. Dá uma pesquisada sobre eles pra ter uns 3 na manga.
Uma coisa que eu notei: dá uma cuidada na parte dos verbos e na concordância. É chatinho, eu sei, a gente sempre tem que voltar no início da frase pra descobrir a que o verbo tá se referindo e não fazer bagunça, teu verbo “reforçar” deveria estar escrito “reforça” porque se refere apenas à falta de conhecimento.
A tua argumentação tá bem organizada e, novamente, linear.
CONCLUSÃO
Jesus, tua conclusão tá gigante, menino do céu. Tá, vamos tentar organizar isso aí. Sempre pensa em “duas conclusões”, mas como assim? Você vai apresentar dois problemas, no caso, a falta de educação escolar e o desconhecimento do feminismo. A tua primeira conclusão (para um desses problemas, só escolher qual), faz mais rapidinha e com poucos elementos, eu sempre uso apenas o agente, a ação e o meio. Já a segunda conclusão (para o outro dos problemas) tem que conter todos os elementos necessários. Assim, é mais fácil usar menos linhas e, ao mesmo tempo, abordar os dois problemas na conclusão. Vou te dar um exemplo aqui embaixo pra essa redação em específico:
“Portanto, é imprescindível superar as causas dessa desigualdade. Nesse viés, é imprescindível que a população se conscientize e auxilie na criação de projetos de lei que visem ampliar a presença feminina na política brasileira (NESSE CASO EU SÓ NÃO USEI O MEIO, MAS USEI O OBJETIVO, O FIM, A FINALIDADE). Além disso, o Ministério da Educação deve criar a disciplina Feminismo Social — a ser obrigatória nas escolas de nível fundamental e médio —, formulada e ministrada por sociólogas e antropólogas por meio planos de cursos elaborados por essas, tendo como finalidade a inserção profissional de mulheres na política do país. Nesse sentido, a sociedade estará mais próxima da igualdade que Betinho idealizara. (NESSE EU SÓ COPIEI A TUA INTERVENÇÃO E ADICIONEI A FINALIDADE QUE VOCÊ ESQUECEU, LEMBRA SEMPRE DE CONTAR TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS ANTES DE FINALIZAR).”
Não fica com medo de usar “conscientizar” como ação e finalidade e também não fica com medo de fazer uma das duas propostas que escolher pela metade, só uma delas importa que tenha os 5 elementos. A outra proposta a gente só faz mesmo pra dizer pro corretor: não esqueci daquela parte do texto ali, viu?
CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
Você melhorou demaaaaaaaais a tua redação. Cuida bastante os erros de gramática (principalmente no dia porque é onde eles mais amam tirar pontos) e sempre coloca os conectivos intraparágrafos pra ganhar pontinho naquela competência 4. A conclusão, tenta dar uma diminuída, não precisa fazer ela do tamanho de um estádio olímpico porque vai perder muitas linhas e pode ainda ser penalizado por faltar alguma coisa. Seja sempre muito objetivo com o que quer dizer.
Se precisar, hoje eu postei a minha primeira redação na plataforma de acordo com o que eu estudei de novo, dá uma olhadinha. Eu estou tirando notas bem show com aquela estrutura e corrigi a tua de acordo com aquela ali (antes desse mês que fiquei meio parada eu estava com bastante dificuldade em desenvolver a minha argumentação nos dois desenvolvimentos, agora tá show de tri).
Vou deixar aqui embaixo um canal do youtube praticamente desconhecido de um cara que eu indicaria pra todo o Brasil sem sombra de dúvidas, ele é um baita professor e ainda tira alguns dos medos que temos da redação. Sabe aquela vozinha da razão dos professores e studygrams e tudo o mais que falam “Tem que ter repertório na introdução”? Pois é, ele vai te mostrar que isso são mitos puros e te ajudar a fazer uma estrutura mais facilitada e se adaptar a TODOS os temas (eu também tinha um pouco de dificuldade nisso sem pesquisar). Dá uma olhada nas redações que ele fez em live e também lembra sempre: o melhor tema é aquele que a gente não sabe NADA.
https://www.youtube.com/c/ProfFelipePereira/featured
Bons estudos, Jota!!!
cartola682
Para Betinho, falecido sociólogo brasileiro, a sociedade só evoluirá ao se comprometer com, dentre outros aspectos, a igualdade. Todavia, tal compromisso nem sempre é efetivado no Brasil, onde tanto a falta de educação escolar sobre feminismo quanto a ausência de leis que garantam a igualdade de gênero na política causam a baixa representatividade feminina neste âmbito. Assim, é cabível discutir a problemática.
Diante disso, cabe ressaltar a ausência de leis que garantam a isonomia de gênero no espectro político brasileiro como fator do problema. É válido lembrar que a Constituição de 1891 não previa o voto feminino. Essa injustiça atrasou a politização de muitas mulheres e, com efeito, os homens dominaram a maior parte dos cargos políticos dali em diante. Isso gera, até hoje, a desvalorização profissional e social da mulher, visto que seus interesses políticos tiveram de ser postergados. Desse modo, são necessárias medidas eficazes que promovam a igualdade de gênero na política nacional.
Ademais, a falta de educação escolar sobre o feminismo nas escolas brasileiras representa outro agravante. Para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Logo, a falta de conhecimento sobre feminismo nas (2)escolas reforçam(1) o machismo ao não ensinar que as mulheres são tão importantes e capazes quanto os homens. Por conseguinte, ocorre a naturalização da inferiorização da mulher, a qual, para os futuros eleitores, se torna(3) menos capaz que um homem. Nessa perspectiva, é necessária a inclusão do feminismo como disciplina nas escolas do Brasil.
1 – reforça
2 – evita generalizar: em grande parte das escolas
3 – torna-se(ênclise após vírgula)
Portanto, é imprescindível superar as causas dessa desigualdade. Nesse viés, o Poder Legislativo(agente 1), aliado ao Ministério da Educação, deve(ação 1 ) tomar medidas que visem, respectivamente, a isonomia (finalidade 1)entre homens e mulheres na política brasileira e a valorização do papel da mulher na sociedade. Dessa maneira, o Poder Legislativo(agente 2) deve tornar obrigatório(ação 2) a ocupação de 50% das vagas de cargos políticos por mulheres(5) por meio da criação da Lei da (meio 2)Isonomia Sociopolítica. Paralelamente, o Ministério(agente 3) da Educação deve criar a disciplina(ação 3) Feminismo Social — a ser obrigatória nas escolas(detalhamento 3) de nível fundamental e médio —, formulada e ministrada por(detalhamento 3) sociólogas e antropólogas(5) por meio(6) (meio 3)planos de cursos elaborados por essas. Nesse sentido, a sociedade estará mais próxima da igualdade que Betinho idealizara.(finalidade 3)
5 – vírgula
6 – por meio de
Observação: tenta ser mais simples na proposta de intervenção, você fez três propostas, isso torna mais difícil do corretor te dar nota, pois é preciso que somente uma proposta seja feita com os cinco elementos(agente, meio, finalidade, detalhamento e ação).
Dhamarys Lorrayne
Você escreve muito bem, parabéns! Segue nota por competência:
C1= 160
C2= 200
C3= 200
C4= 160 Busque usar mais conectivos, sobretudo para iniciar períodos.
C5= 200
Total= 920
Você possui uma boa escrita, mas te indico estudar um pouco mais sobre vírgula e concordância. Além disso, você soube relacionar muito bem os seus repertórios e argumentou satisfatoriamente sobre eles. Por fim, na sua proposta de intervenção, te indico fazer apenas uma proposta, então você poderia ter unido os seus dois argumentos em apenas uma proposta. No mais, sua redação está excelente, procure a correção de um profissional, para que ele possa te ajudar criticamente. Bons estudos e até mais.
Ps: Se você puder me ajudar corrigindo a minha última redação. Desde já, muito obrigada.
A prática leva a excelentes resultados, um grande abraço!
Jel2431
Você possui uma ótima escrita, e isso ajuda na competência 1, que é a demonstração da escrita da língua portuguesa
C1: 160
Na competência 2 fala sobre a fuga ao tema, acho que ficou bastante completa
C2: 200
Na competência 3 fala sobre trazer as informações, achei seu repertório muito bom
C3: 160
Na competência 4, fala sobre o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
C4: 120
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A proposta de intervenção ficou muito longa, e obteve argumentos que melhores seriam usados no desenvolvimento
C5: 120
Nota: 760
Lembrando que eu possa estar errada