Invisibilidade e registro civil:garantia de acesso à cidadania no Brasil

  • 0

Em “O Teatro dos Vampiros”,Renato Russo cantou os inúmeros dilemas enfrentados no mundo moderno,evidenciando-se uma atitude mobilizadora de insatisfação diante o vivido. De maneira análoga,hodiernamente,complexos impasses,como a invisibilidade de pessoas sem registro civil se perpetuam na realidade brasileira. Nessa perspectiva,o caos social retratado pelo cantor se faz presente na atualidade,visto que a omissão estatal e as dificuldades de acesso à cidadania corroboram a continuação de problemas ligados ao tema.

Diante desse contexto,vale ressaltar que o número de indivíduos sem documentação própria é resultado da falha do Estado em garantir a observância das leis. Nesse sentido,esse quadro de inoperância está diretamente relacionado às teses do contratualismo moderno,do filósofo Thomas Hobbes,uma vez que, é dever do poder governamental zelar pelo bem-estar social. Contraditoriamente,essa responsabilidade estatal é tangenciada,deixando que diversos brasileiros sejam indigentes perante ao Governo. Dessa maneira,medidas devem ser tomadas para reverter essa situação.

Somado a isso,infere-se ainda,uma relação entre o Brasil atual e a Grécia antiga,já que apenas eram possuidores da cidadania grega indivíduos do sexo masculino,que não fossem estrangeiros e escravos,deixando a maioria dos moradores das pólis distantes dos exercícios políticos. Partindo desse pressuposto,verifica-se que,habitantes de regiões pobrese distantes dos grandes centros urbanos têm menores chances de lidar com as burocracias para a criação do registro civil,o que as torna,assim como na antiguidade,invisíveis ao Estado. Logo,deve-se buscar uma contenção desse impasse,para que haja,então,um maior desenvolvimento do país.

Em face do que foi discutido,faz-se necessário que sejam buscadas maneiras de conter o avanço dessa problemática. Portanto,cabe ao Ministério da Mulher,Família e Direitos Humanos,cuja função é garantir os direitos básicos à população,promover políticas públicas de inclusão social,por meio de profissionais capacitados que se locomovam até as minorias segregadas. Tal medida,deverá ocorrer a fim de ampliar o acesso à documentação pessoal. Assim,esse impasse será resolvido,e o caos social retratado por Renato Russo não mais representará a nação verde-amarela.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei da redação parabéns
    Nos desenvolvimentos sentir falta de argumentação, pois tanto no D1quanto no D2 vc pressupõe uma ideia que deveria está na conclusão, quando escreve:
    D1 : Dessa maneira,medidas devem ser tomadas para reverter essa situação.

    D2: Logo,deve-se buscar uma contenção desse impasse,para que haja,então,um maior desenvolvimento do país.

    O que deve ser feito tem que ser posto na conclusão não nos desenvolvimentos pq deixa sua argumentação fraca, como que se vc não soubesse mais o que escrever.
    Percebi alguns erros de vírgula.
    Sua conclusão possui todos os elementos, parabéns.

    • 0
  2. Cara, que redação top, essa daí tem capacidade de ser uma redação 1000 se não tiver vacilado na C1(gramática). A sacada da Grécia ficou sensacional.
    C1-160(não dá para avaliar exatamente);
    C2-200, abordou as várias do conhecimento para falar do tema;
    C3-160/180/200, eu dou 160, mas no enem pode ser uma das 3. Depende do seu corretor, deu 160 porque em alguns momentos vc poderia ter detalhado melhor, não quer dizer q não possa fechar os 200, porque tomara q vc consiga;
    C4-200, ótima coesão e recursos linguísticos;
    C5-200, muito bom.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.