Djamila Ribeiro afirma que, para resolver alguma questão é preciso antes tirá-la da invisibilidade. Na sociedade brasileira, a crítica da autora pode ser associada à garantia de acesso à cidadania do país, que é um problema persistente na sociedade onde quase 2 milhões de pessoas que residem no país não têm registro de nascimento, portanto, sua existência não é reconhecida oficialmente. Com isso, emerge um problema sério em virtude da omissão governamental e da influência midiática.
Em primeiro lugar, ressalta-se que a omissão governamental é um fator do problema. John Locke definiu que “as leis foram feitas para os homens e não para as leis”. De fato, a legislação tem papel crucial na garantia do acesso à cidadania no Brasil, visto que é dever do governo promover a equidade da população com o direito a certidão de nascimento, para que todos tenham a possibilidade de ter acesso aos documentos civis e também a benefícios sociais. Assim, urge que a administração pública reconheça seu papel e mude sua postura.
Além disso, outro fator gravante é a influência da mídia. Chimananda A. defende que a mudança do “status quo” – o estado das coisas – é sempre penosa. Tal conjuntura está presente no direito ao acesso à cidadania no Brasil, visto que a função da mídia é alertar a população sobre o direito à documentação pessoal e os benefícios que possuir esse documento traz à vida da pessoa. Dessa forma, é preciso combater a mídia e sua influência sem informação.
Portanto, é imprescindível intervir sobre esse cenário. Para isso, o governo deverá promover campanhas para a realização de certidões de nascimento – gratuitas – nas comunidades do Brasil, a fim de promover a equidade da população. Tal ação deverá ser transmitida de forma chamativa para atrair mais pessoas. Paralelamente, é preciso agir sobre a influência midiática que deverá transmitir as campanhas. Dessa maneira, será possível superar a invisibilidade de que Djamila Ribeiro falou.
EvellynMendes
Olá, tudo bem?? Espero que sim. Bom, no primeiro parágrafo, gostaria de falar que você poderia ter aprofundado mais no repertório sociocultural escolhido, visto que o modo como você apresentou ficou muito vago. No período “que é um problema persistente na sociedade onde quase 2 milhões de pessoas que residem no país não têm registro de nascimento, portanto, sua existência não é reconhecida oficialmente.” recomenda-se utilizar conectivos como “uma vez que”, “dado que”, “visto que” e entre outros, ao invés só de “que” para explicar o porquê da frase estar associada ao tema. Além disso, houve a repetição da palavra “sociedade”, o que seria melhor ter utilizado um sinônimo como corpo social, e, não entendi se esse pronome “onde” está se referindo à sociedade ou ao país. Concluí-se, então, que você antecipou bem os problemas para discuti-los no desenvolvimento, mas não houve uma boa apresentação do repertório nem a explicação de como pode estar associada à realidade. Sugiro aprofundar um pouco mais tanto no repertório quando na tese. Indo para o segundo parágrafo, recomendo desenvolver um pouco melhor o tópico frasal “ressalta-se que a omissão governamental é um fator do problema”, pois ficou muito vago. Sugiro que faça assim: “vale destacar que a omissão governamental intensifica os desafios relacionados à garantia de acesso à cidadania no Brasil”, sempre relacionando o problema com o tema. Lembre-se de que, sempre após o fim de um período/ponto final, coloque algum conectivo para unir os períodos. A título de exemplo, na frase ‘John Locke definiu que “as leis foram feitas para os homens e não para as leis’, reformule para ‘Segundo o filósofo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Logo após, você deveria explicar o significado da frase no contexto atual de forma mais elaborada, ajudando o leitor a entender sua relevância, mas não foi assim que ocorreu, visto que não houve uma boa relação entre a frase e como de fato ocorre. No terceiro parágrafo, houve muita falta de conectivo, tópico frasal vago e não houve uma boa explicação de como o problema 2 afeta o tema. Analisando o último, a frase de introdução ficou muito vaga (recomendo elaborar como “são necessárias medidas para que haja o acesso à cidadania a todos os brasileiros e os residentes no Brasil”. Não houve uma proposta completa que teria os 5 elementos da intervenção (agente, detalhamento, ação, modo/meio e efeito), somente o agente, a ação e o efeito na primeira proposta e somente o agente na segunda proposta. No geral, recomendo trabalhar mais na sua argumentação a fim de defender melhor a sua tese, invista mais em conectivos, aprofunde mais nos seus repertórios escolhidos e siga os 5 elementos da intervenção ( vou dar um exemplo de uma proposta que fiz de outro tema: “cabe ao governo, órgão responsável por assegurar os direitos aos cidadãos e a existência de todos, investir mais no desenvolvimento de projetos de prevenção, incluindo treinamento de professores e funcionários, por meio da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias -redirecionando verbas para essa área como prioridade -, a fim de lidar com situações de bullying de maneira eficaz.” agente: governo; detalhamento: órgão responsável por assegurar os direitos aos cidadãos e a existência de todos; ação: “investir mais no desenvolvimento de projetos de prevenção, incluindo treinamento de professores e funcionários”; modo: “por meio da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias -redirecionando verbas para essa área como prioridade -“; efeito: “a fim de lidar com situações de bullying de maneira eficaz”. Continue treinando para aprimorar cada vez mais! Acredito no seu potencial
dudaalopesb3
E a nota?
EvellynMendes
Competência 1 (norma-culta da Língua Portuguesa): 120
Competência 2 (compreensão do tema): 200
Competência 3 (relacionar as informações para a construção da argumentação): 120
Competência 4 (uso de recursos e mecanismos linguístico para a construção da argumentação): 120
Competência 5 (proposta de intervenção do texto): 120
Nota Total: 680
EvellynMendes
Coloquei errado a nota da competência 1: 160
Nota total: 720
DeboraC
Parágrafos bem alinhados, não identifiquei nenhum erro grotesco de pontuação ou ortografia. Conectivos bem utilizados.
Introdução OK
Desenvolv. 1 SERIA INTERESSANTE EXPLANAR QUE SEM A CERTIDÃO A PESSOA NÃO EXERCERIA SEUS DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Desenvol 2: ARGUMENTE MAIS SEU PONTO DE VISTA, UTILIZE EUFEMISMO PARA NÃO USAR PALAVRAS COMO “COMBATER A MÍDIA” QUE SOAM MUITO RADICAIS
Conclusão ESCREVA UM POUCO MAIS, MOSTRE CONHECIMENTO DO ASSUNTO, CUIDADO COM PALAVRAS COMO “FALOU” QUE PARECEM DE LINGUAGEM INFORMAL
EX.:
Dessa maneira, será possível superar a invisibilidade EXPLANADA ou DEFENDIDA PELA Djamila Ribeiro.
DeboraC
Nota 760