Ao se fazer uma análise do passado, em meados do século XV surgia o trabalho escravo, no qual os mesmos que eram escravizados não eram considerados cidadãos, e sim apenas objetos de trabalho escravo. Todavia, em um contexto hodierno, é notório semelhanças do passado com o presente, uma vez que, pessoas sejam elas brancas ou pretas não são considerados cidadãos por não possuírem um registro civil, os tornando invisíveis perante a sociedade brasileira. A partir dessas circunstâncias, é visível adversidades como a dificuldade de jovens ingressarem em uma faculdade, bem como a burocratização no processo de retirada da certidão de nascimento. Dessa forma, urge analisar soluções para esses problemas.
Deve-se destacar em um primeiro instante, sobre dificuldades enfrentadas por jovens brasileiros ao tentar ingressar em universidades. Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988, é direto de toda a população garantia à educação, porém adolescentes que não detém de seu registro civil, fica vetado esse benefício, consequentemente sendo impedidos de realizar sua matrícula em escolas de ensino superior, como também não poderão usufruir de direitos futuros.
Além disso, pode-se mencionar sobre a burocratização para retirada do registro civil, uma vez que, a espera incessante em filas, como também a quantidade de documentos necessários para a emissão, acaba ocasionando desinteresse da população, bem como ocorra o esquecimento de papéis essenciais para a expedição do documento, também a dificuldade para moradores da zona rural, que dependem de transportes coletivos, no qual os mesmos costumam transitam somente na ida e volta.
Logo, diante dos fatos mencionados, medidas devem ser tomadas para resolver esses impasses. Portanto, cabe ao Governo, órgão responsável por todas as decisões do país, juntamente com as Mídias Sociais, promoverem campanhas que visem mostrar a importância de ter o registro civil, através de Instagram, Facebook, tal qual a administração superior proporcionar mais dias dedicados para a realização e retirada desse documento, a fim de ser ter uma sociedade com todos os seus direitos garantidos.
Sammykely22
Oiii Parabéns pela redação
Introdução: senti falta da concretização da tese. Quais os motivos para o problema? Tente colocar sempre isso logo no início do texto, para poder desenvolver os argumentos em cada um em um parágrafo de desenvolvimento. Adorei a citação histórica.
D1: achei que ficou vago o seu posicionamento, teve pouca argumentação e o parágrafo ficou curto, poderia desenvolver mais, sobre o estado (mesmo obrigado) não dar os mesmos direitos a todos.
D2: poderia ter um citação ou algo assim para defender seus argumentos, mas não tá ruim. Só falta desenvolver um pouco mais.Explicar e deixar claro sempre as perguntas: “pq ocorre?”/ “como ocorre?”/ “quais as consequências?”
Conclusão: completíssimos, mas trouxe os 5 pontos necessários.
C1: 120
C2: 160
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Nota: 800