A cidadania no Brasil é o que garante ao povo brasileiro direitos básicos como acesso à educação e à saúde. No entanto, quem não possui registro civil se vê em uma situação de privação à esses direitos, tornando-se invisíveis à sociedade. Dessa forma, para que essas situações não se perpetuem, é necessário analisar a desumanização dessas pessoas e as suas condições de vida.
Neste sentido, todo aquele que não é portador deste documento de identificação é desvalorizado devido à sua condição. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”. Assim, se vê que aquele que deveria ajudar os demais se coloca em uma posição de julgamento. Essa desmoralização gera, além de um sentimento de revolta, a visão de insignificância de quem sofre.
Ademais, esses indivíduos acabam vivendo em situações precárias, devido a privação desses direitos como saúde e educação. Segundo Milton Santos, Ex- presidente da África do Sul, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Porém, tendo seus direitos negados essas pessoas ficam impossibilitadas de participar dessa mudança, visto que irão ficar à margem da sociedade vivendo em situação insalubres.
Portanto, para que a cidadania seja garantida à todo brasileiro, é necessário que o governo federal e o Ministério da Cidadania, por meio de propagandas midiáticas e campanhas pelo Brasil instruam esses indivíduos a cerca de onde se registrar, como também, visitem as regiões mais carentes do país registrando estes povos. Com isso, espera-se que todo e qualquer brasileiro esteja visível socialmente
Newt
Nota: 770
Corrigi com base nessa estrutura:
Introdução:
Repertório/contexto + apresentação do tema + tese + fechamento
Desenvolvimento:
Conectivo + tópico frasal + repertório + causa + consequências + fechamento do parágrafo
Conclusão:
Conectivo + tema + agente + ação + modo/meio + finalidade + fechamento + retoma a tese
Erros nas competências:
Competência 1: 3
Competência 2: 1
Competência 3: 0
Competência 4: 4
Competência 5: 1
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Introdução: ótima abrangência do tema, no entanto falta a contextualização( filme, fato histórico…), para que assim, o corretor veja seu repertório.
Desenvolvimentos: Ótima argumentação
Conclusão: Desenvoltura ao abordar os 5 elementos da conclusão. Parabéns
Competência 1:Parabéns, a estrutura sintática do seu texto ficou excelente! Siga praticando para continuar assim.Sobre os desvios, também não tem mistério: continue praticando.
Competência 2: você apresenta repertório legitimado no desenvolvimento, é necessário repertório na introdução, siga praticando!
Competência 3:Seu projeto de texto está muito bom, mas ainda tem poucas falhas. Revise-o com calma. Você está quase lá, mas não deixe nenhuma informação mal contextualizada. Exemplo: ao fazer uma afirmação como “o desemprego é ruim para o país”, é preciso dizer o porquê.
Competência 4:A presença de elementos coesivos em seu texto é expressiva. Muito bem! Quanto à repetição, há raras ou nenhuma
Competência 5: uma proposta de intervenção com os seguintes elementos: agente (quem faz?), ação (o que faz?), modo/meio (como faz?), efeito/objetivo (para que faz?) e detalhamento. Em seu texto, há todos eles. Parabéns!
Geovana.Martins
Bom dia, sou estudante. Me chamo Geovana e vou corrigir sua redação.
Utilizando as competências para corrigir sua redação, que são cobradas no Enem.
– Sua introdução foi boa, deixando a margem a sua posição em que trabalharia na tese e ao longo do desenvolvimento.
– Os desenvolvimentos poderiam ter mais consistência ainda, trazendo mais problemáticas no dia a dia, relacionando mais duras realidades que as pessoas enfrentam por não possuir tal identificação perante ao estado. Apresentando mais exemplos.
– Referente a sua conclusão, percebi que distribuiu bem as funcionalidades, talvez faltou um pouco de “COMO”, elas seriam realizadas.
No mais sua redação foi muito boa e coerente. Agradeço desde já. Continue na caminhada…