Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso á cidadania no Brasil

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Manoel de Barros, poeta pós-modernista brasileiro, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica consiste em dar importância às coisas frequentemente ignoradas e desprezadas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, dar uma maior atenção à invisibilidade sofrida por diversos brasileiros, os quais são negados de registro civil. Urge, então, a análise das causas que estimulam esse problema, dentre as quais se destacam a omissão estatal e a desigualdade social.

De início, é imperioso notar que a indiligência do governo contribui para a invisibilidade de diversos brasileiros que não possuem registro civil. De acordo com o filósofo John Locke, os cidadãos cedem sua liberdade ao estado, que por outro lado, deve de comprometer em defender o homem e garantir seus direitos básicos. Nessa lógica, é notável que o poder público não cumpre seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, sobretudo no que tange ao acesso de documentos de identificação. Isso ocorre devido ao baixo investimento de verbas estatais na realização de políticas públicas que visam informar o povo sobre a necessidade de registro civil. Por conseguinte, muitos cidadãos tornam -se invisíveis ao Estado e assim não têm acesso a cidadania.

Ademais, é valido perceber que a disparidade social potencializa a invisibilidade de uma parcela da população. Segundo o escritor Ariano Suassuna, é difícil vencer a injustiça secular que dilacera o Brasil em dois territórios distintos: o dos privilegiados e dos despossuídos. Nesse contexto, é justo relacionar essa ideia a realidade atual, haja vista que diversos brasileiros não possuem documentos de identificação e a classe mais pobre ser a mais afetada. Em decorrência, disso tal povo é desprovido de direitos básicos, como o acesso ao auxílio emergencial, o que contribui para o cenário de miséria brasileiro.

Portanto, com o intuito de amenizar essa problemática, é importante que o Ministério da Educação reforce políticas de instrução da população acerca de seus direitos. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um Projeto Nacional de Acesso à Certidão, o qual irá promover nas escolas públicas debates acerca da importância do documento de registro civil para a preservação da cidadania, os quais irão acontecer tanto extracurricularmente quando nas aulas de Sociologia. Isso deve ocorrer a fim de formar brasileiros que, cientes dos seus direitos, podem mudar o atual cenário de precária cidadania e desigualdade.

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2 Correções

  1. Oi gabs, a introdução me lembrou muito a de um aluno que tirou nota mil em um Enem passado (se não me engano, o Enem 2020). Não apenas a referência em si, mas a forma como foi abordada, a forma como as partes da introdução se conectam e o seguimento de ideia dela. Sei que é importante se inspirar em redações anteriores que foram muito bem sucedidas na prova, porém, cuidado! Se você pegar um corretor mais “chato” e que conheça essa redação, o que é muito provável já que ela tirou nota 1000, ele pode considerar isso plágio e você perde pontos na C3 por falta de originalidade… Cuidado! Tente utilizar a referência de uma forma sua, okay? Se inspire, não copie.

    De resto, sua redação está ótima, tem referência produtivas e que se conectam ao abordado na sua tese, tal como sua conclusão também, que cumpre os cincos pedidos que a proposta de intervenção deve responder: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento.

    Contudo, devo aconselhar você a tentar aprofundar mais sua argumentação. Isso talvez seja o motivo maior que me leva a pensar que sua redação ficaria na casa dos 800: ela é meio superficial. Acho que a sua escrita poderia se aprofundar um pouco mais nas causas e consequências que você elenca.

    Ademais, alguns erros gramáticos que identifiquei e que poderiam ser mudados:

    Como está: “De acordo com o filósofo John Locke, os cidadãos cedem sua liberdade ao estado, que por outro lado, deve de comprometer em defender o homem e garantir seus direitos básicos.”
    Como deveria ser: “De acordo com o filósofo John Locke, os cidadãos cedem sua liberdade ao estado, que, por outro lado, deve de comprometer em defender o homem e garantir seus direitos básicos.”

    Como está: “Em decorrência, disso tal povo é desprovido de direitos básicos, como o acesso ao auxílio emergencial, o que contribui para o cenário de miséria brasileiro.”
    Como deveria ser: “Em decorrência disso, tal povo é desprovido de direitos básicos, como o acesso ao auxílio emergencial, o que contribui para o cenário de miséria brasileiro.”

    Como seu problema maior que identifiquei foram de vírgulas, indico buscar algumas aulas sobre o tema. No youtube mesmo você consegue achar.

    Continue praticando e estudando que você vai se aperfeiçoar cada vez mais e o notão vem!!!!!

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  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (200)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(200)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(160)
    Parabéns, vc escreve muito bem.

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