A obra “Vidas secas”, do escritor Graciliano Ramos, retrata a vida sofrida de uma família no interior do Sertão, cuja os filhos não têm nome e, logo, eles não possuem individualidade. Dessa forma, vemos como Graciliano expõe as prioridades da família sobrevivência, algo que, certamente, vem antes de cidadania. Por mais que não seja uma obra atual, percebe-se como essa critica ainda se encaixa nos duas de hoje, afinal, muitos brasileiros sofrem com a falta de um registro civil.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que vários fatores contribuem para a formação dessa problemática e não devemos, de forma alguma, nos prender a soluções de curto prazo. Dentre esses fatores, destacasse as prioridades das pessoas que mais sofrem com essa invisibilidade: brasileiros que vivem em situação de miséria, essas pessoas estão muito mais preocupadas com a possibilidade de não ter o que comer no dia seguinte, ou seja, existir ou não perante o Estado não é algo relevante para a vida dessas pessoas naquele momento.
Como consequência disso, fica evidente a exclusão das camadas mais periféricas da sociedade brasileira que acabam por não ter registro civil e, dessa maneira, não tendo acesso a cidadania, o que corrobora a desigualdade social no país e, além disso, priva muitos brasileiros de exercer seus deveres como cidadão e de ter acesso aos seus direitos.
Portanto, percebe-se como a invisibilidade quando se trata de registro civil está diretamente ligado com a falta de recursos básicos para a sobrevivência. Dessa forma, é necessário que o poder legislativo implemente projetos sociais afim de fechar essas lacunas para que, então, a busca pela cidadania venha como consequência dessa implementação.
giuliabrescia123
Olá, tudo bem?Vamos lá. Sua redação redação está ruim, apresenta bons argumentos, mas há alguns detalhes que não podem passar batido.
Sua introdução tem que apresentar a tese e mostrar o que será a apresentado nos próximos dois parágrafos, mas não houve isso. Tome cuidado com termos como “venos”, pois dá a entender que está se colocando no texto e também com o “muitos”, tente substituir por outros mais imparciais.
A mesma coisa no segundo parágrafo, que possui termos na terceira pessoa do plural. Tente aumentar os conectivos, repertórios e um linguajar mais neutro.
Não tenho muito o que falar do terceiro parágrafo, mas se atente com o estudo de períodos e da pontuação. Releia o texto por um todo, pois há partes que estão sucintas e sem sentido, assim como colocar mais repertórios para enriquecer seu texto.
Sua conclusão está boa, atendendo aos requisitos necessários. Boa redação e continue treinando!
EduardoChagas
Olá, Tudo bem?
–
Gostei da forma como você iniciou a redação mencionando uma obra.
Eu também gostei da parte onde você menciona as camadas periféricas do Brasil que possuem um menor índices de registro.
Eu senti falta de um fechamento conclusivo da sua ideia e também de uma proposta para esta problemática um pouco mais desenvolvida.
Nota final: 550
Regianne
Olá tudo bem?
Seu texto de uma forma geral está bom, percebe-se que é uma ´pessoa que lê muito e se preocupa com aspectos gramaticais. Mas, é preciso se atentar para seguintes pontos:
INTRODUÇÃO: É necessário você dissertar a sua posição e os argumentos de forma resumida do que será exposto no decorrer do texto, mas eu tiraria, aqui nesta parte do texto, a analogia a obra ” Vidas Secas” ela fica mais pertinente no desenvolvimento;
DESENVOLVMENTO: Além de colocar essa comparação a obra referida obra literária, é interessante você colocar uma situação real da desigualdade social do Brasil;
CONCLUSÃO: Seu projeto de intervenção está pertinente, mas generalizado, é preciso pensar: Quais projetos podem ser feitos pelo Estado e pela sociedade em geral, para sanar a desigualdade social no Brasil?
Em relação aos ASPECTOS GRAMATICAIS
Cuidado com a colocação do “portanto” na conclusão, ele é muito utilizado, procure outros conectivos que dão ideia de conclusão de forma mais sutil.
Heloisam.studies
Olá! Me chamo Heloísa, estou atualmente no último ano do ensino médio e resolvi contribuir corrigindo de maneira informal sua redação.
INTRODUÇÃO: Palavra faltosa após “da família” , erro ortográfico em ”nos duas”. Senti que faltou de alguma forma o resgate de palavras-chave do tema. Poderia, também, ter escrito mais nesse parágrafo.
DESENVOLVIMENTO 1 : Ao invés de ”problemática” você poderia ter resgato o tema. As palavras “devemos” e ”nos” está te incluindo no meio, o que não é correto em uma redação dissertativa-argumentativa. Após ”em situação de miséria” o ideal seria um ponto final (.) Senti falta de um repertório sociocultural e de uma frase de finalização.
DESENVOLVIMENTO 2: Parágrafo muito curto, falta de repertório sociocultural e erros de concordância.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Faltou o modo/meio. Faltou uma frase de finalização, que demonstrasse conclusão de idéias. Poderia ter sido maior.
NOTAS:
C1: 120
C2: 40
C3:40
C4: 120
C5:160
NOTA FINAL: 480