Promulgada pela ONU em 1948, a lei universal dos Direitos Humanos assegura a todos os cidadãos seus direitos básicos como maternidade preservada, segurança, integridade física e cidadania. Porém, o que se vê na prática são esses direitos sendo negligenciados, principalmente a cidadania, que é negada diante de algumas situações, impedindo o cidadão de ter seus direitos preservados e garantidos. A negação de um simples registro civil pode acarretar em inúmeros problemas para alguém, desde a infância. Pode-se dizer que a falta de garantia ao acesso a cidadania no Brasil ocorre devido ao abandono familiar, e também a burocratização estatal.
Em primeira análise, deve-se considerar o abandono familiar como uma das causas que contribuem para esse cenário. Uma vez que, a mãe tem uma gravidez indesejada, ou o pai não assume com suas obrigações paternais, gerando uma desfunção familiar, fazendo com que a criança se sinta rejeitada, e consequentemente, passe a conviver com outra família de forma irregular. Em analogia com a situação, pode-se citar a obra “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman onde ele pressupõe que a sociedade vive de relações sociais líquidas, sem conjuntura, fazendo com que essas relações não tenham durabilidade. Certamente, sem uma relação famíliar sólida, é improvável que a criança tenha sua cidadania garantida.
É pertinente elencar também que a burocratização estatal perdura o impasse. O Brasil, por sua vez, não dispõe de programas fiscalizadores atuantes na luta por cidadania. Apesar de existir uma lei que tenha tornado o registro civil gratuito, essa não é o principal perpetrador do problema. De acordo com a Record, em julho de 2021 foram contabilizados 828 mil pessoas sem certidão de nascimento no Nordeste do Brasil, um número exorbitante, que infelizmente só tende a aumentar. Então, cabe ao estado promover políticas públicas reparadoras do problema.
Evidencia-se, portanto, que a invisibilidade de pessoas, e a falta de cidadania é um problema pertinente no Brasil. Cabe ao poder Legislativo, inserir una lei que garanta registro civil a todos os brasileiros. Como também, figuras públicas por meio midiático disponha de campanhas informativas, educativas e modificadoras para a erradicação desse impasse. Para que assim, todos tenham sua cidadania e direitos básicos garantidos.
EloaFonseca
Sua redação está ótimo, só precisa melhorar os pontos abordados pelos outros corretores e corrigir alguns erros gramaticais, como por exemplo: “acarretar em” o verbo não se rege com a preposição em, na hora que vc colocou “acesso a” deveria ter colocado o a com uma crase, e “por sua vez” é uma frase feita poderia ter substituído por outra. É só minha opinião, fora isso vc arrasou, joguei sua redação no Cira para te uma base de correção vc tirou 840.
nubiagomess
Promulgada pela ONU(1) em 1948, a lei universal dos Direitos Humanos assegura a todos os cidadãos seus direitos básicos como maternidade preservada, segurança, integridade física e cidadania. Porém, o que se vê na prática são esses direitos sendo negligenciados, principalmente a cidadania, que é negada diante de algumas situações, impedindo o cidadão de ter seus direitos preservados e garantidos. (2)A negação de um simples registro civil pode acarretar em inúmeros problemas para alguém, desde a infância(3). Pode-se dizer que a falta de garantia ao acesso a cidadania no Brasil ocorre devido ao abandono familiar, e também a burocratização estatal.(4)
(1)- Não abrevie orgãos não ditos anteriormente. — Promulgada pela Organização das Nações Unidas…
(2)- Insira uma conectivo para enriquecer a sua dissertação.
(3)- Achei que essa frase não acrescentou em nada na sua redação, talvez se você desenvolvesse ela mais ficaria melhor!
(4)- E agora? O que se deve fazer? Efetivar análises? Ações? Ou está bom desse jeito?
Em primeira análise, deve-se considerar o abandono familiar como uma das(1) causas que contribuem para esse cenário. Uma vez que, (2) a mãe tem uma gravidez indesejada, ou o pai não assume com suas obrigações paternais, gerando uma desfunção familiar, fazendo com que a criança se sinta rejeitada, e consequentemente, passe a conviver com outra família de forma irregular. Em analogia com a situação, pode-se citar a obra “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman onde ele pressupõe que a sociedade vive de relações sociais líquidas, sem conjuntura, fazendo com que essas relações não tenham durabilidade. Certamente, sem uma relação famíliar sólida, é improvável que a criança tenha sua cidadania garantida.
(1) uma das principais causas…
(2) faltou uma conjunção de possibilidade…
É pertinente elencar também que a burocratização estatal perdura o impasse. O Brasil, por sua vez, não dispõe de programas fiscalizadores atuantes na luta por cidadania. Apesar de existir uma lei que tenha tornado o registro civil gratuito, essa não é o principal perpetrador do problema. De acordo com a Record(1), em julho de 2021 foram contabilizados 828 mil pessoas sem certidão de nascimento no Nordeste do Brasil, um número exorbitante, que infelizmente só tende a aumentar(2). Então, cabe ao estado promover políticas públicas reparadoras do problema.
(1) expecifique mais// De acordo com a rede televisiva “Record”….
(2) Só tende a aumentar pq?
Evidencia-se, portanto, que a invisibilidade de pessoas, e a falta de cidadania é um problema pertinente no Brasil. Cabe ao poder Legislativo, inserir una lei que garanta registro civil a todos os brasileiros. Como também, figuras públicas por meio midiático disponha de campanhas informativas, educativas e modificadoras para a erradicação desse impasse. Para que assim, todos tenham sua cidadania e direitos básicos garantidos.
Quem: poder Legislativo, figuras públicas
O que:, inserir una lei que garanta registro civil a todos os brasileiros
Como:por meio midiático disponha de campanhas informativas, educativas e modificadoras
Onde/detalhamento:
Para que:para a erradicação desse impasse/Para que assim, todos tenham sua cidadania e direitos básicos garantidos.
Sua proposta não ficou tão clara, ao meu ver, faltou um agente.
No mais, adorei a sua redação! Parabéns!
Lembre-se que é errando que a gente aprende!
Rodrigo Frota
Em primeira análise, deve-se considerar o abandono familiar como uma das causas que contribuem para esse cenário. Uma vez que, a mãe tem uma gravidez indesejada, ou o pai não assume com suas obrigações paternais, gerando uma desfunção familiar, fazendo com que a criança se sinta rejeitada, e(1) consequentemente, passe a conviver com outra família de forma irregular. Em analogia com a situação, pode-se citar a obra “modernidade líquida” de Zygmunt Bauman onde ele pressupõe que a sociedade vive de relações sociais líquidas, sem conjuntura, fazendo com que essas relações não tenham durabilidade. Certamente, sem uma relação famíliar sólida, é improvável que a criança tenha sua cidadania garantida.
(1)se sinta rejeitada, consequentemente, passe.
É pertinente elencar também que a burocratização estatal perdura o impasse. O Brasil, por sua vez, não dispõe de programas fiscalizadores atuantes na luta por cidadania. Apesar de existir uma lei que tenha tornado o registro civil gratuito, essa não é o principal perpetrador do problema. De acordo com a Record, em julho de 2021 foram contabilizados 828 mil pessoas sem certidão de nascimento no Nordeste do Brasil, um número exorbitante,(1) que infelizmente só tende a aumentar. Então, cabe ao estado promover políticas públicas reparadoras do problema.
(1)um número exorbitante que, infelizmente, só tende a aumentar
Evidencia-se, portanto, que a invisibilidade de pessoas, e a falta de cidadania é um problema pertinente no Brasil. Cabe ao poder Legislativo, inserir una lei que garanta registro civil a todos os brasileiros. Como também, figuras públicas por meio midiático disponha(1) de campanhas informativas, educativas e modificadoras para a erradicação desse impasse. Para que assim, todos tenham sua cidadania e direitos básicos garantidos.
(1) figuras públicas disponham
Beatriznunes1306
Parabéns pela sua redação ficou realmente muito bom.
Você relacionou bem os seus argumentos de forma bem legal,fez propostas boas sem contar que fez uma redação com bastante detalhes,não sou uma experte em redações, mas a sua ficou realmente boa esplêndida.Você realmente é boa com redações.
Amandsilva
oi Leticia, achei seu texto com bons repertórios e argumentos mas penso que faltou deixar claro sua opinião e argumentar melhor ao longo do texto.
c1: Avalia a ortografia, concordância e no seu texto teve palavra como: una penso que deve ser uma e cuidado com isso.120
c2: Achei que você compreendeu a proposta de texto mas faltou a sua opinião e melhorar a sua argumentação sobre os fatos que no meu ponto de vista ficou vago.120
c3::Você selecionou bons repertórios mas não achei claro a sua tese nos desenvolvimentos, introdução e conclusao.160
c4: Bom uso de conectivos no texto, indico que use sinônimos para evitar repetição como: impasse por problema, problemática etc.120
c5: Na sua conclusão faltou dizer: Quem vai fazer? o que fazer? Como fazer? Por meio de? e qual a finalidade? e fechar o seu texto com o repertorio da introdução. No mais muito bom e indico que você pegue um modelo de redação pronto e encaixe nos temas sem fugir do tema com sua opiniao.120. Nota:640
talits
PARABÉNS MUITO BOM !!
VOCÊ RELACIONA SEUS ARGUMENTOS DE FORMA BEM ELEVADA ,REDAÇÃO DETANHADA ,PROPOSTA CASUAL , NÃO TENHO MUITA ESPERIÊNCIA”” MAS EM FIM SEI RECONHECER UMA BOA E ESPLANDIDA REDAÇÃO “”